Falo por experiência própria, pratico hata yoga a alguns anos e, assim como nas posturas que você pratica, se não concluir corretamente, ou "forçar" demasiadamente alguma posição, pode vir a ter sérios problemas futuros (postura, coluna, juntas, joelhos, etc).
O tanto vale para as formas de respiração. Quando você passa a perceber "prana" a energia vital que você troca com o meio através da respiração, tem que ter certas medidas, certos cuidados e não aquela afobação inicial.
Por exemplo:
A nossa respiração é tida como muito pobre, pois a respiração é feita somente pela parte superior do peito e onde entra os pulmões como foco principal desta respiração. Diz-se que neste método é próprio dos ocidentais por isto são tão confusos em seus pensamentos. No segundo, a respiração é pelo meio onde o diafragma permanece estacionário e também não é considerada muito boa. No terceiro, a respiração é baixa e é considerada melhor que os dois métodos anteriores. Nesta, os pulmões não se enchem completamente de ar e, portanto o ar não é completamente renovado. O quarto método é considerado a respiração completa. Nesta é capaz de o praticante prolongar a longevidade, pois incorpora os três primeiros métodos. O método é simples, mas requer uma postura de espinha ereta, braços estendidos ao longo do corpo. O peito é expandido forçando as costelas para fora ao momento seguinte o diafragma é forçado para baixo e finalmente o abdômen vem para frente, isto é, sua parte inferior. Esta prática deixa-nos fora da letargia, pois estamos acostumados a respirar pelo primeiro método e este costume é que nos deixa com baixa energia.
Nota-se que se você efetuar essa experiência de respiração (que é simples e não corres perigo algum) vai notar logo de início uma leve tontura; é a sua energia se manifestando.
Então quando relato que... é perigoso você treinar certas formas de respiração de imediato, sem ter noções básicas a princípio, relato o poder que você manifesta em seu corpo, então, só seja cauteloso.
os:
Foi só um toque, o assunto é longo, e as técnicas maravilhosas
os: