Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudem amigos! Cogumelos poluídos?

Brunoscan

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/11/2008
7
56
35
Bom dia meus queridos !!!!

Sou novo no CM este e meu 1 post e gostaria da ajuda de vcs meus amigos !!

Moro em são paulo e a mais ou menos 1 ano estou atras dos cogus e perto da minha casa tem uma avenida e perto da mesma se encontra um terrenão com umas vacas e usn bois ( estranho em uma avenida ) e minha duvida é :

Vou aguardar ate esta sexta porque as previsões indicam chuva aqui ,e no sabado vou a colheita, mais por ser um local que geralmente as pessoas jogam lixo e tem uma poulição nao muito comum eu gostria de saber de no caso de eu achar os cogus não teria problema em tomalos ??

Desde já agradeço a atenção ,
Abraços...

Primeiro tens que estudar, para ser um exímio identificador de cubensis!

Tem uma boa leitura aqui:
https://teonanacatl.org/threads/identificando-e-colhendo-cogumelos.734/
https://teonanacatl.org/threads/caçando-identificando-e-colhendo-os-cogumelos.91/

E claro, não cate cogumelos que estão nascendo num lixão! Mas, se tem vacas vivas por ali, acredito que a poluição não seja assim tão grande né?!?!
Como você vai consumí-los?
Diretamente no pasto?
Seria bom, lavá-los com água corrente antes, para depois poder fazer um chá!
(:

ME ajudem amigoss !!

Primeiro tens que estudar, para ser um exímio identificador de cubensis!

E claro, não cate cogumelos que estão nascendo num lixão! Mas, se tem vacas vivas por ali, acredito que a poluição não seja assim tão grande né?!?!
Como você vai consumí-los?
Diretamente no pasto?
Seria bom, lavá-los com água corrente antes, para depois poder fazer um chá!
:pos:

ÈÈ verdade velho, concordo com você não deve ser tão poluido assim, vou ler os link e me aprimorar mais para não cometer um erro
E na sexta a noite ja vou arrumar os materias necéssarios para a "caça" que pena que vou sozinho pois tenho amigos que descreminam o 'cogu'...
~Mais a vida e assim mesmo com conhecimento quem sabe um dia eles cheguem lá
(=

Abraço!

ME ajudem amigoss !!

É uma questão interessante.

Vc tem que partir do princípio de que por baixo do cogumelo existe uma rede micelial que interage com o solo transportando os nutrientes que ali estão.

Existe uma recente aplicação do uso de fungos na desintoxicação de solos chamada Micorremediação (se quiser saber mais adquira o livro Mycelium Running de Paul Stamets). No livro indica que o Psilocybe cubensis está na categoria de White Rot, ou seja, fungos que são incapazes de decompor celulose e que adquirem uma coloração branca.

Vou traduzir o texto sobre esta categoria:

"Cogumelos white rot são micorremediadores de toxinas unidas por hidrocarbonetos. As enzimas secretadas pelo micélio deste grupo incluem lignina peroxidase, manganês peroxidase e lacases (Schliephake et al. 2003). Somente cogumelos white rot parecem produzir manganês-dependente peroxidase, uma enzima que mineraliza a madeira e é particularmente eficiente em quebrar hidrocarbonetos. Enzimas lignases e celulases também são produzidas pelo micélio.

Essa mistura complexa permite ao micélio desmantelar alguns dos mais resistentes materiais feitos pelos humanos ou pela natureza. Uma vez que a maioria das ligações que mantêm o material vegetal unido são similares às ligações encontradas em produtos a base de petróleo, incluindo diesel, óleo e muitos herbicidas e pesticidas, as enzimas do micélio são bem satisfatórias para decompor um grande espectro de material tóxico durável.

Devido a característica do micélio em quebrar as ligações de hidrocarbonetos, os primeiros subprodutos não sólidos são liberados na forma de água e dióxido de carbono (CO2). Mais de 50% da massa orgânica se perde como dióxido de carbono e de 10 a 20% como água; é por isso que pilhas de composto encolhem e "suam" com o tempo."

Encontrei mais informações sobre a relação fungos X poluentes, mas ainda não tive tempo de ler:

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxis...xtAction=lnk&exprSearch=389985&indexSearch=ID

Anexos

ME ajudem amigoss !!

Vc tem que partir do princípio de que por baixo do cogumelo existe uma rede micelial que interage com o solo transportando os nutrientes que ali estão.

Encontrei mais informações sobre a relação fungos X poluentes, mas ainda

Humm,

Acho que o ideal seria dar uma coletada no solo hoje a noite, e fazer uma previa analise para evitar quem sabe uma possivel entoxicação pelos poluentes ?

ME ajudem amigoss !!

Quais são os poluentes os quais vc se refere no primeiro post?

Bom vou tentar descrever como é este terreno:

tamanho 200~250m²
cercado por muros, e ele e todo coberto por grama possue algumas arvores ( se não me engano 2 ), e alguns animais ( vacas , bois )

a poluição :

Nos muros do terreno como e de costume e relizada com muita frequencia queimadas a beira da avenida (absurdo) de moveis velhos, lixos,etc.

E tambem algumas pessoas costuman jogar alguns animais mortos, lá ( gatos, cães ) mais isso já e com menos frequencia mais o lixo ( lixos em geral organicos ) realmente se acumula dos lados dos muros deixando o centro do terreno con um "aspecto" de limpo e e ali que os animais ficam bem no meio do terreno ....

Os bois são mansos? concordo em se preocupar
com a poluição, mas antes disso, vai conseguir
entrar de boa no terreno?

Abraço! Boa sorte!

Os bois são mansos? concordo em se preocupar
com a poluição, mas antes disso, vai conseguir
entrar de boa no terreno?

Abraço! Boa sorte!

Olha velho, nessa você me pegou !
(O F.... vai ser eu entrar lá sozinho)

hoje quando eu tiver saindo do trampo vou ver se eu consigo tirar umas fotos do terreno, e dar mais uma "ganhada" no geral e pensar em um plano ( alternativo ) de fuga , ai eu postos as fotos.

Haaa
Lembrei que tenho, um vizinho que faz guerrilha no mesmo terreno ( acho que ainda faz pq fais um tempinho ) vou ver, se ele vai lá comigoo !!!

Se for ta tranquilo!!!

Última edição por um moderador:
Eu nunca caçei, só comi de cultivo,
mas os caras falam que os bois dão
uns corridão foda na galera...

Mas se teu amigo faz guerrilha susse...

Alguém já viu algum boi comendo cogu?

Bear Gets High On Mushrooms

Abraço!

PS: desculpem fugir
do tema to tópico. :P

O problema e se ele se irritar por estar roubando os cogus dele .

ashuashuashu

ME ajudem amigoss !!

------------------------
(...) Essa mistura complexa permite ao micélio desmantelar alguns dos mais resistentes materiais feitos pelos humanos ou pela natureza. Uma vez que a maioria das ligações que mantêm o material vegetal unido são similares às ligações encontradas em produtos a base de petróleo, incluindo diesel, óleo e muitos herbicidas e pesticidas, as enzimas do micélio são bem satisfatórias para decompor um grande espectro de material tóxico durável.
------------------------

Que loucura né! Olha o potencial desses fungos,
seres inteligíveis,
místicos e prestigiosos!
Quanta coisa ainda a aprender.
:cool:

ME ajudem amigoss !!

Que loucura né! Olha o potencial desses fungos,
seres inteligíveis,
místicos e prestigiosos!
Quanta coisa ainda a aprender.
:cool:

Nesse livro tem muito exemplos fantásticos. Tem um caso onde foi inserido micélio de cogumelo ostra num solo contaminado com diesel. Os cogumelos cresceram, o solo deixou de ter qualquer traço de toxicidade e uma análise dos cogumelos revelou que estavam totalmente puros, também sem traços de toxicidade. No local começaram a crescer plantas espontaneamente... fantástico!

A micorremediação deve vir a ser bastante utilizada num futuro próximo nestes tempos de degradação ambiental.

:eek:Se eu entendi, os cogumelos que estão em um solo digamos contaminado, com alguns poluentes tem um certo poder de absorvição deixando assim, o solo com menos residuos, ou sem residuos ?

Isto não soa como uma possivel, saida ao menos para reaproveitamento do solo ? como um plantio não so para reaproveitamento quanto para colheita .

Santo cogumelo :cool:

Exatamente. E isso se aplica a resíduos químicos, metais pesados etc.

As capacidades do micélio são inúmeras. Em projetos de reflorestamento de uma área desmatada pode-se cuidar para implantar uma cama de micélio sob o solo nos primeiros estágios do processo. A recuperação de uma floresta e a sua energia vital dependem da rede micelial para decompor, transportar e distribuir os nutrientes entre os diversos componentes da floresta.

Se houver a inserção de micélio (de espécie relativa ao tipo de floresta) no projeto, as chances de sucesso de recuperação florestal são bastante aumentadas e sua autossustentabilidade viram realidade, não havendo mais a necessidade de intervenções humanas.

Eu nunca caçei, só comi de cultivo,
mas os caras falam que os bois dão
uns corridão foda na galera...

Mas se teu amigo faz guerrilha susse...

Alguém já viu algum boi comendo cogu?

Bear Gets High On Mushrooms

Abraço!

PS: desculpem fugir
do tema to tópico. :P
aaaaaaaaaaaaaaaaahhhh
que foda
o urso comendo amanitas!!!!