Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inteligência artificial. Alguém mais morrendo de medo?

glittering-high

Esporo
Cadastrado
26/10/2022
11
3
31
Rio de Janeiro
Espero que não tenha problema no post, talvez aqui não seja o lugar mais adequado pra eu chorar minhas mágoas levantar esse tipo de questionamento,
mas nesse momento eu me sinto tão frustrada com o rumo que as coisas têm tomado que senti vontade de desabafar e pq não aqui? Eu não os conheço, vocês não me conhecem então eu não preciso sentir vergonha por ter quebrado por dentro, certo?
Pois bem, sou ilustradora e de repente, toda minha dedicação, todo estudo, a paixão da minha vida já não serve mais pra nada. Minha profissão virou obsoleta e eu, uma futura desempregada. A arte ainda serve pra alguma coisa? Existe luz no fim do túnel?
Mais alguém tão estarrecido quanto eu nesse momento? Sinto como se não houvesse ninguém pra compartilhar do mesmo pânico. Todo mundo parece tão tranquilo e conformado com esse futuro de bosta que eu...eu sei lá..só queria acordar desse pesadelo.
Me recuso a acreditar que Arte -que eu considerava intrínseca ao ser humano- agora é totalmente dispensável. Finalmente os poderosos conseguirão cortar seus custos e aumentar a produtividade. Morte aos artistas. Viva o capitalismo.
 
Eu não acho que é hora de ter medo.
Entendo a preocupação como ilustradora, mas com todo teu conhecimento artístico, ainda tem um lugar guardado, pode usar ela pra produzir e só escolher.
Como se fosse passar para supervisora.

Trabalhos burocráticos são mais fáceis de serem substituídos, como preenchimento de planilhas, sistemas, documentos.
Sendo sincero, eu até acho uma boa coisa se todos os sistemas forem deixados "mais inteligentes".
Seria como uma secretária que faz os pagamentos de contas se sentir desnecessária pela invenção do débito em conta.
Ou atendentes de banco pelos aplicativos de celular.

Eu mesmo troquei de emprego bem recentemente pelo mesmo motivo.
Claro que no meu caso eu troquei porque não gostava realmente do que estava fazendo.
Provavelmente você gosta muito mais.

Imagino que você como ilustradora tenha muito conhecimento, agora poderia até ter mais tempo pra se dedicar em contar histórias completas. Criar a sua própria necessidade de ilustração.
Minha esposa é arquiteta e artista de pintura em óleo. Seria bem fácil imaginar ele sendo substituída pela inteligência artificial. Mas a gente sempre dá um jeito né?
Quando fica difícil de andar, a gente começa a correr. Ficar parado nunca é a melhor opção.

Eu até acredito que seja um sentimento normal ter medo, mudanças que parecem gigantescas, o desconhecido causa isso mesmo.
Eu posso só tentar lutar contra a correnteza, mas será que é o caminho mais sábio?
Não que seja fácil, mas quando a correnteza fica forte, é muito mais fácil aprender a nadar a favor dela.
Igual no procurando Nemo hahaha que as tartarugas pegam a corrente pra ir até algum lugar mais rápido.

Eu comprei de presente uma mesa digitalizadora pra minha esposa, pra ela poder fazer a transição com a tecnologia.

E sendo bem sincero, eu acho que toda essa mudança vai ser benéfica pra todo mundo no final.

A gente pode até gostar de como estava. Mas de você parar pra ver crises, pandemias e guerras... Talvez esses dias já estivessem contados de qualquer forma.
Eu acredito que não seria possível manter tudo como estava e ainda está.
Mudanças são difíceis no começo, mas quando são concluídas que você percebe como foram boas.

Talvez o capitalismo realmente "vença" e poucos fiquem no controle de tudo. Mas eu realmente acho que não será o caso.
Assim como a inteligência artificial tira o emprego de trabalhos menos complexos, bom... Talvez ela faça perceber o quanto CEOS que ficam atrás de cadeiras são dispensáveis.
E acho que eles já perceberam... Trocando open source pra tentar fechar os códigos e tornar mais "exclusivo".

Se for dar tudo errado, você não pode fazer nada.
Se for dar tudo certo, você não precisa de preocupar.

Então aproveitar pra aprender coisas novas é melhor, não?
Afinal, se tudo der errado, você não vai estar sozinha. Muita gente estaria no mesmo barco. Quanto mais gente... Mais pressão.
Se a insatisfação cresce, quem tá no topo que fica com medo.

Uma musiquinha pra animar?
 
A sua concorrência não vai ser com a IA. Vai ser com gente que vai aprender a usar a IA melhor que você.
 
Ps. Eu não sei usar isso aqui direito, mas essa mensagem foi em resposta ao @Texugo kkk. Acho que escrevi no lugar errado. Enfim:

Entendo e respeito seu ponto de vista,
mas tenho muitas ressalvas.
Assim como você eu também sou a favor da inteligência artificial quando bem usada pra resolução de problemas. A IA que me trás medo não é a que tem potencial pra descobrir curas ou qualquer coisa que realmente estejamos precisando. Pelo contrário, é a IA treinada através da coleta obras de vários artistas na internet (que possuem direitos autorais), sem a permissão deles e ainda usa contra os próprios artistas quando colocada como mão de obra muito mais barata e eficiente. Foi criada inicialmente com o pretexto de pesquisa (segundo a própria Laion-5B), mas as corporações por trás do financiamento da mesma pesquisa rapidamente a transformaram num produto comercializado (?)

Infelizmente pouco importa se tá sendo benéfico ou não pra humanidade, mas sim se vai gerar mais lucro.
Sendo sincero, eu até acho uma boa coisa se todos os sistemas forem deixados "mais inteligentes".
Mas vc não acha esquisito que os sistemas fiquem tão inteligentes a ponto de alterar nesse nível a forma que consumimos arte? Eu não quero viver num mundo em que o normal seja consumir artes feitas por...máquinas.
sabe seu livro preferido? Foi uma pessoa real que escreveu. Que possui uma personalidade própria, sentimentos próprios, uma história de vida que só foi vivida por ela e somente ela poderia ter contado aquela história daquele jeito.
Eu simplismente não consigo sentir tesão com uma obra que não teve sequer um processo por trás.

Escutei esses dias que o objeto produzido pelo homem revela o próprio homem. E o produzido pela máquina? Esse é o ponto. A partir de agora passaremos a consumir """"artes"""" IA com toda a sua superficialidade. Sem nenhum valor artístico real. Agora as grandes empresas podem capitalizar e monopolizar toda uma indústria, sacou?

E sendo bem sincero, eu acho que toda essa mudança vai ser benéfica pra todo mundo no final.
Eu queria muito poder acreditar nisso :( mas realmente não consigo ver um futuro legal com tanta gente desempregada assim não

Assim como a inteligência artificial tira o emprego de trabalhos menos complexos,
Não são só empregos menos complexos.
Escritores, dubladores, compositores, os caras da animação, fotógrafos, roteiristas, etc (sabe a greve que tá tendo em Hollywood? Então!)

Então aproveitar pra aprender coisas novas é melhor, não?
Eu acho que é o jeito 🥹🥹🥹

Uma musiquinha pra animar?


Hehehehe amei de verdade.
Obrigada pela resposta, viu 💛
 
Mas vc não acha esquisito que os sistemas fiquem tão inteligentes a ponto de alterar nesse nível a forma que consumimos arte? Eu não quero viver num mundo em que o normal seja consumir artes feitas por...máquinas.

É que aqui eu tenho uma crença um pouco diferente. Eu acredito que nós mesmos somos máquinas.
Começamos como mini robozinhos com a arte rupestre e hoje somos algo mais complexo, com artes que demandam muito conhecimento pra entender.
Assim como o desenvolvimento da I.A demandou de tarefinhas básicas até estar alcançado o nível de hoje.
Pode me achar louco, mas eu vejo ela mais como um irmão mais novo.
Como se fossemos nós ainda antes de criar consciência, na natureza tentando só sobreviver ainda.
Os capitalista que você diz sendo a geração anterior de chimpanzés, tentando tirar proveito do filho com mais capacidade.

Como o @Obb comentou ontem no chat:

No começo ele faria apenas chutes e acertos né? Criaria arte por reprodução, até começar a fazer "chutes educados" em vez de aleatórios. Imagino que nossa história tenha sido assim.
Nós não criamos o universo, provavelmente. Aprendemos a usar ele.
Assim como os macacos aprenderiam a usar o computador com tempo suficiente.

E eu acho que com as devidas ressalvas, nos tornamos algo bonito né?
Assim como o meu livro favorito é bonito. Fico feliz de termos conseguido chegar até isso.

Que possui uma personalidade própria, sentimentos próprios, uma história de vida que só foi vivida por ela e somente ela poderia ter contado aquela história daquele jeito.
Eu concordo, mas também acho que chegamos no limite. A maioria das histórias de vidas já foram vividas.
Quando acontece algo incrível na sua vida, você entra na internet e descobre que pelo menos uns 10 chineses já viveram aquilo e postaram na internet antes de você.
Uma hora acabam as possibilidades de história, não? Você acaba contando a mesma várias vezes, até que todos saibam o final sem nem precisar ler o livro inteiro.
É muito difícil ler algo hoje e pensar: "meu deus, que inovador, nunca ninguém tinha pensado assim".

Aí que eu acho que entra a beleza da I.A, posso pedir pra ela refazer aquele livro que eu adorei de uma forma diferente, a história vai ser a mesma que um humano já fez, mas vou poder ver ela de outros ângulos, sem depender de alguém.

Não são só empregos menos complexos.
Escritores, dubladores, compositores, os caras da animação, fotógrafos, roteiristas, etc (sabe a greve que tá tendo em Hollywood? Então!)
Aqui eu tenho uma opinião divergente.
O pessoal de Hollywood não era pobree não davam chance de ninguém de fora fazer suas próprias histórias. Só quem tinha "Q.I".
Com a I.A, eu mesmo, um desconhecido estou fazendo minha própria história.
Minha voz de pato rouco consigo deixar como de um locutor com a I.A.
Minha falta de talento consigo suprir com I.A.



Esse é o começo da história que estou fazendo sozinho, seria impossível antigamente sem ajuda da tecnologia e agora tenho a possibilidade de fazer apenas por hobby.
Não sei se vai dar dinheiro de alguma forma, se eu fosse procurar um produtor ou coisa assim isso seria importante.
Eu podendo fazer sozinho, posso fazer arte por amor, não por lucro.

No final, ela vai continuar sendo feito por um humano.
Vamos ser bem sinceros, nem todo filme ou toda arte realmente você olha e aprecia.
Pode ser apenas só gosto ou personalidade, mas eu cansei da Hollywood decidindo o que eu e todo mundo tem que assistir.
E sendo ainda mais sincero, eu não ligaria de ter um emprego mais "braçal" se eu pudesse continuar fazendo ela no meu tempo livre.
Todas minhas decisões de emprego foram por dinheiro, pra me sustentar, comprar casa, comida. Agora eu consigo não pensar só nisso, não tenho que me preocupar só em sobreviver.
Apesar de ainda ser importante, já que tudo está subindo de preço e inflacionado, mesmo sem a I.A tomando espaço ainda.

Os ricos vão querer deixar a gente pobre com ou sem ela.
Minha irmã tá fazendo doutorado e recebe menos do que eu, por exemplo.
E ainda é em uma área renomada.
Não faz sentido.
Eu acredito que "ferrados" já estávamos antes mesmo do primeiro modelo de I.A

Enfim, o texto já tá gigante como sempre.
Eu realmente tenho esperança nesse irmão mais novo ou mesmo "filho".

Aliás, tem I.A sendo testada que tem capacidade de 2 radiologistas de interpretar imagens.
AI use in breast cancer screening as good as two radiologists, study finds

Será que isso é ruim porque tiraria o emprego deles?
Ou mesmo fazendo o papel de advogado (mesmo não estando boa pra isso ainda)


Pessoalmente, eu penso assim:
Se você tá em um planeta onde tem tudo, tem comida a vontade, tempo livre o que sobra pra fazer?
Pensar e fazer arte.
Se eu tiver que sofrer perdendo o emprego ou renda pra possibilitar isso um dia pras próximas gerações, eu acharia bem bacana igual.
Se eu for a geração que precisa ser "sacrificada" com desemprego, posso viver com isso.
Faria isso por um filho. Assim como meus avós tiveram uma vida ruim e possibilitaram eu estar mais confortável hoje, em uma cidade que era só mato.
Eles não tinham nenhuma arte pra poder apreciar, só trabalho e trabalho.
Nem TV tinham.

Por isso eu fico tranquilo.
Nós somos humanos afinal, sempre damos um jeito.
Acho muito difícil a I.A ficar na mão de poucos.
Em um mundo analógico é muito mais fácil a elite controlar as massas e deixar a riqueza na mão de poucos, como sempre foi.
Desde Salomão era assim, ele tinha ouro a vontade e desperdiçava comida com mulheres que ele tinha mais de 700, enquanto os pobres passavam fome e assim que acabou o reinado dele.

Sempre tem períodos de "correção" na história.
Eu fico muito feliz de estar vivo hoje para poder observar tudo isso.
Viver tranquilo seria legal, mas ver a evolução é muito mais bonito.
Pode ser que dê errado sim, mas a esperança sempre tá ali.
Poder ser o "turning point" que vai transformar nossa civilização.
 
Back
Top