Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolantes térmicos

Aleatorio

Esporo
Cadastrado
05/05/2022
12
3
23
Observei que não tem muita utilização de isolantes térmicos, teria algum motivo para isso? Existe aumento no risco de contaminação?
Por exemplo: Poderia fazer uma caixa para envolver o terrário e diminuir a temperatura, isopor com pva é uma boa alternativa, papel alumínio ajuda a proteger da radiação uv (ibereee), tem outras alternativas mais caras como gesso.
Seria viavél?
 
Caro, Aleatório,
Qual problema você tem em seu cultivo ? Muito frio ? o pessoal faz um esquema de garrafa com termostato de aquario, saca ?
Desconsiderando o fato de que o micélio precisa de respirar e é necessário troca de ar.
O Isopor, PVA e gesso são extremamente porosos e dão abertura para contaminantes.
Qual a sua forma de cultivo ? O seu problema é calor ? A solução é controlar a umidade e ventilação.
um abraço!
 
Última edição:
Bem primeiramente eu não posso dar certeza é uma sugestão e pretendo testar, apesar de ser na verdade uma questão de capital mesmo porque se o cara tem dinheiro para gastar ele vai longe.
Enfim minha ideia seria manter a furação alinha, caso não desse certo poderia investir em ventoinhas, já em estufas maiores seriam necessários exaustores mas ai começa a fugir da realidade, então meu palpite seria investir em um bom jogo de ventoinhas e tentando encaixar um filtro nelas, inclusive algumas estufas de cannabis possui um sistema bem parecido com filtros que até inibem o odor da planta.
Aproveitando que a gente já ta furando o bolso do trabalhador brasileiro, também tem a opção de utilizar pastilhas peltier para o controle de temperatura tanto para mais quanto para menos e com a vantagem de fazer isso sem

Caro, Aleatório,
Qual problema você tem em seu cultivo ? Muito frio ? o pessoal faz um esquema de garrafa com termostato de aquario, saca ?
Desconsiderando o fato de que o micélio precisa de respirar e é necessário troca de ar.
O Isopor, PVA e gesso são extramente porosos e dão abertura para contaminantes.
Qual a sua forma de cultivo ? O seu problema é calor ? A solução é controlar a umidade e ventilação.
um abraço!
Bem na verdade o clima da região em que moro é bem favorável ao cultivo e realmente não existe a necessidade de tanta coisa,

Opa sai errado
É mais coisa de quem não tem oque fazer da vida mesmo, gosto de terrários eternos também e gostaria de fazer uma estufa onde pudesse reproduzir vários climas diferentes independente do exterior.
 
Eu já tentei, como falei, isolar totalmente com lã de vidro e passar o ar com exaustor.
Se tem furação, não fica isolado, se tem entrada de ar do ambiente, não fica isolado.
Todo o trabalho de colocar um material isolante vai embora quando você precisa trocar o ar.

Peltier também não presta.
Tenho um kit inteiro que joguei no lixo aqui.
Muito pouco eficiente, gera muito calor, difícil dissipar, o ambiente é muito mais quente, mesmo em uma litragem pequena já fica inviável.

Mesmo aqueles frigobares que são isolados e utilizando peltier não valem nada, dinheiro no lixo.
Tanto na capacidade de tirar calor quanto na eficiência energética.

Eu vou só criticar? Jamais, vou dar uma ideia também.

A melhor forma é climatizando o ambiente inteiro (ar condicionado), é o que mais funciona, mais fácil, mas mais caro.

Coloca um exaustor dentro do terrário jogando ar pra fora do cômodo, nem problema com esporos você tem.
Tem o mesmo problema da troca de ar e temperatura, mas um condicionador de ar consegue lidar com esse calor.

Na ideia mais econômica, utilizar uma geladeira com compressor, só que a umidade vai fazer aparecer bolor se não limpar direto.
Fazer ela como terrário.
 
Entendi, bem me economizou uma grana.
Cara você poderia dar uma olhada se a sugestão que fiz de terrário funcionária?
 
Back
Top