Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudem a identificar umas formações estranhas

LittleBer

Desligado
Cadastrado
27/08/2006
35
69
36
Boa tarde senhores! venho a cá trazer algumas perguntas que estou certo que podem responder.

Este ano ainda não me encontrei com os amiguinhos do cocoroco marrom brilhante, apesr de até ter caçado algumas vezes e ter feito do jeito certo, mas o fato é que aqui a região nunca foi muito propícia, tive o prazer dos selvagens apenas duas vezes, pelas quais fico agradecido até hoje.

Mas emfim, na minha última caçada na companhia de mais dois amigos tive a oportunidade de me deparar com alguns espécimes não muito peculiares à minha vivência e por isso venho aqui indagar aos senhores algum informe de valia.

Esse aqui que eu sei que não é ativo mas eu nunca tinha encontrado ehehe
aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_HPIM1243.jpg

Esse que eu achei semelhante a algumas fotos de ativos que eu vi
aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_HPIM1246.jpg

E essas formações aqui
aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_HPIM1255.jpg

A foto ficou meio tremida mas se aproximar fica melhor. Vou explicar mais ou menos do que se tratavam. Eram como se fossem o "caule" cortado, como se fosse o remanescente de cogumelos que foram tirados do esterco sem ser arrancados, como se tivessem sido cortados com uma faca,o que é meio improvável pq ngm vai lá, lógicamente a primeira idéia que nos surgiu era que fossem pins ou algo do gênero, mas eu acho meio improvável.


Bem, aguardo então uma resposta dos amigos.


Luz

Bernardo
 
Os da terceira foto são uns fungos que aparecem na bosta, que a princípio, como vc tb pensou, parecem com pins em formação. Porém não desenvolvem mais que isso, não sei a espécie ou nome, mas eles ficam por assim mesmo.

O cogumelo da primeira foto, tb é muito comum aqui na minha região, e não é ativo.

O da segunda foto, tem algumas características, como o talo branco, porém o formato do chapéu é duvidoso, bem como sua posição... geralmente os cubensis, aparecem de um substrato enterrado, como o da 1º foto.

Louca tentativa de explicar né... mas infelizmente... acho que nada é ativo aí.

paz e luz
 
Cara se nace em cima da bosta da vaca é quse de certeza que é o cubensis eu andei fazendo umas caçadas a la Mushi Mushi e encontrei varios cogus igual ao da primeira foto enormes e o chapéu muito prateado ate meio dourado mas como naum tinha o anel preto e era em cima de estrume de cavalo eu nem arrisco pior minha ultima caçada que eu acho 3 cogumelos no meio do pasto mesmo dentro do mato 3 que certeza ia da um efeito suave vc acreditam que sacola era furada parei numa mercearia e pedia uma sacola que tinha dois furos enormes de cada lado ao qual os cogumelos misteriosamente cairam,parece quendo não é pra contece naum acontece mas certeza que alguem vai faze a colheita de manha cedinho pois aqui em SC tem muito cogumelo mesmo todo dia tem num pasto que fica longe de casa e da minha casa ao mais proximo fica só 8 kilometros ou seja é só te disposição pra ir caçar :)
 
Fala Neurotoxic

Cuidado pra não se intoxicar!!!

Só porque nasce do estrume bovino, nada garante que são cubensis.

Muita cautela e cuidado nas caçadas, o melhor é levar fotos junto, para auxiliar na identificação.

paz e luz
 
Fala Neurotoxic

Cuidado pra não se intoxicar!!!

Hhuaha ate rimo essa :)
Só porque nasce do estrume bovino, nada garante que são cubensis.
Olha velho eu ja no mundo dos cogumelos de verdade naum aqui o virtual(site) ja passei do estagio de hifa:D ,e garanto dificilimo acha cubensis em bosta de cavalo pelo menos pra mim é rarissimo acho que numca encontrei e nossa faz muitos anos que eu ja uso cogumelos :rolleyes:
Muita cautela e cuidado nas caçadas, o melhor é levar fotos junto, para auxiliar na identificação.

paz e luz

Cara acho que depois que vc conhece eles os cogumelos é que nem anda de bicicleta eu conheço os certos muitas pessoas ja foram apresentadas ao mundo dos cogumelos por mim hehehe,quando vc ve aquele chapeu dourado em forma de disco voador e aquele anel negro no meio do caule o chero caracteristico a cor embacho do chapeu e ufa... oa azulamentpo deles depois de quebra o talo naum tem como erra :nao:

No mais muita sorte pros hermanos papa cogumelos,e lembrem se procurem pedir ao dono ou caseiro sempre antes de entra isso é importante tem casero que é folgadasso e solta ate os cachorro dependendo do animo do cara :pos:
 
Certo Neurotoxic, respeito muito seu conhecimento com os selvagens.

Porém vc concorda comigo em uma coisa... os cogumelos acima encontrados pelo colega LittleBer não são psicoativos....

Fiquei em dúvida quanto ao cogumelo da 2º foto, mas acho que não é.

Qual sua opinião??

Vos saúdo, como todo respeito

paz e muita luz
 
Naum é psicoativo naum nehum talvez o da segunda se tivesse maior e apresentasse o famoso anel ate eu arriscaria mas pela carcteristica do chapeu a cor dourada ha uma chance sim de ser o cubensis,mas tem que espera crece ja ouvi que no MS nace uma sub raça de cubensis chamada de semi cubensis que naum tem o anel e nace em pastos de bois zebu mas é meio que uma lenda ainda mas pelos relatos eles saum fortissimos,uma pena sir.Muilok eu naum to conseguindo passa as fotos do meu celular é um LG MG220c comprei aqui um cabo USB mas acho que é imcopativel pois naum ta reconhecendo nenhuma porta USB to procurando um software oxala eu consiga posta las aqui saum cogus que tavam nacendo na frente de um bar la em Jardim perto de bonito num canterinho essa foto é muito massa a galera ia fica de cara com a colonia de cubbies nacendo na frente de um bar,nos que as vezes procuramo tanto e la no MS a fartura é tanta que nace ate em canterinho de uma mercearia bar hahaha,grande abraço


PS:Sem conta la que vc viajando pelas pastagens é só olha pro lado nos pastos que vc ja ve as casas dos duendes :sim:
 
Hhuaha ate rimo essa :)

Olha velho eu ja no mundo dos cogumelos de verdade naum aqui o virtual(site) ja passei do estagio de hifa:D ,e garanto dificilimo acha cubensis em bosta de cavalo pelo menos pra mim é rarissimo acho que numca encontrei e nossa faz muitos anos que eu ja uso cogumelos :rolleyes:

Isso ainda não implica que cogumelos da bosta de vaca sejam todos cubensis :rolleyes:, afinal, existem outras muitas espécies que também se dão bem na bosta de vaca.

O primeiro é um Panaeolus não ativo/não comestível, o segundo um LBM, difícil identificar sem ajuda de um microscópio já que parece com centenas de outras espécies. Pequeno, chapéu marrom, talo branco, esporos provavelmente marrons. Muitos LBM's são venenosos. Não coma nada que não seja exatamente o que você está procurando. Um pequeno engano pode ser a diferença entre viver ou morrer. :)
 
Um update aqui gurizada, mais um que eu fiquei na dúvida.

Esse aqui nascia da terra, não faço nem idéia do que seja, por via das dúvidas deixei por lá.
aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010024.jpg


aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010046.jpg
Esse pequenino ali do lado também me deixou na dúvida, gostaria de saber do que se trata.


Aqui algumas fotos só a nível de apreciação mesmo, achei coisa linda esse cogumelo lilás.

aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010043.jpgaimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010047.jpgaimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010062.jpgaimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010061.jpgaimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_P1010060.jpg


Aguardo

Luz
 
Certeza, só pegando na mão...

os da segunda fotos parecem ser os abençoados cubensis. O pequenino, me parece muito com os cogus de frutificação outdoor que tenho por aqui, o formato do talo, o chapéu redondo ainda não aberto... hum....abriu o apetite!!!

os lilás, muito belos, porém não tenho maiores informações sobre.

paz e luz
 
na foto 2 sao cubensis.
em todas outras nao.
com 100% de certeza.

NEUROTOXIC:
cuidado, pois pode tomar uma rasteira do seu proprio ego e comer um cogu envenenado, esse cogué VENENOSO, MORTAL para seres humanos.
aimg.photobucket.com_albums_v40_little_BeR_HPIM1246.jpg
TODOS COGUMELOS SAO COMESTIVEIS, ALGUM SÒ UMA VEZ.

eu sou a favor do cara comer todos que achar. assim pelo menots 80% dos depredadores de pasto morrem, e só sobram os que interessam. 'a lá DARWIN.
 

Ainda não consegui vizualizar as fotos daqui. :(

Será que só eu não consegui ver ainda?:confused:
 
Haaa, então quer dizer que os dois eram cubensis? eu peguei só o irmão mais velho ali pq tinha ctz e deixei o pequenito lá. Ele cresce mto mais que isso? achei ele lindo demais, se eu vivesse no minimundo com ctz eu ia querer morar nele.

Becheleni, que navegador você usa? tenta abrir no IE.

Se ainda não der, http://rapidshare.com/files/26417259/fotos.zip.html tem todas as fotos do tópico.

Aqui a segunda foto numa resulução maior, para os companheiros poderem analizar melhor.
http://rapidshare.com/files/26429097/P1010046.zip.html
 
SC é um lugar abençoado mesmo heym rapaz...

Pelomenos já achaste os famosos P.C.

Abraços =)
 
cuidado, pois pode tomar uma rasteira do seu proprio ego e comer um cogu envenenado, esse cogué VENENOSO, MORTAL para seres humanos.
TODOS COGUMELOS SAO COMESTIVEIS, ALGUM SÒ UMA VEZ.

eu sou a favor do cara comer todos que achar. assim pelo menots 80% dos depredadores de pasto morrem, e só sobram os que interessam. 'a lá DARWIN.

Valeu pela preocupação grande irmão,to ligado que essa foto ai que vc posto é de um venenoso pelo tamanho e sem o anel a cor do chapéu não procede grande abraço :)
 
Esses cogumelos roxos são chamados de Laccaria Amthestina...

ESSES SÃO COGUMELOS QUE EU REALMENTE GOSTARIA DE ACHAR. ((minha cor predileta))..

Aqui vai mais umas fotos deles..

indisp.png

location: North America, Europe
edibilit: Edible
fungus colour: Violet or purple
normal size: 5-15cm
cap tpe: Convex to shield shaped
stem tpe: Simple stem
flesh: Flesh fibrous usuall pliable (like grass)
spore colour: White, cream or ellowish
habitat: Grows in woods, Grows on the ground

Laccaria amethstea (Bull. ex Mérat) Murr. sn. L. laccata var. amethstina ([Huds.] Cke.) Rea Violetter Lacktrichterling Clitocbe laqué améthste Amethst deceiver. Cap 1–6cm across, convex to flattened or centrall depressed, deep purplish-lilac when moist dring pale lilac-buff, surface slightl scurf at centre especiall with age. Stem 40–100 x 5–10mm, concolorous with stem, covered in whitish fibres below but meal near the apex, base covered in lilac down, passing into the lilac mcelium. Flesh thin, tinged lilac, stem becoming hollow. Taste and smell not distinctive. Gills often distant, concolorous with cap, becoming powdered white. Spore print white. Spores globose, spin, 9–11um in diameter. Habitat coniferous or deciduous woods, often with beech. Season late summer to earl winter. Ver common. Edible. (Never eat an mushroom until ou are certain it is edible as man are poisonous and some are deadl poisonous.) Distribution, common in Europe uncommon in north America apparentl restricted almost entirel to eastern north America. Season August-September. Edible.

:idea::idea:(::rollees:
 
Back
Top