Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Manchas alaranjadas após aniversariar

Buuh

Esporo
Cadastrado
19/10/2020
10
2
24
Olá meus nobres irmãos, sou novato no fórum então qualquer coisa errada no post me avisem por favor 🙏🏼

Estou no meu primeiro cultivo, e usei como base e guia o canal esporos no ar... o processo ate a incubação foi tranquila, observei umas partes amareladas em 2 bolos, mas me baseando nos tópicos aqui do fórum cheguei a conclusão que eram excreção do micélio, porém depois de aniversariados surgiu uma mancha laranjada em alguns bolos, e eu acredito que seja esses que estavam amarelados... alguem tem alguma idéia se pode estar contaminado, ou alguma dica de como prosseguir?

Obs. Estão há 6 dias no terrário, temperatura variando entre (21-26°C) e umidade 100% desde o início do aniversário.
 

Anexos

  • PhotoGrid_1606151290459.jpg
    PhotoGrid_1606151290459.jpg
    2.1 MB · Visualizações: 27
  • PhotoGrid_1606151229478.jpg
    PhotoGrid_1606151229478.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 26
  • PhotoGrid_1606151178706.jpg
    PhotoGrid_1606151178706.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 26
Essa mancha você nota apenas agora? Seis dias depois do aniversário? Umidade 100% é considerada alta... Tens ventilado teus queridos com frequência adequada? geralmente o micélio é saudável após bem colonizado e resistente a contaminações. Via de regra mantenha olho vivo caso isso aumente de tamanho. E nos diga o desenrolar, porque curiosidade sempre.
 
Upvote 0
Gratidão pelo auxílio EremitaMarrom, pode deixar que irei atualizando conforme o desenvolvimento dos mesmos 🙏🏼 .. notei somente agora pois passei o fim de semana fora e quando cheguei hoje que reparei, e a ventilação eu deixei uma bomba de ar para fazer a troca, mas como andei lendo aqui no fórum desde o inicio do processo, achei que estava sendo insuficiente, entao estive abanando 2 vezes ao dia..
 
Upvote 0
Siga em observação. Se a mancha crescer, é um contaminante. Siga o link para verificar, mas, se for, parece Aspergillus sp. Teste com um cotonete, caso este suje, será por conta dos esporos ou metabólitos do contaminante - ao invés de não trazer nada consigo, como seria caso estivesse saudável e serelepe. Também exalará outro odor, diferente do característico adocicado do micélio sadio. Mas evite inalar, se o for, você saberá.
 
Última edição:
Upvote 0
Siga em observação. Se a mancha crescer, é um contaminante. Siga o link para verificar, mas, se for, parece Aspergillus sp. Teste com um cotonete, caso este suje, será por conta dos esporos ou metabólitos do contaminante - ao invés de não trazer nada consigo, como seria caso estivesse saudável e serelepe. Também exalará outro odor, diferente do característico adocicado do micélio sadio. Mas evite inalar, se o for, você saberá.
Atualização: 27/11

Olá meu caro, fiz o teste com o cotonete no dia que postei a dúvida, nenhum sinal de sujeira ou seja a princípio nao era contaminante... continuei cuidando e olhando a todo instante, as manchas não aumentaram, e ficaram do msm geito, e hoje reparei em algo que parece ser primórdias porém estas, estão nascendo nas áreas laranjandas (foto 1 e 2) , e o resto dos bolos nenhum sinal ainda, será se está normal?

Inclusive tem um outro bolo que tbm me gerou dúvida (foto 3) ele esta criando uma camada que parece com uma massa de textura por cima do bolo, seria normal?

Estão completando hoje 10 dias no terrário, umidade 99%, temperatura entre 23 e 26, segue fotos abaixo...
 

Anexos

  • PhotoGrid_1606488016884.jpg
    PhotoGrid_1606488016884.jpg
    2 MB · Visualizações: 25
  • PhotoGrid_1606487936633.jpg
    PhotoGrid_1606487936633.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 23
  • PhotoGrid_1606487989349.jpg
    PhotoGrid_1606487989349.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 23
Upvote 0
O aveludado é sinal de que o micélio está bem. Em breve deverá pinar. Paciência, algumas pessoas se espreguiçam mais antes de levantar da cama pela manhã; o micélio não é diferente.

Já no caso dos alaranjados parece que o micélio venceu um embate contra um possível agressor. Esse alaranjado secou também? Siga observando com atenção. Quando os bolos pinarem e os cogumelos vicejarem, também registre qualquer alteração posterior que essa contaminação possa ter provocado - seja na forma ou cor dos frutos. Ao final dos flushes não esqueça de examinar as manchas novamente: sua penetração no bolo, se a cor, textura e umidade se mantêm, seus limites externos e internos, etc...

Sigo acompanhando e desejando sorte, aprendizado e força a ti e teu cultivo.
 
Upvote 0
Atualização: 01/12 (14 dias no terrário)

Os primeiros pins ja tomam forma, que coisa mais linda de se ver, isso é apaixonante, estou um pouco procupado pois de 7 bolos são os únicos por enquanto, mas estou aguardando ansioso os próximos dias na torcida, e de olho nas manchas inclusive... 🙏🏼
 

Anexos

  • IMG_20201201_221011_565.jpg
    IMG_20201201_221011_565.jpg
    305.6 KB · Visualizações: 5
Upvote 0
Back
Top