Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mancha no micélio... Ajuda!!

Markito

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/07/2007
4
68
Olá caros colegas do CM, venho lendo a respeito a muito tempo, porem infelizmente tive q postar um topico nesta secao de problemas...:(
Bom segue as fotos de 2 copos q estao apresentando estas manchas estranhas nos micelios !!! Bom gostaria que dessem opinioes a respeito e se posso seguir com o cultivo... Ajuda!

Obrigado a todos e saudações!!
DSC04080.JPGDSC04074.JPGDSC04081.JPGDSC04076.JPG
 
Ae markito fala pra gente os detalhes da receita.
Detalhes da temperatura de incubaçao e strain que está cultivando.

Pode ser café em excesso, Níger em exesso e ser somente uma excreçao comum do micleio OU (azar) pode ser uma contaminaçao por bacterias.

De qualquer forma eu deixaria esses bolos pra outdoor ou casing.

Notei tambem uma alta compactaçao do substrato.
 
Upvote 0
Bom, o substrato foi Vermiculita + pó de arroz integral + água...
a espécie foi palenque...
Injetei uma grande quantidade, raspei um carimbo inteiro para 3 copos. Mais enfim, mantenho embaixo de umas gavetas no meu banheiro porem esta muito frio aqui no sul, mais muito humido...
Grato!
 
Upvote 0
Bom, o substrato foi Vermiculita + pó de arroz integral + água...
a espécie foi palenque...
Injetei uma grande quantidade, raspei um carimbo inteiro para 3 copos. Mais enfim, mantenho embaixo de umas gavetas no meu banheiro porem esta muito frio aqui no sul, mais muito humido...
Grato!
Poha markito...
Me parece contaminaçao de BACTERIAS mesmo.
que bad cara!
E a vedaçao do copo como procedeu?
me parece que nao tem nada segurando o aluminio!
ah !
Banheiro e COZINHA nao se mistura com cogus.
Sao os lugares mais sujos da casa, seguidos pelo seu guarda roupas e pelo tapete da sala.
 
Upvote 0
Hááá...eu chuto contaminação! :(
Como disse o Alienardo, os copos não tem vedação alguma! Por que?
Estudou antes de dar inicio ao seu cultivo? Um carimbo inteiro para três copos...achei bastante! Por mim, no máximo meio.

Pelo que vi uma escova de dente, possivelmente que essas fotos foram feitas no banheiro.

Que tal confeccionar uma glove box rudimentar só pra começar? :p:

Grande abraço...espero que obtenha sucesso!
Abraço
MadHater
 
Upvote 0
Upvote 0
Olhasó pessoal, um banheiro bem lavado e bem esterelizado dá bem certo com cogus sim, pq é pequeno, é de azulejo bem mais fácil de esterelizar, podendo-se esterelizar até as paredes, como eu faço. Segundo, os copos dele não estão vedados, contaminante preto e vermelho. Uma vez o psilo falou que contaminante preto não era bom nem abrir o copo, podia jogar fora sem abrair mesmo porque ele costuma colonizar cérebros humanos(sem brincadeira). Então irmão, jogue tudo fora e comece de novo, melhor pra você. Até mais.
 
Upvote 0
O contaminante preto que ele disse era o fungo Aspergillus niger. Isso daí na foto nem é preto e nem parece fungo, tá mais pra bactéria. Mesmo assim, contaminado, e a pergunta que não quer calar: POR QUE O COPO ESTÁ ABERTO?!
 
Upvote 0
...Uma vez o psilo falou que contaminante preto não era bom nem abrir o copo, podia jogar fora sem abrir mesmo porque ele costuma colonizar cérebros humanos(sem brincadeira).


Nooooooooooooooooossa!!!!!!!!!! :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::confused::confused::confused:

Que história é essa mano??? Cabulosa hein.... agora fiquei curioso hehehehe imagina só!!!!

Uma certa vez aqui deu uns contaminantes pretos... Não deu pra identificar até pq faz mais de um ano.

Será que meu cérebro ta sendo colonizado??? Os fungos tão controlando meus atos??? Porque desde então eu só penso em cogumelos............. HEHEHE
 
Upvote 0
com ctz são bacterias,
parecem ferrugen, será algo de outro planeta tipo o vennon?
conheci um cara que morreu por contaminção no cerebro ele tinha a fama de ser o mestre dos pastos comi ate grama com bosta de vaca!
 
Upvote 0
Olá caros colegas...
Nossa fiquei assustado com os comentários! ehhehe comtaminação cerebral ?!
Enfim, bom como foi meu 1º cultivo, me basei tbm por vídeos, onde nao necessariamente o copo era vedado... Dexei em panela de pressao por 90 minutos, até secar toda a água! Os copos estao com 2 camadas de papel alumínio + vermiculita por cima do substrato. A principio estao todos bem fechados...
Bom e agora ? Espero até aparecer algum resultado !? Infelizmente tenho a infelicidade de morar com meus pais, entao nada pode ser muito "aparente"
Cultivei uma x uma planta de canabis, q por sinal foi um sucesso! porem numa guerrilha, hahaha

Abraco a todos, e madem suas opiniões!
Saudações!
 
Upvote 0
Cara, sem esperanças neste cultivo ai. Coloque tudo fora, e livre seu cérebro!

Começe outro cultivo cara. Boa sorte!
 
Upvote 0
Olá caros colegas...
Nossa fiquei assustado com os comentários! ehhehe comtaminação cerebral ?!
Enfim, bom como foi meu 1º cultivo, me basei tbm por vídeos, onde nao necessariamente o copo era vedado... Dexei em panela de pressao por 90 minutos, até secar toda a água! Os copos estao com 2 camadas de papel alumínio + vermiculita por cima do substrato. A principio estao todos bem fechados...
Bom e agora ? Espero até aparecer algum resultado !? Infelizmente tenho a infelicidade de morar com meus pais, entao nada pode ser muito "aparente"
Cultivei uma x uma planta de canabis, q por sinal foi um sucesso! porem numa guerrilha, hahaha

Abraco a todos, e madem suas opiniões!
Saudações!

Todos os cultivos são vedados ou fechados com filtros, você não deve ter visto o vídeo direito ou quem fez também perdeu todo o cultivo.

Nada a fazer, começa tudo denovo dessa vez óbviamente vedando as tampas.
 
Upvote 0
Olá caros colegas...
Nossa fiquei assustado com os comentários! ehhehe comtaminação cerebral ?!
Enfim, bom como foi meu 1º cultivo, me basei tbm por vídeos, onde nao necessariamente o copo era vedado... Dexei em panela de pressao por 90 minutos, até secar toda a água! Os copos estao com 2 camadas de papel alumínio + vermiculita por cima do substrato. A principio estao todos bem fechados...
Bom e agora ? Espero até aparecer algum resultado !? Infelizmente tenho a infelicidade de morar com meus pais, entao nada pode ser muito "aparente"
Cultivei uma x uma planta de canabis, q por sinal foi um sucesso! porem numa guerrilha, hahaha

Abraco a todos, e madem suas opiniões!
Saudações!

É Markito, que marcada heim.

Seja la quem gravou seu vídeo, mesmo que na melhor das boas intenções, precisava rever seus conceitos sobre assepsia e esterilização.

Se estudar o fórum, vai notar que não existe nada por aqui que ensine a cultivar sem lacrar muito bem o copo. Se existir, não será na biblioteca e sim em tópicos como o seu.

Releia, estude, aprenda tudo sobre cultivos aqui no fórum, reveja seus conceitos e técnicas com as aqui apresentadas, verá que existem por aqui pessoas MUITO capacitadas na arte do cultivo.

Aparentemente [e de forma unânime] seus filhos estão sendo comidos por bactérias. É triste, mas o melhor conselho é descarta-los.

Não esqueça de se apresentar no fórum através desse tópico: Te Apresenta!
 
Upvote 0
É uma pena Markito o que aconteceu.

Ainda mais que vc fez tudo certinho, o micélio germinou e tudo mais.

Numa próxima tentativa, logo que vc tirar os copos da panela de pressão (um a um, vedando-os), utilize fita adesiva ou fita isolante, para lacrar o tampão de alumínio dos copos. Seja rápido, e a cada copo vedado, pegue o próximo e coloque a tampa sobre a panela. Com os copos abertos, qualquer contaminante presente no ar pode tentar colonizar o substrato, que agora é estéril.

Deixar esfriar tudo dentro da panela de pressão tb é seguro.

Valeu como aprendizado, na sua próxima tentativa vc tira de letra e obtém sucesso.

continua com os estudos, visite os diários de cultivo pra ver técnicas usadas.

abraço!:pos:
 
Upvote 0
Já consegui ótimos resultados sem durex, usando apenas 3 camadas de papel alumínio, uma abaixo do selo de vermiculita, uma sobre e uma que você remove antes de incocular de depois cobre novamente.
 
Upvote 0
Já consegui ótimos resultados sem durex, usando apenas 3 camadas de papel alumínio, uma abaixo do selo de vermiculita, uma sobre e uma que você remove antes de incocular de depois cobre novamente.


Acho que depende da assepsia do ambiente. Para a imensa maioria das pessoas é melhor vedar mesmo.

O pote ou copo vedado nem precisa ficar isolado em um lugar especialmente limpo. Mas se for assim antes de tirar o bolo é melhor limpar bem o pote com álcool e/ou outro desinfetante.
 
Upvote 0
Back
Top