Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Marinheiro de primeira viagem

Manchado

Esporo
Cadastrado
28/09/2020
2
2
34
Boa noite galera,

Vim ao fórum buscando informações para iniciar meu primeiro cultivo e encontrei muita coisa! Apanhei na faze d incubação mas consegui ter êxito nela agora! Uso uma caixa de isopor c uma resistência de aquário dentro de uma garrafa 600ml e um controlador q mantém a temperatura da caixa em 26,4- 26,5°. Consegui colonizar alguns copos de 220ml utilizando pf-tek, esporos B+ q consegui, demorou 26, 29 dias.

Agora na fase de frutificação estou usando uma caixa transparente 68L, com um compressor de aquário injetando ar (vazão 1,6L/min), fiz 14 furos ao redor da caixa a um palmo do chão e tampei c microporo. Coloquei argila expandida no fundo c água e uma bandeja em cima da argila com vermiculita. Coloquei os bolos sobre a vermiculita. Ja fazem uns 20 dias e os pins não saem, vejo alguns microcogumelos na vermiculita e próximo a base do bolo, mas são minúsculos, hoje consegui colher 2 muito pequenos. Estou pegando uma temporada quente na minha cidade, alguns dias tem feito 26°, mesmo mantendo a caixa em local sem sol mas c luz. Alguém poderia me dar indicação do q posso estar fazendo errado? Vou colocar algumas fotos.

Já agradeço aos q se dispuserem a me ajudar! Valeu gente!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (1).jpeg
    104.3 KB · Visualizações: 31
  • WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (2).jpeg
    505.7 KB · Visualizações: 30
  • WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08 (3).jpeg
    94.2 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-28 at 21.36.08.jpeg
    25.6 KB · Visualizações: 28
Alguém poderia me dar indicação do q posso estar fazendo errado?

Precisaria de mais informações. Quanto tempo os bolos ficaram em consolidação depois dos 100%? Como tem sido a manutenção diária do terrário com troca gasosa e umidificação? Etc.

Aparentemente até o momento pelas fotos, nada de errado.

Dizemos pra esperar 14 dias em média, mas não tem prazo definido.

Espera mais e sem prazo, ou, como costumam aconselhar nestes casos, mas que eu não faço: dá um dunk (com cold shock opcional) de 24 horas, faz um roll e bota de volta no terrário.
 
Precisaria de mais informações. Quanto tempo os bolos ficaram em consolidação depois dos 100%? Como tem sido a manutenção diária do terrário com troca gasosa e umidificação? Etc.

Aparentemente até o momento pelas fotos, nada de errado.

Dizemos pra esperar 14 dias em média, mas não tem prazo definido.

Espera mais e sem prazo, ou, como costumam aconselhar nestes casos, mas que eu não faço: dá um dunk (com cold shock opcional) de 24 horas, faz um roll e bota de volta no terrário.

2 bolos ficaram 26 dias encubados e outros 2, 29 dias. Até completa colonização do substrato ( ao menos aparentava todo branco por fora). Depois desse dias já passei para o terrário de frutificação, sem nenhum procedimento, apenas removi os bolos dos copos os rolei sobre veemiculita úmida esterilizada por 10min no microondas e os coloquei sobre essa mesma vermiculita em uma bandeja, como na foto.

2 bolos já estão a 24 dias no terrário e 2 deles a 16 dias. A troca gasosa estou fazendo estritamente com a bombinha de aquário (1,6L/min) e 14 furos ao redor da caixa feitos c broca 6 e tampados c microporo. Não estava abrindo o terrário para troca gasosa c medo de contaminação. Eu devo realizar a troca gasosa de uma forma melhor?

Desde o fds q apareceram 2 cogumelos porém minúsculos (está na foto do primeiro post) eu tenho deixado a caixa entreaberta c lã acrílica fazendo uma proteção e comecei a abrir a caixa 2x ao dia e abanar levemente. Esse procedimento está correto?
 
Depois da colonização visual externa em 100% fazemos como o @Ecuador citou, esperamos mais um tempo (14 dias é um prazo médio)... Eu costumo deixar até começar a suar ou aparecer micro pins in vitro. Pq aí é certeza que está na hora de frutificar.

Vc pode ter aniversariado cedo demais. Pessoalmente, "não gostei" do algodoado de uma das fotos... Deu impressão que o micélio ainda está em fase de crescimento e colonização e não frutificação... Na hora da frutificação o micélio fica meio sem brilho, mais durinho por fora.

Sobre técnicas adicionais, dunk and roll e cold shock... Eu sempre as uso com a técnica de pré-aniversário que o Amaral (não sei por onde anda rs) me ensinou uns bons anos atrás:

1. Quando a colonização estiver 100% (use o parâmetro dos 14 dias ou o parâmetro de suar e apresentar micro pins in vitro), coloque os bolos no terrário por 72 horas no máximo (importante não deixar pinar). - Essa técnica se chama "pré-aniversário"
2. Depois faça um dunk dentro da geladeira... Meus dunks costumam ter no mínimo o tempo de 1 noite ou 24 horas NO MÁXIMO (prefiro dunk de 12 horas).
3. Tirando do dunk, tenha vermiculita esterelizada para fazer um roll. (vai proteger e também possibilitar um pouco mais de colonização caso seja necessário...)
4. Coloque no terrário depois do roll... Irmão.. Em um ou dois dias os pins irão surgir!

Dê uma olhada nesse cultivo: Completo - Florida White

Eu demonstro bem essa técnica... Foi um dos meus melhores cultivos...Teve contaminação, teve flushs gigantescos prum PF-Cake...
Note que em um dos posts eu mostro foto de um bolo contaminado que aniversariei separado em uma garrafa pet. Não deu frutos... Mas na foto dá pra ver como o bolo ficou algodoado.

Paz e Luz!
 
1. Quando a colonização estiver 100% (use o parâmetro dos 14 dias ou o parâmetro de suar e apresentar micro pins in vitro), coloque os bolos no terrário por 72 horas no máximo (importante não deixar pinar). - Essa técnica se chama "pré-aniversário"

Será que ele propõe isso pra o bolo criar uma memória das condições do terrário x copo/pode de colonização?

De toda forma, não entendi, caro @JohnDoe... você deve colocar eles no terrário ainda nos copos/potes de colonização? Pergunto devido ao nome "pré-aniversário"...
 
Será que ele propõe isso pra o bolo criar uma memória das condições do terrário x copo/pode de colonização?

De toda forma, não entendi, caro @JohnDoe... você deve colocar eles no terrário ainda nos copos/potes de colonização? Pergunto devido ao nome "pré-aniversário"...
Olá @ExPoro ! Não sei exatamente qual a ciência deste processo.

O aniversário é qdo vc tira os bolos do copo e os coloca no terrário para frutificar, certo?

É "chato" e "aflitivo" esperar uma semana após o aniversário, para que o bolo pine de fato.

A técnica do pré-aniversário vc, tira do copo o bolo e o coloca no terrário. "pré" pq não é definitivo até pinagem ainda.

Fica no terrário por um tempo, endurece o micélio, pega oxigênio e humidade básica no terrário por 72 hrs. Depois recebe dunk, roll e então, volta pro terrário.

Esse procedimento visa, de fato, fazer com que a pinagem inicie mais rápido.

Sempre tive sucesso com essa técnica!
 
Back
Top