Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Manchas verdes

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
Hoje depois de alguns dias da inoculação fui ver os bolos.. estão colonizando bem, porém um dos bolos apresenta pequenas manchas verdes :(
o micelio é bem maior do que a contaminação..

existe chance do micélio matar o contaminante?

ps: já o separei do restante dos outros bolos
 
Hoje depois de alguns dias da inoculação fui ver os bolos.. estão colonizando bem, porém um dos bolos apresenta pequenas manchas verdes :(
o micelio é bem maior do que a contaminação..

existe chance do micélio matar o contaminante?

ps: já o separei do restante dos outros bolos

Não existe não

Descarte a contaminação, e preste bastante atenção nos outros.

Reveja seus processos , a fim de verificar qual a possível falha.

good vibes:pos:
 
Upvote 0
O micélio não vai matar a contaminação. Já coloquei a mão em um bolo que ficou verde bem forte aonde encostei. Retirei com uma faca esterelizada a parte atingida e borrifei Lysol (bem pouco) no local.

Funcionou perfeitamente.
 
Upvote 0
Na verdade era um verde opaco mais escuro..
mas agora já abortei o bolo..
 
Upvote 0
Como é o tom de verde?

É um verde mais forte e brilhante ou é um verde quase preto, opaco?

Se for o último o micélio pode acabar com ele sim, mas se for o primeiro é muito difícil.

Fala Neuro FX

Qual é a diferença? o primeiro é o Trichoderma, e o segundo citado?

Ensina pra nós aí Mestre!!!:pos::pos:

abraço, paz e muita luz
 
Upvote 0
Fala Muilok,

Pelas minhas pesquisas é o cladosporium, conhecido como "Dark Green Mold". Segundo o livro do Stamets, é muito comum no ar.

Essa foto aí embaixo é de um cultivo observado. O fungo verde começou a colonizar o topo do pote de milho antes mesmo do micélio de cubensis aparecer. Depois de alguns dias o micélio surgiu no fundo e foi subindo. O fungo verde já tinha tomado mais de 50% do substrato quando eles se encontraram. Agora o micélio já possui a maioria e está digerindo o fungo verde.

Evidente que o mais prudente é não utilizar os frutos desse bolo para consumo, mas a utilização deles pra retirada de carimbos é viável, desde que não haja traços do contaminante.

O cladosporium parece ser um fungo frágil. Num outro frasco observado há um tempo atrás, onde os esporos de cubensis não germinaram, ele dominou todo o substrato, mas depois de um tempo começou a ser colonizado pelo mancha de batom e pelo trichoderma.
clado.jpg
 
Upvote 0
Fala Neuro

Muito interessante suas colocações.

E se, os bolos assim colonizados, com a contaminação, fossem enterrados na natureza, alguma chance de o fungo sobreviver e se dissipar no substrato natural encontrado, ou o bolo contaminaria?

No que vc aposta, ou vivenciou?:confused:

abração, obrigado!:pos:
 
Upvote 0
Eu desconheço a ação do fungo, aliás nunca tive muito interesse em pesquisar sobre os contaminantes e sim em como evitá-los.

Idealmente contaminaria o substrato sim, mas na natureza são outros quinhentos. Teríamos que saber o pH do solo, o tipo de matéria orgânica, a inter-relação entre os microorganismos, temperatura, umidade relativa etc. Ele é saprofítico, decompõe restos vegetais, faria a mesma função que o cubensis. O mais prudente é frutificá-lo isoladamente.

No mais, a reprodução dele é bem mais veloz do que a do cubensis, ou seja, colonizaria o substrato primeiro. Provavelmente ele evoluiria para o auge da sua forma vegetativa (mais densa e mais forte?) antes do micélio do cubensis entrar em contato, e assim, nessa condição mais evoluída do fungo verde, não sei se o micélio conseguiria decompô-lo. Especulo que não, idealmente falando.

[]'s
 
Upvote 0
Eu desconheço a ação do fungo, aliás nunca tive muito interesse em pesquisar sobre os contaminantes e sim em como evitá-los.

Idealmente contaminaria o substrato sim, mas na natureza são outros quinhentos. Teríamos que saber o pH do solo, o tipo de matéria orgânica, a inter-relação entre os microorganismos, temperatura, umidade relativa etc. Ele é saprofítico, decompõe restos vegetais, faria a mesma função que o cubensis. O mais prudente é frutificá-lo isoladamente.

No mais, a reprodução dele é bem mais veloz do que a do cubensis, ou seja, colonizaria o substrato primeiro. Provavelmente ele evoluiria para o auge da sua forma vegetativa (mais densa e mais forte?) antes do micélio do cubensis entrar em contato, e assim, nessa condição mais evoluída do fungo verde, não sei se o micélio conseguiria decompô-lo. Especulo que não, idealmente falando.

[]'s


Certo Neuro

Por aqui observei, uma única vez que tomei a atitude que citei:
o duende verde toma conta de tudo, principalmente se a temperatura ambiente for alta (25-35ºC). Se chover então, dá um salto danado pra cima do substrato.

O crescimento do duende é tanto, que tomou conta de um casing que foi virado embaixo de uma árvore.

Fico mais tranquilo agora, pois nunca mais enterrei bolos contaminados, apenas fim de vida.

paz e muita luz!
 
Upvote 0
Um dos meus bolos apresenta um pequeno traço deste fungo ai citado em cima..

o micelio já está o matando..
serve para consumo?
 
Upvote 0
Mals pele seu bolo =/
Pow nem sei cara, mas axo q seria bom vc isolalo do resto mas continuar com o processo. se vc ver q o micelio matou completamente vc pode ateh ingerir, mas sempre a uma possibilidade de vc acabar passando mal.
Paz,Amor e muita leveza!!


Good Vibez!
 
Upvote 0
NEURO, li vc comentando que da pra se tirar carimbo de um bolo contaminado mas desde que os frutos estejam saudaveis, ok só que minha dúvida é se existe algum contaminante que anule a formação de esporos dos frutos?

na verdade eu colhi dois cubensis b+ aparentemente tudo saudavel juntamente como o bolo, mas os danados naum continham um pingo se quer de esporo!

O esquema é que eu ja os colhi bam arregassados de abertos isso pode ter liberado so poucos esporos ow mesmo por ser o 1º flush eles tenham fikado assim penso eu:pos: oque diz? alguem sabe?

paz
 
Upvote 0
Estou com o mesmo problema em 2 bolos de PES, a contaminação dele é um tom meio acinzentado com verde, mas não foi falha e falta de cuidado da minha parte ... ganhei o print de um amigo, esse print ja é bem velho e foi usado varias vezes e ainda ficou um tempao guardado, mas no meu caso o micélio esta crescendo mais rapido e a mancha parece estar diminuindo, estou torcendo para que ele não de espaço para esse contaminante.. pois meu amigo falou que o PES amazonense é muito resistente e da uns chapéus enormes, mas vamos ver né
se a mancha comessar a crescer mais vou cortar a parte contaminada e fazer casing, talvez ainda tenha alguma chance ;)
 
Upvote 0
Tenha fé q o micelio come.. nHAm NhaM!
 
Upvote 0
Estou com o mesmo problema em 2 bolos de PES, a contaminação dele é um tom meio acinzentado com verde, mas não foi falha e falta de cuidado da minha parte ... ganhei o print de um amigo, esse print ja é bem velho e foi usado varias vezes e ainda ficou um tempao guardado, mas no meu caso o micélio esta crescendo mais rapido e a mancha parece estar diminuindo, estou torcendo para que ele não de espaço para esse contaminante.. pois meu amigo falou que o PES amazonense é muito resistente e da uns chapéus enormes, mas vamos ver né
se a mancha comessar a crescer mais vou cortar a parte contaminada e fazer casing, talvez ainda tenha alguma chance ;)

se for duende verde esquece cara, a contaminação com esse fungo não vem pelos esporos dos cubis acredito eu, e sim do substrato mau esterelizado, então foi DESCUIDO seu sim!!:eek:
 
Upvote 0
O meu contaminou tudo , mas tenho certeza que foi por conta de eu esterilizar os potes dos quais eram frágeis para ir na panela de pressão e com isso entrou ar no substrato do qual deve ter contaminado tudo , pois os esporos que tenho em casa , já estão há 1 mês parados na agua destilada e não apresentaram contaminação então presumo eu ter sido pela forma de esterilização , bora pra próxima , tentativa.
 
Upvote 0
Back
Top