Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Manifesto dos plantadores de árvores anônimos

Clorofila

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/01/2007
844
76
Manifesto dos plantadores de árvores anônimos

Plantar árvores abre nossos corações para a sabedoria da Natureza. Nutri-los nos dá uma exposição à vunerabilidade da vida e nos ensina a construir uma comunidade humana e ecológica.

Não plantamos árvores para nós mesmos, mas para aqueles que estão por vir. A vida gera a vida, e dançando no seu ritmo podemos desfrutar com consciência o que passado adiante no passado.

Muitas pessoas nunca plantaram árvores por pensarem que não possuem a terra para plantá-las, o que é um grande erro. Somos filhos da Terra. Dividimos igualmente os vales, montanhas, rios e mares. Não nos enganemos mais!

Os plantadores de árvores anônimos não possuem uma organização formal, nenhuma taxa de adesão e somente a Terra possui a lista de membros (que é...) através do tempo. Para fazer parte, simplesmente plante uma árvore sem expectavida de ganho material, ajude a cuidar das existentes, ou guarde em seu coração seu significado.

Siga seus instintos, plante árvores em qualquer terra ou em qualquer lugar onde elas possam ter uma chance de se desenvolverem. Não se desanime com o sentimento de que você sempre precise de permissão para plantá-la. A natureza semeia sem pedir permissão. Você faz parte dela. Reconstruir o mundo é um dever e direito que vai além de qualquer conceito legal de posse de propriedade.

Você pode adquirir espécies nativas de viveiros. Melhor ainda, plante mudas de aroeiras, ipês, em um vaso ou colha e semeie sementes de seus locais originais. Demora muito para uma araucária crescer? Talvez você não precise viver esperando se satisfazer com resultados imediatos. Tente começar com algumas mudas de árvores em seu quintal ou na sacada do seu apartamento. Não se importe com onde você poderá transplantar as mudas. Cultive-as primeiro. A vida cuidará do resto, quando for a hora certa.

Não se preocupe demais com as perdas. Aceite isso como parte do processo. Lembre-se que existe outros plantadores de árvores por aí. O que importa não é o sucesso ou o fracasso individual, mas todo o processo como um todo que dividimos.

Plantar árvores é amar a Terra. O plantio anônimo recria o selvagem. Então vamos amar e viver de modo selvagem. Não tenhamos medo de crescer e de mudar.

Vamos celebrar - a própria vida!

Artigo publicado pela revista Do or Die n°5

eu estou plantando muitas árvores, e recomendo! estou arborizando e também "enteogenizando" algumas praças do meu bairro aqui em Sampa.

pegue garrafas e potes q iriam p lixo. ponha terra e pegue sementes pela RUA!
é um enorme prazer vê-las crescendo!

no momento tenho mudas de Ipês, acerola, flamboyant, araucária, jatobá, cereja...tem mais umas q esqueci

um tempinho do q se gasta nos cogumelos será mto bem-vindo para a natureza!;)

ah..
consigo muitas sementes diferentes das q tenho acesso em comunidades de troca de sementes do orkut:!: (até q enfim achei uma utilidade de verdade pra essa merda d orkut!)

Última edição por um moderador:
ah..
consigo muitas sementes diferentes das q tenho acesso em comunidades de troca de sementes do orkut:!: (até q enfim achei uma utilidade de verdade pra essa merda d orkut!)
huahua As vezes, muito raramente, o orkut pode ser util! Bela contribuição e iniciativa!
Nossos descendentes agradecerão!

Paz e Luz!

Isso !

É de coisas assim que estamos prescisando...

O orkut seria bem melhor se esse propósito se espalhasse, mas...

Plantar árvore é muito prazeroso e da uma alegria danada ver as mudinhas crescenso. To fazendo algo parecido aqui em salvador, eu e minha turma de faculdade arborizamos grande parte do campos de biologia e muitas praças da capital e interior. Somos voluntarios de uma ong em prol da natureza, plantamos, fazemos trocas de sementes e fazemos o acompanhamento de cada árvore. é realmente um trabalho incrivel. Parabéns Rebello, Nossos descendentes agradecerão!
Parabéns Clorofila! Muito bom esse texto.
Ai galara, vamos plantar, vamos dar uma forcinha pra mãe natureza.

Namastê!
e o mais louco e instigante nesse trabalho, é a satisfação de ve-las crescendo.

Muito bom esse topico Clorito..

Eun tb tava pensando em plantar umas arvores aí pela cidade mas com esse tempo não nasce mais nada..
Só ano que vem no verão mesmo..

Eu pensei nisso o ano passado mas já era tarde pra plantar..
To com umas sementes de Jurema que vou plantar ano que vem..
Farei a gentileza de plantar em alguns parques da cidade..:)

Pessoal, na minha visão, isso é uma obrigação de cada um de nós.

Mas cuidado ao plantar, existem lugares certos para árvores certas.

Caso contrário, mutilações (podas) serão necessárias, como por exemplo as árvores que são plantadas em frente às residências.

Sei que o tema foge do foco do fórum, mas existe a ligação.

Só não enxerga quem não quer.

Mãos à obra!

Um grande abraço a todos os plantadores anônimos do CM!

To dentro!! em casa já não tem nem mais espaço, vou sair por ai pelas praças agora!!
Valeus pelas comunidades!!
Abraço

fiquei interessado mais nas pimentas pra ser bem honesto :D

hoje nasceu mais uma futura árvore grande e frondosa!!
PITANGA!!!

hoje nasceu mais uma futura árvore grande e frondosa!!
PITANGA!!!
Maravilha Rebello!

Temos em casa: Goiabas (vermelhas) e Acerolas!

Em andamento: Limões e Laranjas.

Antigamente tínhamos Cajus e Mamões...

Quem tem um espaço vale à pena aproveitar... ;)

tenho uma pitangueira grande que é minha amiga desde de pequeno e sempre deixa eu e os passarinhos contentes com seus frutos!

Agora coloquei umas pequenas que logo darão frutos..... acerola, amora framboesa (já está dando frutinhas), jaboticaba, limão, cereja, maracuja e carambola...estou só no aguardo dessas belezinha darem frutos!!

Uma fruta que eu acho gostosa e guardei umas sementes pra tentar é a lichia agora no natal aparec bastante na mesa do povo!

abraço a todos

plantei duas lichias ontem! :D

Muito bom pessoal

Além de uma ótima atividade, é prazeiroso. Isso sem falar no aprendizado que se leva ao lado destes seres.

Victor e Rebello, parabéns mesmo. Continuem!!!

é muito prazeiroso colher um fruto de uma árvore que vc plantou, e saber que não tem nada de agrotóxico e cia.

Esta semana estou me deliciando com uns tomates que plantei lá no esconderijo. O sabor do que é nosso é incomparável.

Mas, é claro que roubar uma fruta, também tem seu sabor:D

good vibes!

Gostei gurizada, bela iniciativa mesmo !!!

Semana passada comprei uma bota para minhas aventuras na mata e ela veio com uma campanha bem parecida com essa....

Que quiser ajudar a natureza é só clicar tbm ok?

Existem várias espécies a escolha......

http://www.macboot.com.br/clique.asp

Paz Luz e respeito á natureza...

É isso ai ;D
Mudas de arvores são gratuitas e podem ser encontradas em um horto florestal
A maioria das cidades tem horto florestal, des de pequeno meu pai me enssinou essa de plantar arvores, quando eu era pequeno ele lançou uma idéia no nosso bairro que se espandiu para varios pontos da cidade, ele comessou a plantar arvores frutiferas nos passeios da cidade e foi uma ótima idéia, todos gostaram e incentivaram, muitas veses ele sacrifica uma boa parte do salario na compra de arvores frutiferas estintas e vai destribuindo de graça para amigos e parentes que moram no interior, ele nunca pediu nada em troca, apenas pede para que cuidem delas com carinho...
Também estou com varias mudas em potes descartaveis, felizmente no terreno da minha casa já não cabe mais arvores e plantas, reparei que alem dos bens que elas nos trasem como alimento, cura, e bom ar também vieram uma serie de novos amigos em minha casa, passaros que eu nunca tinha visto agora se alimentam aqui em casa :D:)

Achei bacanas essas comunidades, ficarei muito feliz em doas e trocar algumas sementes de plantas, não tenho mais lugar para plantar em casa mas continuarei plantando porai, se a galera cortar ou fizer algum mal a elas, pelo menos fiz minha parte e quem sabe algumas sobrevivam :)

ótima iniciativa brother

1188953595_f.jpg

Quantas arvores você já conssumiu em sua vida ? 100 ? 200 ? 300 ? perdeu as contas ?
E quantas você plantou durante sua vida ? 1 ? 2 ? 3 ? muitas ? não sabe ?

Consegue ver o tamanho do desiquilibrio ? e quando elas acabarem ?

Back