Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mancha azul se expandindo Dúvida.

cauafaria89

Esporo
Cadastrado
28/09/2024
18
2
20
Pessoal preciso de ajuda. Alguém sabe oque é essa mancha azul/acinzentado que se expande?

IMG_20250215_084051.jpgPode ser que seja um fungo atacando o micélio por dentro e degradando a psilo.
Ou pode ser outro fungo que tem essa coloração? Tem riscos pra minha saúde?

Observação: Esse casing saiu de vários pedaços de uma PF Tek que tava com trichoderma, separei os micélios quebrei bem e juntei adicionando calcário de conchas pra tentar possivelmente enfraquecer o trichoderma se ele tivesse naqueles pedaços de micélio, pra ver no que dá. Fiquei surpreso com o resultado, achei que daria trichoderma mas deu esse negócio azul.
Strain Penis Envy 7+

Anexos

• IMG_20250215_084100.jpg
    IMG_20250215_084100.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 5
  • IMG_20250215_084055.jpg
    IMG_20250215_084055.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 5
  • IMG-20250214-WA0085.jpg
    IMG-20250214-WA0085.jpg
    359.2 KB · Visualizações: 5
Cara, as imagens não são das melhores, algumas borradas e outras com muito flash. Manchas azuis podem indicar estresse do micélio, mas olhando essas imagens não parecem um azul de estresse, ele ta parecendo um azul mais escuro, opaco (?).... não sei.

De qualquer modo, considerando que veio de um PFTek já contaminado, eu não arriscaria. Posso ser extremamente conservador com isso, mas com indícios de contaminação, eu sempre descarto, sempre prefiro optar pela minha saúde.

Que isso? Contaminação? Machucado? nesse post tem fotos de um cultivo meu que o micélio sofreu estresse. No fórum você pode usar encontrar outros exemplos.

Pessoal preciso de ajuda. Alguém sabe oque é essa mancha azul/acinzentado que se expande?

View attachment 216619Pode ser que seja um fungo atacando o micélio por dentro e degradando a psilo.

Observação: Esse casing saiu de vários pedaços de uma PF Tek que tava com trichoderma, separei os micélios quebrei bem e juntei adicionando calcário de conchas pra tentar possivelmente enfraquecer o trichoderma se ele tivesse naqueles pedaços de micélio, pra ver no que dá. Fiquei surpreso com o resultado, achei que daria trichoderma mas deu esse negócio azul.
Strain Penis Envy 7+
Certeza que é mofo.
Psilocibina não é fabricada nesse estágio.
Melhor coisa que pode ser feita é melhorar o processo e evitar a contaminação, depois que ela se instala dificilmente se consegue algo satisfatório.

Cara, as imagens não são das melhores, algumas borradas e outras com muito flash. Manchas azuis podem indicar estresse do micélio, mas olhando essas imagens não parecem um azul de estresse, ele ta parecendo um azul mais escuro, opaco (?).... não sei.

De qualquer modo, considerando que veio de um PFTek já contaminado, eu não arriscaria. Posso ser extremamente conservador com isso, mas com indícios de contaminação, eu sempre descarto, sempre prefiro optar pela minha saúde.

Que isso? Contaminação? Machucado? nesse post tem fotos de um cultivo meu que o micélio sofreu estresse. No fórum você pode usar encontrar outros exemplos.
Sim mano, eu descartei, muito obrigado.
Mas realmente eu também achei que fosse estresse, mas estava se expandindo como um fungo.
E desculpa pelas qualidades das fotos, na próxima me atento a isso.

Certeza que é mofo.
Psilocibina não é fabricada nesse estágio.
Melhor coisa que pode ser feita é melhorar o processo e evitar a contaminação, depois que ela se instala dificilmente se consegue algo satisfatório.
É verdade, muito obrigado. 🍄

View attachment 216619Pode ser que seja um fungo atacando o micélio por dentro e degradando a psilo.

Strain Penis Envy 7+
Achei a resposta: @Ankardo @GlubGlub
Penicillium

Penicillium

É um Contaminante de culturas de cogumelos que produz abundantes Esporos azuis-esverdeados na superfície do Substrato. Semelhante a Aspergillus. As condições favoráveis são similares ao mofo negro com aspecto peludo - Doratomyces spp. (basicamente o composto foi caramelizado de forma incompleta...

Back