Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mamadeira de Esporos

EsporosNoAr

Membro Ativo
23/11/2010
443
80
São Paulo, SP
Hoje cedo estava conversando com @RainSpirit sobre ativação de pastos....
Chegamos a uma ideia maluca, mas bem promissora.

Se você tiver um terreno e vacas nele, mas o pasto está desativado, introduzir muitos esporos na agua das vaquinhas...
Uma opção engraçada e mais direta seria uma mamadeira de esporos.
Em um cultivo indoor, produzir 10 carimbos densos, e depois joga-los todos dentro de uma mamadeira para bezerros...
Misturar bem, deixar na geladeira por 48 horas, e depois retirar o papel alumínio de dentro da mamadeira.
Não precisa nem raspar, só jogar mesmo os carimbos lá dentro.

Fazendo assim uma mamadeira roxa de esporos.
E com muito amor e intenção, dar de mamar para essas vaquinhas.

O que acham?
Deem ideias, esse tópico é sobre ativação de pastos, por meio não convencionais, digo, sem ser fazendo um cultivo oudoor e deixando ele esporular...
é pelo introdução de esporos cultivados indoor...

url.jpg

Quando tiver morando num lugar mais quente e com mais verde, vou fazer esse teste com o meu corpo.
Beber todo dia agua esporada e mijar e cagar sempre no mesmo lugar....
 
que loucura! mas não deixa de ser boa ideia... quando morava numa chacara tinha feito um minhocário de cimento e coletava esterco no pasto e enchia a reserva para as minhocas se alimentarem e produzirem húmus... Daria para fazer uma "cama" (minhocário) dessas só com esterco, após ficar bem curtido jogar um baldão de água esporulada e abafar com as telhas de eternite... pena que agora estou na cidade e não posso fazer isso :cabecada:
 
É realmente uma ideia promissora @beraldo, que vale à pena ser testada.

Como em nossa propriedade possuímos vacas, futuramente vou por a ideia em prática. Como grande parte dos esporos passa direto pelo tubo digestivo do animal, as bostas já saem "inoculadas"! :)
 

Vocês estão com tantos carimbos assim?

Já pensaram em mandá-los para a Prófungos, se forem carimbos limpos?

Não seja tão retroativo @Ecuador... Ideias novas devem ser testadas...

Mesmo que alguns carimbos sejam utilizados, há grandes chances de o experimento dar certo, e ocorrer retorno na produção de selvagens.

Não vejo também o porque dessa espécie de obrigação em doar carimbos dos cultivos para a pró-fungos...
 
Não seja tão retroativo @EcuadorNão vejo também o porque dessa espécie de obrigação em doar carimbos dos cultivos para a pró-fungos...



Não é obrigação doar carimbos para a Prófungos.

Seria mais como retribuição, e girar a roda para que outros cultivadores possam receber um carimbo, ao invés de gastar os carimbos em idéias com poucas chances de dar certo, ao invés do que você escreveu. Mas se você acha que não, paciência.

Boa sorte.
 
Retira o carimbo normalmente e pendura em uma arvore alta, nas proximidades do possivel novo ring, a natureza faz todo o resto!
 
@beraldo, outra coisa que pode ser feita é sair borrifando água com esporos de raças misturadas pelos pastos ao vento.
O Resto, a natureza sempre dá um jeito... Ou passando de bosta em bosta e dando uma borrifada nelas.

EDIT: Essa dá mais trabalho, mas é uma opção. Fazer uma cultura liquida e sair injetando nas bostas do pasto. (Na época chuvosa, claro). Se rolar de frutificar, os esporos se propagam com o vento e ativa o pasto.
 
Última edição:
Caramba, muito legal essa ideia de vocês, mamadeira de esporos, é fazer e nem ficar esperando os resultados, quando menos esperar eles veem. A ideia do amaral também é muito boa, poupa tempo, é a mais prática.

Um amigo e eu estavamos conversando justamente em qual seria a melhor maneira de conseguir cogumelos selvagens no sítio dos pais dele, visto que o pasto não é ativo. As ideias de vocês são muito promissoras, entretanto, nós seguimos por um outro caminho ainda. Primeiramente tive a ideia selecionar um local umido e com sombras perto da casa dele, onde existe um canal artifícial por onde corre água pelo sítio todo, vindo de um rio, lá seria cavado um buraco, de mais ou menos 30cm de profundidade, sendo que este, seria um quadrado 3x3m que nós iríamos encher de estrume curtido, fácilmente encontrado por todo o pasto e coletado com uma carriola. O próximo passo seria a inoculação, primeiramente escolhemos os selvagens, pois já são habituados ao ecossistema da região, logo as chances de vingar são consideravelmente maiores, e também não é tão difícl de encontrar. Pensamos em coletar carimbos e inocular com uma garrafa de 2 litros em vários pontos do esterco, ou até mesm fazer através de cultura líquida.

Agora lendo as ideias de vocês, decidi alterar o local da casa para o meio do pasto, se lá vingar, vai se espalhar por tudo, e sempre vai ter uma boa quantidade.

O que acham?
 
lá seria cavado um buraco, de mais ou menos 30cm de profundidade, sendo que este, seria um quadrado 3x3m que nós iríamos encher de estrume curtido, fácilmente encontrado por todo o pasto e coletado com uma carriola.

Esse tipo de cultivo eu já faço, é muito promissor! Estou estudando os resultados ainda. Pelo que pude notar, o micélio selvagem é muito rizomórfico, e altamente adaptativo.

Cheguei a publicar um tutorial:

https://teonanacatl.org/threads/cama-para-cultivo-outdoor.9073/

Boas ideias @InducedComa !
 
Nuss, verdade, eu já tinha lido a sua ideia... se pá foi meu subconsciente lembrando-se do seu tutorial... hahaha. Posta as fotos com os cogumelos..
 
Aos pensadores de idéias prontas que não se preocupam em citar fontes anteriores ou mesmo dizer que "pescaram" a idéia de algum lugar ...

Pessoal, queria saber se algum de vocês já introduziu cubensis em uma pastagem que não tinha esta espécie ainda. Que método utilizaram? Deu certo?
Moro no RS e estou esperando a chegada da primavera para fazer o crime (hehehe). Tenho certeza que esta espécie não existe no sítio de meus pais, pois passo as férias (verão) lá, procuro por tudo sempre que as condições se mostram favoráveis e nunca encontrei nada (3 anos de caça!).
Pois bem, minha idéia é a seguinte: usar os vários carimbos que tenho de cultivos indoor, hidratá-los em seringa com água destilada, deixar 24hs na geladeira e sair dando "injeções de esporos" nas bostas mais frescas que encontrar.
Já inoculei um canteiro onde é colocado todo o merdaiedo do galpão com um bolo totalmente colonizado (não tinha tempo para o cultivo e ele já estava bom, fazer oq?), lá haviam inúmera minhocas (a camada menos superficial já está virada em húmus), alguém sabe se há interação cubensis/minhocas? Puxa vida, se vingar neste canteiro vai ser uma mina de ouro!! hehehehe

Grato pela atenção de todos, se já houver um tópico falando sobre isso me indiquem, procurei mas não encontrei nada.


... sugiro que leiam esse tópico de mais de 3 anos atrás - https://teonanacatl.org/threads/melhor-método-para-inocular-pastagens-naturais.5070/ - que pelo que me lembro é só parte do material a respeito no fórum.
 
Quando o conhecimento se perde no tempo cabe aos filosofos ter as ideias novamente, ;)

Enfim, vamos poder testar a validade de algum desses planos, se alguém conhecer algum melhor vamos aumentar o conteúdo desse tópico.
 
Quando o conhecimento se perde no tempo cabe aos filosofos ter as ideias novamente, ;)

Enfim, vamos poder testar a validade de algum desses planos, se alguém conhecer algum melhor vamos aumentar o conteúdo desse tópico.


Nossa, que chique.

Ainda mais quando o conhecimento perdido está fresco na memória de algumas pessoas e ao alcance de meia hora de pesquisa no CM para quem não tem medo de ler e do "Search".

Aí os filósofos do feicebuqui se deleitam "pensando" novamente as mesmas idéias que outros já tiveram e até já tentaram fazer. Já tentaram? Onde? O que aconteceu? Vou deixar para quem se interessar pesquisar ...


OBS. pós rating: @InducedComa, antes chorão que babão :ROFLMAO:
 
Última edição:
Back
Top