Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Melhores luvas?

cusicans

Hifa
Cadastrado
09/06/2014
19
12
34
Fala galera, estou pra montar um Glovebox aqui e até ae tudo ok, mais a dúvida pegou nas luvas! Tanto para usar no tampo da glovebox e para usar dentro da glovebox e no manuseio dos materiais de substrato, copos para PF e outros.

Para o tampo da glovebox estou pensando em usar aquelas luvas de lavar louça e similares.
Para o manuseio estou na dúvida... não sei qual luva usar e nem onde encontrar para comprar...
tem luvas estereis, luvas de procedimento nao esteril, com talco, sem talco...

Se alguem puder dar uma lux, muito agradecido!
 
para a glovebox use a luva de lavar louças.
para os demais fazeres use as luvas de procedimento não estéril, sem talco. Passa um álcool nelas antes de usar e de boa.
 
Na glove usei luvas de lavar louça (látex, amarelas).

Até comprei luvas de procedimento, mas na prática não uso pra nada. Elas não são 100% estéreis, demoram para secar, não se dão muito bem com alguns produtos, e tiram o tato... Usei a primeira vez e não gostei. Exceto para fazer seringas, e talvez carimbos, no mais eu apenas lavo as mãos com sabonete bactericida, reforço com álcool ou lysol e boa.

Zero contaminações até então.
 
Sobre o material das luvas descartáveis, eu recomendo as luvas de Nitrile (ou Buna-N como é conhecido no Brasil, eu acho) que são estéreis e é comumente usada em laboratórios.
 
Pra usar luva de procedimento eu prefiro usar a mão mesmo. Minha mão tambem não é esterilizada, então eu passo alcool, lysol ou algum outro produto e pronto. A vantagem é que, usar as mãos é de graça, e você tem muito mais sensibilidade. Já usei poucas vezes apenas as mãos e obtive sucesso.
Mas geralmente uso luva cirurgica mesmo... É estéril e AI SIM tem uma grande vantagem!!
Não vejo motivo para se usar luva de procedimento não. Fiquem livres para discordar, mas é minha opnião.

Para glove box prefiro o estilo que o Anatman criou.
SAM_0076.JPG
Dessa forma há apenas um buraco e assim você introduz sua mão já com as luvas de látex ESTERILIZADA!
 
Estava observando na produção científica de alguns pesquisadores, eles estão tendo o cuidado ao usar as luvas de látex pelo seguinte motivo, mesmo estando escrito "sem talco" em sua embalagem, parece que elas contém amido, provavelmente oriundo do processo de fabricação. O que também não é interessante para quem trabalho com os esporos. Talvez lavar essas luvas em água corrente e sabão antes de fazer os procedimentos seja a melhor opção.
 
Quando tentei usar luvas de látex não estéreis foi o que fiz: coloquei as luvas e então lavei as mãos com as luvas, como faço com as mãos nuas.
Mas...
Então preferi usar as mãos mesmo, seco ao ar ou com papel toalha e depois completo a secagem com álcool 70.
Isso ai. Só o papel toalha tem a mesma situação, pode conter traços de amido.
.
 
Back
Top