Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Melhor maneira de cultivo nas fezes de ruminates.

Dagostingps

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/08/2006
11
67
44
Salve!

Dae galera eu moro em um sitio e alem de amplo terreno tb tenho fornecedoras de fezes 24H por dia hehehehehehe...

Gostaria de saber como faco para contaminar meu pasto sendo que existe muita merda e nenhum cogumelo. Sei que essa nao e a melhor epoca do ano mas teria alguma forma para obte-los?

Existe um pasto proximo ao meu onde os cogumelos crescem em ambundancia (end por MP hehehe) gostaria de saber se simplesmente pegando fezes deste pasto infectado e misturando com as fezes que nao estao funcionaria?

Isto tendo em vista o topico que eu li quanto a contaminacao das fezes... Pegando uma bloco que esta contaminado e espalhando a "massa" branca sobre as outras terei algum resultado?

Se nao, tenho alguma outra alternativa para cultivo dos mesmo nas proprias fezes?

Agradeco a ajuda!

Abxx
 
Dagostingps,

Seja bem vindo!
Primeiramente eu recomendaria você a pesquisar no forum sobre como cultivar, basicamente a idéia é a mesma para cultivo indoor e outdoor.

Dá certo misturar estrume com micélio junto de estrume não colonizado.
Se eu não me engano tem um relato aqui no forum.

Dá uma olhada nessa sessão:
https://teonanacatl.org/forums/cultivos-outdoor-e-substratos-bulk.16/
 
Um cultivo ao ar livre está sujeito às variações do clima. Adapte o inicio do cultivo ao inicio de uma época boa para ele na sua região.

Além da idéia inicial há também a possibilidade de se fazer carimbos dos cogumelos selvagens do pasto vizinho, hidrata-los em massa e borrifa-los pelo pasto.

Seja bem vindo ao fórum, você está nos lugar certo para pesquisar :pos:
 
Salve!

Vlw pela ajuda gente, com essa forca que estao me dando vamos ter cogus muito em breve!!!!

Vou optar em misturar as fezes das vacas mesmo pois, estamos sem suprimento de cogus no momento para fazer um carimbo.

Outra coisa que eu gostaria de perguntar e se posso juntar uma quantidade razoavel das fezes deixando ao ar livre ou colocando dentro de uma lata grande para assim fazer um sistema de irrigacao, umidecendo as fezes durante certo tempo e entao deixar o sol agir...

Minha ideia e pegar uma lata destas de 50LT e corta-la na lateral formando um retangulo de mais ou menos 50 x 20 x 20. Logo encher com as fezes e misturar com outras fezes ja colonizadas de outro pasto. Assim posso levar minha horta de cogus para um lugar bem umido onde seja facil irrigalas.

Com relacao ao clima, vou fazer esta experiencia e ver o que acontece (caso confirmem que estou no caminho certo), pois temos muita materia prima entao nao seria um desperdicio do mesmo.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

D'
 
Você está indo no caminho certo, vou dar uma resumida numa receita básica legal para um substrato bulk ao ar livre.

Ingredientes:

- Palha (de milho, de trigo, de arroz, de feijão*)
- Bosta (prefiro as de vaca, as ainda quentinhas dão até água na boca hehe :))
- Algum corretor de PH
- As merdas colonizadas - a proporção depende da ansiedade de esperar a colonização, mas um minimo deve ser seguido para evitar corridas de contaminação.

O chão é melhor para montar o cultivo, tem uma fauna enorme que ajuda o psilocybe, na lata o micélio não teria essa ajuda, e nem poderia absorver nutrientes do solo.

De uma pesquisada que você vai encontrar alguns exemplos de cultivo assim bem sucedidos, mas lembre-se que o clima é uma parte muito importante do cultivo ao ar livre, se não for ideal a manutenção será mais dificil e precisará de constante monitoração para dar certo.

:pos:

*Nunca vi com psilocybes mas mostra bom desenpenho com comestiveis...
 
psilocibec disse:
- As merdas colonizadas - a proporção depende da ansiedade de esperar a colonização, mas um minimo deve ser seguido para evitar corridas de contaminação.

Qual seria este minimo?

Blz, estou indo agora buscar as bostas contaminadas e no caminho ja vou comprar o corretor de ph juntamente com as palhas...

O que eu poderia fazer para acomodar as bostas? Faco um buraco no chao? Ou deixo no pasto mesmo?

Essa palha eu coloco por baixo das bostas? Misturo tudo?

Vlw de novo!

Abxx

D'
 
O minimo em cultivos de comestiveis é de 10% se não me engano, não estou com a literatura aqui em mãos pra precisar.

Um buraco no chão serviria bem, primeiro uma cama de palha hidrata, depois uma camada de bosta + palha, ai bostas colonizadas, outra camada de bosta mais palha, mais bostas colonizadas, uma fina camada de bosta, e uma camada de palha hidratada para servir de camada de casing.

Tenho que sair agora, volto mais tarde, você encontra as proporções no fórum, veja na biblioteca, nos diarios de cultivos e nas outras seções que tem a ver com sua idéia, boa sorte na pesquisa :pos:
 
Maravilha, entao com pouca bosta colonizada estaria bom... :pos:

Fiz o seguinte,

Cavei um buraco de aproximadamente 50cm de circuferencia com uns 30 cm de profundidade, arrumei um pneu cortado ao meio (desses que usam em arvores) para evitar que formigas comam meus cogus. Em seguida coloquei uma camada de palha e misturei a bosta colonizada com a sem vestigios de colonizacao. Usei 50% x 50% (nao tinha lido o forum ate entao).

Apos juntar as bostas fiz um sistema de irrigacao para que fique por longos periodos sendo molhado se necessario....

... Logo outra duvida!

Quando chove como todos sabem eles explodem por todo canto, nesse caso onde estou forcando um cultivo preciso tb molhar a horta? Ou simplesmente juntando as bostas gera resultados?

Acredito que tenham que ser molhados e assim o fiz... Porem se sim o quanto molhados precisaria ficar? 1 hora? 1 dia? Mais? Os que fiz hj molhei 40 min, ate ficarem bem encharcados.

No meu caso, onde eles estao ao ar livre tenho que tomar algum cuidado em especial com a agua? A agua que utilizo vem de um rio (tratado, limpo).

Qual o ambiente mais propicio para o cultivo? Como cavei um buraco nao posso leva-los para pegar um sol e depois traze-los de volta. Os coloquei na sombra em um lugar bastante umido, correto?

Obrigado pela ajuda!

Abxxx

D'
 
Isso mesmo, luz direta do sol não é recomendavel por secar tanto o substrato como os proprios cogumelos.

Você não pode deixar secar, mantenha umido, mas nao encharcado, muita agua também prejudica.

Creio que você está fazendo tudo certo, se a natureza contribuir em breve você terá cogumelos para estudar :pos:
 
Salve!

Muito bom entao agora e so esperar...

Amanha farei uma outra horta com camadas como postaram acima assim que rolar eu posto.

Vlw

Abxxx
 
Salve!

Deu certissimo este processo de camadas!!!

Muito obrigado pela ajuda!!

Estou sem cam no momento mas vou tirar umas fotos assim que possivel..

Obrigado!
 
A resolucao nao ficou boa pq tirei na webcam... Como estou sem camera mesmo nao da para mostrar a horta pq fica no meio do mato, ela sim esta recheada uns 30 pins estourando em cada canteiro!


aimg150.imagevenue.com_loc398_th_56786_cogu1_122_398lo.jpgaimg42.imagevenue.com_loc363_th_56796_cogu2_122_363lo.jpgaimg40.imagevenue.com_loc338_th_56800_cogu3_122_338lo.jpgaimg132.imagevenue.com_loc372_th_56804_cogu4_122_372lo.jpg
aimg150.imagevenue.com_loc398_th_56786_cogu1_122_398lo.jpgaimg42.imagevenue.com_loc363_th_56796_cogu2_122_363lo.jpgaimg40.imagevenue.com_loc338_th_56800_cogu3_122_338lo.jpgaimg132.imagevenue.com_loc372_th_56804_cogu4_122_372lo.jpg
 
Parabéns !!! :pos:, quando conseguir uma cam não esuqueça de nos mostrar!

O etzinho parece bem feliz haha
 
parabens, e tenha CEREZA que sao cubensis antes de ingerir.
pela foto nao pude identificar nada.
nao esqueça que se você nao esterelizou e nao inoculou nada no bolo, simplesmente coletou os mais colonizados, pode nascer de TUDO ae, desde gallerinas até cubensis ou stropharias. IDENTIFIQUE com 100% de certeza, e nao esqueça de tirar um print do cogumelo.
 
Back
Top