Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Manchinha esverdeada. Contaminação? Como proceder?

guaxinim

Hifa
Cadastrado
29/04/2019
18
12
Apareceu uma manchinha esverdeada bem clarinha rente ao selo de vermiculita dum bolo meu. Fiquei com medo porque tá longe do azul típico do bruising, embora a consistência pareça bastante com a do micélio.
Já isolei o bolo dos outros pra não correr ainda mais risco de contaminação enquanto decido o que faço com ele.
Na foto não dá pra ver bem, mas a mancha tá no centro, um pouco à esquerda.

20190617_125028.jpg
 
Última edição:
Há quanto tempo está colonizando? estou considerando desidratação pois não está muito nítido, mas não tenho certeza porque ainda tem água na parede do copo.
 
Upvote 0
Se desenvolver essa possivel contaminação tem duas coisas q vc pode fazer, uma arriscada, em tentar salvar, porem da trabalho vc vai ter q esterelizar tudo ao seu redor mt bem feito o ambiente e tudo caso queira continuar, n recomendo a ingestão dos frutos mas se tiver(os frutos)seria uma boa para pegar carimbos, vc acostumando os fungos a terem um pouco de contaminação ajuda um pouco ele a desenvolver maior defesa em novas gerações, n tenho certeza mas acredito q sim por experiencia própria kkk e a outra opção seria descarte, limpo e prático e salva os outros bolos sem precisar se preocupar e fica de olho no resto. ?
 
Upvote 0
Se desenvolver essa possivel contaminação tem duas coisas q vc pode fazer, uma arriscada, em tentar salvar, porem da trabalho vc vai ter q esterelizar tudo ao seu redor mt bem feito o ambiente e tudo caso queira continuar, n recomendo a ingestão dos frutos mas se tiver(os frutos)seria uma boa para pegar carimbos, vc acostumando os fungos a terem um pouco de contaminação ajuda um pouco ele a desenvolver maior defesa em novas gerações, n tenho certeza mas acredito q sim por experiencia própria kkk e a outra opção seria descarte, limpo e prático e salva os outros bolos sem precisar se preocupar e fica de olho no resto. ?

Todo relato aqui do fórum que tentaram "salvar" o bolo não deu certo, nós só vemos uma parte da contaminação a olho nú e a maior parte é microscópica. A chance de espalhar contaminante por todo ambiente é muito alta. O fungo que precisa combater contaminação normalmente frutifica com deficiência ou nem frutifica, pois está ocupado tentando vencer. O carimbo é totalmente contra indicado pois provavelmente vai carregar contaminante junto. A melhor opção para bolo contaminado é enterrar, de preferência no jardim, mas pode ser em vaso mesmo. A microbiota natural tem grande sucesso em auxiliar o micélio a se desenvolver novamente, mas renderá menos frutos que um bolo em ambiente controlado.

Também não consegui ver nada nessa foto, pra mim parece que é um pedaço do selo que se deslocou. @guaxinim , o que resultou desse bolo?
 
Última edição:
Upvote 0
Tentei ao máximo, mas não deu pra segurar.
Precisei vir aqui e dizer que é muito legal ver um @guaxinim e um @Texugo interagindo, principalmente olhando os dois avatares, vocês são demais! ??
 
Última edição:
Upvote 0
Há quanto tempo está colonizando? estou considerando desidratação pois não está muito nítido, mas não tenho certeza porque ainda tem água na parede do copo.
Quando tirei essa foto, fazia cerca de 25 dias desde a inoculação.
Também não consegui ver nada nessa foto, pra mim parece que é um pedaço do selo que se deslocou. @guaxinim , o que resultou desse bolo?
A mancha cresceu um pouco, cada vez mais parecida com bolor, e pus o bolo fora por medo de contaminar todo o cultivo. Felizmente, os outros bolos estão ótimos!
 
Upvote 0
Back
Top