Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Interação entre Efavirenz e psilocibina

huxley2.0

Primórdia
Cadastrado
04/04/2012
24
25
Olá queridos Teonanacatlers,

Tenho um amigo que usa o medicamento Efavirenz (usado no tratamento para hiv), e ele diz que desde que começou a usá-lo, as experiências com cogumelos são diferentes, menos visuais e menos agradáveis. Li em alguns lugares que o Efavirenz age nos receptores 5HT-2A, os mesmos ativados pelo LSD, psilocibina e outras substâncias psicodélicas.

Alguém aí tem tem alguma experiência parecida com a interação entre Efavirenz e psilocibina que poderia trocar uma ideia? Faz muito tempo que eu estou pesquisando sobre esse tópico e não tenho encontrado nenhuma referência, exceto essa dos receptores, que é uma coisa meio técnica demais e empírica de menos :p
 
posta ae o texto/link que fica mais facil de alguem te ajudar

Sobre o Efavirenz tendo efeitos similares ao LSD ou da psilocibina, só acho textos em inglês: Erowid.org: Erowid Reference 8655 : The HIV antiretroviral drug efavirenz has LSD-like properties : Gatch MB, Gonzalez Maeso J, Huang RQ, Yang W, Kozlenkov A, Nguyen JD, Rice KC, France CP, Dillon GH, Forster MJ, Schetz JA

Basicamente, a dúvida é se todas as pessoas que estão em tratamento com Efavirenz sentem efeitos parecidos quando tomam cogumelos. Não há dúvidas de que o efeito acontece, mas eu imagino que ele seja diferente de uma pessoa que não tem um concentração alta de Efavirenz no sangue constantemente...
 
Última edição por um moderador:
Bom, pelo que eu li do artigo e sobre a atuação da psilocina, (psilocibina vira psilocina rapidamente durante o metabolismo) o que acontece é isso mesmo, o problema está nos receptores 5-ht2a.

O que ocorre é uma tolerância cruzada, o efavirenz atua de maneira análoga(efeito semelhante) à serotonina no receptor em questão, o mesmo ocorre com a psilocina.

O corpo possui mecanismos de auto regulação, por exemplo se você ativa de mais um receptor, seu corpo entraria em colapso se a resposta fosse sempre igual à inicial, então essa resposta começa a diminuir, seja por acabarem os neurotransmissores e sua produção não é tão rápida pra repor, ou até enzimas que degradam estes neurotransmissores.

Os 5-ht2a são induzidos pela serotonina a liberarem outros neurotransmissores e estão com atividade reduzida devido à tolerância causada pelo efavirenz e infelismente é o mesmo sítio de ação principal da psilocina.

Mas pra não ficar só nas coisas ruins, pelo menos não é uma interação que impeça seu amigo de usar, não vai causar efeitos tóxicos, nem riscos à saúde.

Espero ter ajudado. Achei legal a dúvida.
 
Muito obrigado, @Rataiczyk!

Bom saber que a interação entre as duas substâncias não é perigosa. Talvez agora o meu amigo só precise saber que dosagem se adapta melhor ao caso dele.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top