Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático MDK a partir de isolamento em papelão

Diário de cultivo problemático.
estou tentando um novo cultivo atraves de um isolamento que estou fazendo em papelao,foi retirado um grao colonizado e colocado em cima do papelao previamente preparado e esterelizado.
segue foto do isolamento (seis dias).
queria saber a melhor maneira de usar o papelao colonizado, se faço um seringa raspando o miscelio,ou se inoculo os graos diretamente com pedaços do isolamento.
paz a todos!!!!
P6260332.JPG
 
O desenvolvimento do micélio no papelão foi estupendo !!!
Você somente esterilizou ou acrescentou algum nutriente ?

O passo seguinte seria transferir um pedaço de micélio para grãos.
Isso pode ser feito cortando uma parte do papelão, com total assepsia, e introduzindo num copo com grãos, previamente esterilizados, tudo dentro, se possível, de uma glove, mesma que arranjada.


Beleza de tecnica, parabéns !!!!
 
Bem bonito mesmo ficou.
*
Quando eu fiz usei outra maneira. Enrolei o papelão e de 1 em 1 volta coloquei 1 grão colonizado.
Depois desenrolei e tinha 30 cm de micélio +-
Fiz por experiencia mesmo, depois enterrei.

Parabéns e boa sorte
 
Uma vez eu colonizei um pedaço de papelão com um grão de milho num potinho, bem parcido com o que vc fez, mas eu esqueci desse potinho por quase um mês, quando fui ver tinha uns dois cogumelinhos bem pequenos e fininhos e ainda tinham esporulado em tudo!
 
O desenvolvimento do micélio no papelão foi estupendo !!!
Você somente esterilizou ou acrescentou algum nutriente ?

O passo seguinte seria transferir um pedaço de micélio para grãos.
Isso pode ser feito cortando uma parte do papelão, com total assepsia, e introduzindo num copo com grãos, previamente esterilizados, tudo dentro, se possível, de uma glove, mesma que arranjada.


Beleza de tecnica, parabéns !!!!

entao mauricio,coloquei de molho com cloro,depois coloquei de molho com agua de torneira,logo apos coloquei em agua oxigenada,depois esterelizei.
minha intençao e isolar todas as strains que possuo pra gerar bons carimbos, e enviar pra profungos!!
estou começando experiencias em agar tambem.
a proposito notei que se desenvolveram dois tipos de miscelio,o certo seria usar somente as partes mais rizomorficas,certo?

segue uma foto de hoje pra vcs verem como esta rapida a colonizaçao.
obrigado a todos
P6270337.JPG
 
entao mauricio,coloquei de molho com cloro,depois coloquei de molho com agua de torneira,logo apos coloquei em agua oxigenada,depois esterelizei.
minha intençao e isolar todas as strains que possuo pra gerar bons carimbos, e enviar pra profungos!!
estou começando experiencias em agar tambem.
a proposito notei que se desenvolveram dois tipos de miscelio,o certo seria usar somente as partes mais rizomorficas,certo?

Prezado súdito,

É com interesse que Vossa Alteza entra em seu cultivo para questionar e questionar...
Tb estou buscando formas de isolamento, o pessoal esquece disso, e da importância de isolar as strains! Tb ando pesquisando sobre ágar, estamos no mesmo barco! Ajuda Vossa Majestade?
1- Tenho algumas dúvidas sobre o papelão, colocou em água oxigenada, mas qual o volume dela? 3%?
2- Esterelizou como? Panela de pressão ½ horinha?
3- Você colocou um grão colonizado, estou em meu primeiro cultivo, mas uso o PF, dá pra fazer isolamento com um pedacinho do bolo colonizado?

No aguardo!
Muita luz e excelentes vibes pro seu cultivo!
PaX!


Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Rainha desculpe este humilde servo mas tenho que puxar-lhe as orelhas.
ja lhe passei o esquema inteiro da cola no papel pra voce fazer.
se atenha a uma tecnica, pois UMA TECNICA BASTA!
hehehehe
abracos.
 
segue uma foto de hoje pra vcs verem como esta rapida a colonizaçao.
obrigado a todos

Micélio na Nervoso em cima desse papelão
Uma dica pra facilitar seria vc ja ter colocados os papeloes ja cortados dentro do pote,iria economisar uma etapa.
Acho que seria interessante vc faser uma seriga de micélio com uma parte deles,creio que vc teria um rendimento maior com ela.

Parabéns, se puder atualise cada etapa.
 
Prezado súdito,

É com interesse que Vossa Alteza entra em seu cultivo para questionar e questionar...
Tb estou buscando formas de isolamento, o pessoal esquece disso, e da importância de isolar as strains! Tb ando pesquisando sobre ágar, estamos no mesmo barco! Ajuda Vossa Majestade?
1- Tenho algumas dúvidas sobre o papelão, colocou em água oxigenada, mas qual o volume dela? 3%?
2- Esterelizou como? Panela de pressão ½ horinha?
3- Você colocou um grão colonizado, estou em meu primeiro cultivo, mas uso o PF, dá pra fazer isolamento com um pedacinho do bolo colonizado?

No aguardo!
Muita luz e excelentes vibes pro seu cultivo!
PaX!

sim vossa magestade,estarei sempre as ordens
creio que uma hora na panela de pressao seja suficiente,usei agua oxigenada cremosa dessas que se usa em tinturas pra cabelos,e sim vc pode usar um pedacinho do bolo colonizado,que dara certo do mesmo jeito,lembre se de usar uma pinça esterelizada,poderiamos sim trocar ideias sobre isolamentos...
Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
que a força esteja com vc!!!

Micélio na Nervoso em cima desse papelão
Uma dica pra facilitar seria vc ja ter colocados os papeloes ja cortados dentro do pote,iria economisar uma etapa.
Acho que seria interessante vc faser uma seriga de micélio com uma parte deles,creio que vc teria um rendimento maior com ela.

Parabéns, se puder atualise cada etapa.
obrigado pelas dicas
estarei atualizando o passo a passo
que a força esteja com vc!!!
 
Súdito, conta pra gente!


O que fez com o papelão?
 
Ansiosamente no aguardo!

Boas Vibessss!

V.M. DQ.
 
tchescko, vou fazer compania pra esse diário também!
Manda vêr no "papérlão".
 
entao figurinha e alteza real,coloquei o papelao inteiro no pote com milho,utilizei uma glover box pra isso,amanha potarei fotos,tomara que vingue!!
que a força esteja com vcs!!!
 
tchescko
Utilisou o papelão inteiro, colocou ele em quantos potes?
Ta muito lindo esse micélio,to acompanhando esse seu cultivo com enpolagação

Sucesso aí...
 
tchescko, vai funcionar sim, se seguiu com todo cuidado certamente funciona.

Certa vez fiz como você inoculando no milho, mas tive problema com o papelão que acabou secando dentro do pote de milho ahuaha mas tudo ótimo, ri muito do papelão na ocasião.

Em seguida fiquei enchendo o mortan para me ajudar com uma tecnica de raspar o micélio do papelão e sugar com a seringa, e foi bem legal mas talvez por falta de uma glove box o micélio inoculado nos copos acabava crescendo (lindamente) mas acompanhado de contaminante. (isso foi em 2007? mister dello?)

Depois dessas experiências tenho pasteurizado o papelão para receber clones e sementes de spawn. as sementes que soltarem os micélios mais bonitos eu coloco na base de um copo (por exemplo) e completo com esterco pasteurizado!

Funciona e é de longe uma forma de selecionar algumas strains mais vorazes. Digo algumas porque em um só papelão inoculado com semente comumente vejo várias strains, diferente do papelão com pedaços de cogumelo (clonagem).

Esse passo do papelão poderia ser atropelado inoculando diretamente os grãos no substrato secundário, mas neste caso não há seleção de strains.

Manda vÊr no papel!!

:teo_seta_direita: veja como facilita na hora de selecionar as melhores strains: https://teonanacatl.org/attachments/s6303440-jpg.19168/
O papelão pode ser sim muito útil, aconselho a você fazer sempre que puder vários papelões inoculados para que possa fazer varias seleções (como na foto por exemplo).

Seguindo os passos: inoculação multiesporo nos grãos esterilizados -> inoculação dos grãos colonizados em papelão -> Inocular papelão selecionado em substrato pasteurizado.

:teo_seta_direita: Fonte da foto: https://teonanacatl.org/threads/mais-algumas.4350/

Boa sorte tu já tem, quero que tenha sucesso nesse cultivo ai!
 
figurinha muitissimo obrigado pela contribuiçao!!!
vc inocula o esterco direto com o papelao?nao e preciso algum tipo de grao pra frutificar?
na natureza eles se desenvolvem no esterco somente,mas sempre tive duvidas se frutificariam assim em cultivos indoor.
novamente obrigado pelas vibes positivas|

tchescko
Utilisou o papelão inteiro, colocou ele em quantos potes?
Ta muito lindo esse micélio,to acompanhando esse seu cultivo com enpolagação

Sucesso aí...
valeu veio!
coloquei em um pote apenas,paguei pau de cortar o papelao e dar alguma zica!

fotos dos primeiros dias apos a inoculaçao
P7130372.JPGP7130373.JPGP7130374.JPGP7140375.JPG
 
valeu veio!
coloquei em um pote apenas,paguei pau de cortar o papelao e dar alguma zica!
Da próxima vez ja coloca eles cortados, vai facilitar bastante
a seringa de micélio tbm seria uma otima opção, vc ia poder inocular varios copos...
mas isso so são detalhes,sei que esta tudo lindo por aí. boa sorte

To na vibe...
 
...a seringa de micélio tbm seria uma otima opção, vc ia poder inocular varios copos...
mas isso so são detalhes,sei que esta tudo lindo por aí. boa sorte

To na vibe...

Creio que tchescko fez correto em utilizar o papelão como utilizou, retirar micélio do papelão e passar para a seringa exige mais tempo e cuidado se comparado à tecnica que ele escolheu.
Continuando bem como está, Esse micélio vai colonizar os grãos de milho que poderão ser inoculados em vários outros potes de milho (grain to grain). e inclusive fazer novos papelões, seringas, bem como inocular um substrato secundário e definitivo para produção de cogumelos.

tchesco disse:
vc inocula o esterco direto com o papelao?nao e preciso algum tipo de grao pra frutificar?
na natureza eles se desenvolvem no esterco somente,mas sempre tive duvidas se frutificariam assim em cultivos indoor.
novamente obrigado pelas vibes positivas|
Sim, inoculo diretamente em substratos pasteurizados dentro de sacos de polipropileno, potes e copos que também dão certo.
Lembrando que o próprio papelão já contem um grão de spawn que no caso milho tanto na minha foto quanto neste seu experimento, que sim ajuda na distribuição do micélio no novo substrato. A vantagem real é que o substrato pasteurizado não exige tantos cuidados se comparado aos substratos esterilizados.

É importante compreender que o papelão me é útil para Selecionar strains mais vorazes, mas que não é um isolamento total então vou ter frutificando as melhores strains selecionadas na fase do papelão. Na clonagem em papelão ai provavelmente é uma só strain, um isolamento.

Também já consegui germinar esporos em esterco de equino puro, mas é notável a maior dificuldade para germinar se comparado a quando inoculamos em grãos. E olha que 70% dos meus cultivos são feitos com selvagens domesticados (que originalmente foi encontrado em esterco de equino), talvez o esterco de bovino seja mais favoravel para a germinação, mas não posso te afirmar pois não brinquei muito tempo com este tipo de esterco.

Então é mais facil concluirmos que os grãos podem ser necessários para GERMINAR os esporos e produzir micélio. Uma vez com o micélio na mão, independente de grãos, a frutificação acontece. Os grãos devem ser favoraves para a germinação pois são ricos em tudo o que o fungo precisa para dar inicio à sua corrida micelial. No agar inoculado com esporos por exemplo já frutifiquei MDK e PE6 sem nem mesmo tirar o micélio de dentro das placas de Petri, Então substratos ricos podem ser necessários para a germinação, a frutificação é o mais facil.

Maravilha essas suas ultimas fotos, da para observar melhor os detalhes do micélio. Ele já está passando do papelão para o milho?

Dedos dos pés cruzados pela sua experiência!
 
Back
Top