Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lâmpada de aquecimento/ lâmpada de cerâmica

Dingo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/05/2016
135
42
Portugal
oi pessoal :rolleyes:
Sou novo nestas andanças dos amigos cogumelos..
Já li bastante, há muito que acompanho o fórum e acho que está na altura certa iniciar o meu primeiro cultivo... Sendo assim fiz uma lista dos materiais necessários para fazer um terrario bacano para os chapeludos poderem frutificar nas melhores condições... Acontece que eu vivo em Portugal e, cá, no inverno, faz bastante frio.. Com temperaturas mínimas por vezes de 5 graus ou às vezes menos..
Tenho visto, aqui no fórum, muita gente a usar o termostato dentro da garrafa com água para aquecer o terrario mas noto que só com o termostato, quando a temperatura está muito baixa no exterior, é difícil manter os agradáveis 24/26 graus dentro do terrario, para que os cogus possam frutificar devidamente..
Acham que seria aconselhável usar uma lâmpada de cerâmica como aquelas que se usam nos terrarios do répteis para aquecer o interior do terrario? Ainda não vi aqui ninguém, nem nenhum tópico que falasse nisso...
Desde já obrigado ao melhor fórum do mundo :D
 
Eu considero a ideia da lâmpada boa sim, talvez até uma incandescente possa ajudar. Cuidado para não esquentar demais, faça testes. Se o frio estiver muito difícil de contornar você pode considerar fazer o terrário em uma caixas térmica de isopor, porque o isolamento é bem superior.
 
As lâmpadas para répteis na verdade não são apenas aquecedores, também emitem luz. IR e UV, a intenção é a de imitar o sol forte do habitat original deles.

O aquecedor com termostato na água esquenta o ar que está em volta, sem luz.

Talvez a lâmpada irradie demais os bolos, se eles receberem a luz diretamente, não estiverem na sombra. Na natureza também há o sol, é claro, mas um cocô de vaca num cantinho de sombra úmido é tudo o que eles precisam. E a luz também pode confundir a direção de crescimento dos frutos.

Não sei se uma lâmpada que emite UV no terrário é uma boa idéia. Além da saúde do micélio, há a do cultivador, e também degradação de plásticos e outros materiais sensíveis.

As idéias que já vi de usar lâmpadas (de qualquer tipo) envolviam embrulhar a lâmpada em algum material que absorva a luz e a transforme em calor, mas nesse caso por questão de segurança eu preferiria usar algum tipo de resistência elétrica própria para isso.
 
Muito obrigado pela opiniões! :)
Tive também a pensar... se realmente, no inverno, for difícil manter a temperatura utilizar um tapete térmico... O que acham?
Saudações :blackalien:
 
Qualquer coisa que esquente serve, nesse caso um tapete, manta ou até cobertor elétrico pode ajudar.

Mas eu particularmente tive bons resultados colocando o aquecedor com termostato direto na água que vai no fundo do terrário, em meio à argila expandida. É mais eficiente que a garrafa d'água. Uso um na faixa dos 60 Watts, mas existem modelos de 15 até 200 W.
 
Obrigado salaam aleik ;)
Enviei hoje o meu pedido de esporos! Enquanto não chega estou a preparar o terrario e a incubadora... Para o terrario Decidi comprar uma caixa de arrumação de cerca de 50 litros.. Comprei também esferovite e decidi forrala toda por dentro (podia ter comprado logo uma caixa isopor daquelas todas feitas em esferovite mas assim tem outro sabor eheheh :fome:)
Assim que os esporos chegarem e tiver todo o material para que nada corra mal dou início a um diário de cultivo com fotos e todos os passos!
Um grande abraço!
 
Se vai forrar a caixa de arrumação (organizadora, plástica) com esferovite (isopor) eu forraria por fora. O plástico resiste melhor a umidade, cloro, água oxigenada etc. e também não cria limo (ou outros contaminantes) con tanta facilidade, por ser menos poroso.

Um abraço e bons cultivos!
 
Back
Top