Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isso é uma cobweb?

experimenta_dor

Esporo
Cadastrado
10/07/2020
7
2
28
Olá, iniciei minha primeira experimentação de cogus cubensis(por ter lido que é uma das espécies mais fáceis para se começar)...

Adquiri o case já colonizado porque queria ter uma primeira experiência no modo "easy", e achei o modo boloPFTEK um tanto quando complicado em questão de contaminação e manipulação de instrumentos...

Segui o tutorial daquele famoso canal Esporos no Ar e comprei uma caixa transparente com tampa e volume de 60L e 8 furos laterais (4 cada lado) de aproximadamente 1 lápis de diâmetro e fechei com fita microporosa por fora e por dentro...

Inicie o terrario no dia 10/07... queria saber dos mais experientes, esses aglomerados maiores no canto pode ser uma contaminação COBWEB?

Desde o começo do cultivo a humidade dentro do terrario está em 99% e a temperatura sempre oscilando entre 20º e 26º por conta da minha região.

Agradeço previamente a ajuda, e peço que desconsiderem possíveis erros de sessão

Anexos

• 1.jpg
    1.jpg
    152.4 KB · Visualizações: 60
  • 2.jpg
    2.jpg
    130.5 KB · Visualizações: 64
  • 3.jpg
    3.jpg
    199.8 KB · Visualizações: 65
Cobweb definitivamente não é, porém ta estranho isso ai, uma foto mais de perto, com mais detalhes pode ajudar
Como você descreveria? Ta algodoado? Não consigo ver direito na foto

Parece micélio como o @Hasvel falou, mas ta estranho, caiu água no casing? Ta com cheiro ruim ou normal de cogumelos?
Se puder tire uma foto mais de perto pra tentar te ajudar

Upvote 0
O que vc usou para cobrir o substrato colonizado? (parece vermiculita)
Eu jogaria mais uma camadinha de vermiculita esterilizada e daria umas borrifadas de água mineral.

Ah... Como o @Cebolo disse, cheiro é uma boa referência (cheire usando a máscara). Se tiver cheiro de armário pode ser cobweb sim... Mas se o cheiro estiver fresco, é só cogu!
(E se tiver cheiro azedo, contaminação bacteriana... Mas não cresceria nada branquinho em contaminação bacteriana na maioria dos casos.)

Upvote 0
Cobweb definitivamente não é, porém ta estranho isso ai, uma foto mais de perto, com mais detalhes pode ajudar
Como você descreveria? Ta algodoado? Não consigo ver direito na foto

Parece micélio como o @Hasvel falou, mas ta estranho, caiu água no casing? Ta com cheiro ruim ou normal de cogumelos?
Se puder tire uma foto mais de perto pra tentar te ajudar

Hoje tirei uma foto mais aproximada

Aparentemente não está cheirando nada

O que vc usou para cobrir o substrato colonizado? (parece vermiculita)
Eu jogaria mais uma camadinha de vermiculita esterilizada e daria umas borrifadas de água mineral.

Ah... Como o @Cebolo disse, cheiro é uma boa referência (cheire usando a máscara). Se tiver cheiro de armário pode ser cobweb sim... Mas se o cheiro estiver fresco, é só cogu!
(E se tiver cheiro azedo, contaminação bacteriana... Mas não cresceria nada branquinho em contaminação bacteriana na maioria dos casos.)

Isso mesmo vermiculita, aparentemente ele está se desenvolvendo de maneira bem devagar mesmo mantendo a humidade em 99% e trocando o ar 4x por dia

Anexos

• 4.jpg
    4.jpg
    203.7 KB · Visualizações: 41
Upvote 0
Vai dar certo! Se não tá com cheiro de armário, tranquilo!
Aqui não se promove o uso de kits e nem presta-se suporte a eles. Mas já cultivei kits e o micélio dava uma bombada por cima da terra antes de começar a pinar. Onde vc vê esses trecos brancos, é onde provavelmente vai começar a pina. Tá branquinho... Vai secando e dando uma leeeeve amarelada... É como um amadurecimento pré-pinagem. (Alguém me corrija se estiver errado, por favor)

Upvote 0
Vai dar certo! Se não tá com cheiro de armário, tranquilo!
Aqui não se promove o uso de kits e nem presta-se suporte a eles. Mas já cultivei kits e o micélio dava uma bombada por cima da terra antes de começar a pinar. Onde vc vê esses trecos brancos, é onde provavelmente vai começar a pina. Tá branquinho... Vai secando e dando uma leeeeve amarelada... É como um amadurecimento pré-pinagem. (Alguém me corrija se estiver errado, por favor)

Obrigado pelo alivio e pela humildade, eu optei pelo kit justamente pela falta de experiência... Mas se tudo der certo, vou conseguir pegar alguns carimbos dessa frutificação e farei o processo desde o esporo;

Upvote 0
Back