Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Introduzindo Boletus Edulis no Brasil.

Europis

Primórdia
Cadastrado
01/02/2013
5
22
45
Já que a Amanita Muscaria veio junto com pinheiros de fora, será que trazendo arvores Europeias de regiões onde dá o Boletus Edulis, vulgo porcini, no Brasil, em regioes frias e montanhosas do sul do país, ele pode vingar ? Ouvi dizer que essa espécie é praticamente impossível de ser cultivada, mas me refiro introduzir na natureza.......
 
Dificil dizer @Europis

Imagino que poderia até dar certo a um longo prazo, mas acho que mais que trazer arvores regionais do habitat natural, o ideial seria pesquizar o tipo de arvores que essa especie de boletus pode criar uma relacao micorrizal. Talvez existem especies de arvores no brasil que sejam compativeis com essa especie de boletus(mais provavelmente na vegetacao sul do brasil)

De todos modos é uma tarefa super dificil e requer extrema paciência, pode demorar uns 5, até 10 anos até estabilizar as micorrizas... e é um jogo de sorte tambem. Porque mesmo que você combine a arvore certa com o solo certo e a especie certa e o clima certo, nem sempre é criada uma relacao micorrizal, ou mesmo quando é criada nao necessáriamente dara frutos. As razoes pra isso sao infinitas e na maioria das vezes esta fora da nossa percepcao e entendimento a complexidade e o mecanismo dos fungos.

No mais, cuidado com os ambientalistas micofóbicos ;)
 
Última edição:
Que eu saiba, NENHUMA espécie de boletus existe no Brasil, ou existe ?

Aquele boletus cultivado no Chile qual é ? Acho uma porcaria....usava nos risotos, mas aquilo é extremamente indigesto.....
 
Cara.. tem MUITO boletus no brasil..

Aqui no rio grande do sul é mais fácil achar do que as muscarias.. Não sei exatamente qual é a variedade desses boletus.. mas é espetacular.. Lactarius deliciosus também aparecem com frequência nos pinus por aqui.. Sei de uns locais onde encontra-se todos esses, lactarius, boletus e amanitas, além de rusulas (não comestiveis), entre muitos outros que não identifiquei ainda..

Tem um cara aqui em Garibaldi/RS que tem um pizzaria e também uma pequena plantação de pinus, onde ele coleta os funghi (boletus) para servir em suas próprias pizzas.

Tem locais onde SÓ nasce boletus, mais nada.. Isso deve-se a concorrência por espaço desses fungos. O que percebi é isso.. áreas onde o funghi esta muito bem estabelecido e reina sozinho (na época adequada), áreas onde o lactarius toma conta e áreas onde as amanitas dominam... é um espetaculo!

Abraço!

EDIT: Ahh.. uma outra observação.. eles são ENORMES! Cada um, fresco, deve pesar mais de um quilo quando "adulto".

Teve uma vez que achei uns 20 pinando num pinus de uns 30 anos... O meu erro foi ter retirado a palha decima deles, depois de uns dias quando voltei la tinha um piazinho com um graveto na mão espetando os cogumelos e batendo nas árvores.. destruiu TODOS.. isso num lugar bem turístico da cidade... pelo menos ele contribuiu com a disseminação do fungo, mas me doeu muito ter perdido aquela colheita.. hahaeh
 
Será um boletus?

Parecia uma super folha seca no jardim...
WhatsApp Image 2017-01-09 at 13.31.14.jpeg

Ao pegar percebemos que era um lindo cogumelo
WhatsApp Image 2017-01-09 at 13.31.11.jpeg
O chapeu dele se quebrou e ficou esse corte transversal.
 
Será um boletus?

Parecia uma super folha seca no jardim...
View attachment 97741

Ao pegar percebemos que era um lindo cogumelo
View attachment 97740
O chapeu dele se quebrou e ficou esse corte transversal.

Que árvores tem em volta de onde você achou ele?

Eu nunca vi um pessoalmente mas pelo menos é bem parecido com o que tem nas fotos.

Espalhe bem os esporos desse negócio aí kkkkk
 
Não é Boletus não...

Edit: Pode ser que seja, não tinha visto a segunda foto... se eu visse só ela diria que sim, mas vendo a primeira, toda essa deformação no cogu, não da pra ter certeza.
 
Última edição por um moderador:
Salve pessoal, alguém sabe me dizer se esse é um boletus edulis?
Encontrei ele junto a uma árvore de pinus.
 

Anexos

  • 20200724_095311.jpg
    20200724_095311.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 9
  • 20200724_095258.jpg
    20200724_095258.jpg
    577.5 KB · Visualizações: 9
Salve pessoal, alguém sabe me dizer se esse é um boletus edulis?
Encontrei ele junto a uma árvore de pinus.

Cara, ta parecendo mais um boletus badius, que também é comestível. Os boletus são uns cogus massa de coletar porque não tem muita chance de errar e pegar algum venenosos parecido. O pior que pode acontecer é você pegar um Tylopilus felleus que vai ter gosto ruim mas nem é tóxico.
Da uma olhada nesse guia : http://www.montedoareeiro.com/pdf/sentir_ler/guia_colector_cogumelos.pdf

Não posso falar por você mas eu comeria esse cogu sim kk, já coletei uns boletus 2 anos atrás e é o melhor cogu que já comi, tem uma textura crocante como de uma castanha e o gosto lembra castanha de caju, muito bom.
 
Cara, ta parecendo mais um boletus badius, que também é comestível. Os boletus são uns cogus massa de coletar porque não tem muita chance de errar e pegar algum venenosos parecido. O pior que pode acontecer é você pegar um Tylopilus felleus que vai ter gosto ruim mas nem é tóxico.
Da uma olhada nesse guia : http://www.montedoareeiro.com/pdf/sentir_ler/guia_colector_cogumelos.pdf

Não posso falar por você mas eu comeria esse cogu sim kk, já coletei uns boletus 2 anos atrás e é o melhor cogu que já comi, tem uma textura crocante como de uma castanha e o gosto lembra castanha de caju, muito bom.

Show! Já sequei ele, o cheiro é muito bom mesmo, lembra castanha. Daqui uns dias faço um risoto pra provar.
Muito bom esse guia! Obrigado!
Tinha visto essa notícia faz uns dias.

Acho que até responde a pergunta no início do post de maneira profética rsrs.

Também tinha visto essa notícia esses dias.
Foi depois de ver isso que pensei em procurar nos pinheiros aqui perto de onde moro.
Depois que vi as fotos, me pareceu que já tinha visto eles antes.
 
Back
Top