- 24/11/2005
- 616
- 80
Aproveitando o tema lançado pelo amigo Jah Live a alguns dias, lanço esse tópico (era para ter lançado a algum tempo, mas a hora é agora mesmo).
Vamos lá:
Alguém aqui já teve "contato" com algum tipo de inteligência extra-humana?
Vou dar meu relato de alguns contatos visuais e sensitivos que tive sobre influência de enteógenos e também logo após o uso dos mesmos.
Parece que a caixa de pandora alien se "abre" quando estamos influenciados sobre essas químicas malucas enteogênicas, e/ou logo após seu uso.
SIM, existem outros seres pensantes por essa existência...eu já participei de contatos céticos com isso em minhas perfeitas condições visuais e sensitivas...
E digo pra vocês:
Foi de arrepiar os cabelinhos do escroto.
Eu estou abismado até hoje com esses contatos...não sei explicar nada do que vi e senti em termos verbais/técnicos.
Desde então, confirmei realmente o que já era uma idéia formada:
Somos muito limitamos em relação a ciência e conscientização existencial.
Meu 1º contato foi bem no final de uma trip com o fármaco benflogin (cloridrato de benzidamina), substância alienígena para mim também, porém não aconselhável o uso pelo seu auto poder de destruição ao estômago (pelo menos na forma que é sintetizada hj)
Após ter passado completamente os efeitos, cerca de 8 horas eu olhei para o céu e vi uma "estrela" que piscava em meio as outras estrelas...pensei comigo mesmo: " ...ainda estou sobre os efeitos da droga." Mas não, era longe dos efeitos provocados pela substancia na qual eu havia me familiarizado.
Meu amigo foi buscar um copo de agua na casa dele...eram 5 da manhã.
Eu não tirava o olho desse ponto de luz piscante, até o momento em que eu em uma cena louca, para não se dizer engraçada, aceno para essa "luz"...nesse momento o "ponto" começou a rasgar o céu e um "zig-zag" para baixo...eu fiquei perplexo com isso...e derrepente parou do nada e a luz aumentou como uma estrela de muito mais luminosidade, foi incrível...eu fiquei com muito medo e saí correndo para dentro do cada dele...
Quando o encontrei contei o caso e ele falou que eu ainda estava "doidão", e isso era de se esperar.
Voltando lá para fora o ponto de luz estava lá, porém com uma luminosidade menor...decidimos então ir para praia ver o mar e fumar uma erva.
Eu mostrava para ele mas ele não via nada.
Quando começamos a andar o ponto de luz começou a seguir agente até a praia, eu estava pasmo com aquilo, não parava de comentar com ele sobre essa coisa bizarra, mas ele não via nada e me ridicularizva ao extremo dando muita risada.
Chegando a praia o ponto se estabilizou no céu e o dia foi amanhecendo...eu fui pra casa com aquilo na cabeça e desde então busco seu entendimento.
Eu acredito fielmente que a tecnologia dos tais "Ovnis" é outra...
Longe de ser feita de metais pesados ou qualquer outro material bruto terreno conhecido até então...
O 2º contato se deu com a pérola do Hofmann.
Claramente um objeto aproximou-se de nossas cabeças ( eu e mais um amigo) em um terreno bem grande e com bastante mata virgem na qual eram parte de sua casa.
Um triângulo ao contrário em órbitra de si mesmo, um tipo de funil que rodopiava e que emanava infinitas tonalidades de púrpurea - verde... não tivemos como calcular seu tamanho justamente pela altura e estranheza de seu formato.
Ficamos gritando e apontando o dedo...um motoqueiro passa na rua ao lado e o objeto em questão de frações de segundos se "camufla" como uma estrela...a moto passa e o objeto volta, e começa a flutuar para o lado esquerdo...do nada abre-se meio que um túnel no céu como que aquilo estivesse se transportando por ali para chegar de encontro com nós, e no mesmo momento o clima esfria de sair vapor pela boca e nossos corpos começaram a "borbulhar" por dentro, um sentimento de que alguem ou algo estava penetrando em nosso sangue...isso foi coletivo e na mesma hora comentamos...a percepção visual desse "túnel" foi muito rápida, parece que essa "coisa" veio, deu uma olhada de 1 segundo, e voltou instantaneamente para uma certa altura no céu, mas as sensações físicas duraram alguns segundos....
Tecnologia?
Vixi, até então eu achava que sabia algo em torno dessa palavra segundo explica a nossa ciência.
Mas a real é que deixaria qualquer cientista da Nasa em estado de choque.
Eu fiquei super alarmado, besta com tudo aquilo, querendo uma explicação para isso... O que esse estranho ser/inteligência queria saber ou queria mostrar? Por que se apresentou justamente naquele momento quando estávamos influenciados pela droga, sendo queeu sempre ia na casa desse meu amigo?
Aquilo era algo fora de qualquer entendimento humano...parece que "aquilo" era/é feito de luz....ou segundo meu amigo, pode ser somente um "pequeno espião" por detrás da grande realidade que o cerca.
Esse foi o contato mais forte que tive...já vi muitos pontos de luz cruzarem o céu, em velocidades impressionantes e em outras vezes bem devagar... quase sempre sobre efeitos passageiros de enteógenos.
Lembro muito bem de uma trip que fiz de Ayahuasca + cogumelos esse ano...eu tomei uma surra esse dia...surra física mesmo de pedir pra sair...sensação de relaxamento ao extremo que me incomodou bastante, mas enfim...logo de manha eram umas 6 horas, eu totalmente careta em relação a visuais, uma Luz amarelada passa por cima de minha casa...como se fosse uma super lampada hps em uma velocidade mediana, uns 50km/h....fiquei impressionado com aquilo também...sumiu no horizonte e me deixou ainda mais maluco da cabeça.
Um desabafo:
Como os seres humanos querem ter contato com outros seres do unviverso, com outras formas de vida, se não respeitam nem mesmo sua natureza intríseca planetária?
Como querem chegar a outras estrelas se o planeta está em total desequilíbrio?
Nações inteiras morrendo de fome, enquanto que os governos se preocupam em conquistar mais riquezas.
É inaceitável como é gasto dinheiro com diversão e entretenimento, enquanto muitos de nossa raça morrem sem água e/ou comida...fico muito puto da vida com investimentos para olimpíadas, em estádios de futebol, em museus , etc.
Vocês acham mesmo que seres com inteligencia superior (que conquistaram?) no quesito viagem temporal e entendimento da engrenagem existencial, tratam seus alicerces de vida natural como nós tratamos o nosso planeta?
Estamos longe de fazer um contato mais explícito...a grande massa humanóide não suportaria tal consciência...e como o autor do livro - "Ami - O menino das estrelas", eu tbm compartilho essa idéia: Esses seres não podem afetar diretamente nossa evolução espiritual e material de uma hora pra outra...parece que tem que ir acontecendo aos poucos, conforme nossa capacidade de respeito por todos os seres de sensibilidade, a todas formas de vida...ou então, (se não pricipalmente) pelo fato de que podemos estar prejudicando a ordem funcional do Universo, podemos vir a prejudicar outras formas de vida com nossas armas atômicas, algo assim...acredito que isso pode ser o fator primordial para tais inteligencias virem meter o bedelho por aqui e deixar seus "ensinamentos".
Outra idéia do autor de Ami que comungo é que quando em um planeta os seres conscientes vão para o lado destrutivo, ganancioso, separatista, (Ego-bad?) etc...a inteligencia vai para o outro lado.
O planeta então é destruído pelos próprios habitantes, antes mesmo de conseguirem chegar a outras partes do universo bem como um entendimento profundo da vida, ou seja, quando um planeta é habitado e/ou gera formas de consciencia inferior (maioria dos seres ou minoria com alto poder territorial) os recursos naturais acabam, gerando guerras e destruição em massa provocada pela própria hostilidade da natureza - é um conjunto.
A realidade atual de nosso planeta é que vivemos em um mundo de fronteiras e escravidão para com o mundo natural....
Patriotismo = Fascismo X Nazismo
A ciência perdeu tempo demais com preocupações de segurança territorial.
Ao invés de se preocupar com assuntos pertinentes a existência e ao respeito mútuo a todos os seres vivos. Ela, a dita "ciência", se preocupou demais com guerras/segurança monetária.
Hoje a ciência está mudando graças a alguns poucos cientistas. Mas como todos sabemos, parece que o planeta não vai aguentar esperar muito mais tempo.
Temos que tomar atitudes mais rígidas, encarar os fatos como devem ser encarados.
Um chacoalhão na mente humana é necessário para ontem.
Somos ainda selvagens... macacos-semi-evoluidos providos de um pouco de inteligencia artificial.
Nossa realidade atual é embasada no modo de vida de animais irracionais - territorialistas, dominadores, carnívoros, etc...
A própria natureza dos primatas da qual surgimos é territorial...machista - o grande macho alfa dominador.
O patriarcado é uma doença herdada do mundo irracional do qual surgimos/evoluímos.
Algum dia teríamos que abandonar essa idéia de dominação...mas não foi o que ocorreu.
E por que?
Será esse planeta semi-evoluído no que diz respeito a seres que detém a consciência de si mesmo nesse vasto universo?
Será que existe uma "casta" de evolução?
Eu não sei...mas desconfio que sim.
Eu gosto muito de uma frase do Osho que diz mais ou menos assim:
"Conhecemos o verdadeiro somente através do falso; Dificilmente conhecemos o verdadeiro por ele mesmo..."
São poucos os seres humanos que já nascem dotados de uma "compaixão universal", que são "mais fortes" que a cultura/crença que os cerca; ou que não precisam passar por algum tipo de "inferno" para se chegar ao "céu". Suas personas já vem formadas...as personalidades que a sociedade os impõem nem mesmo faz cosquinha em suas mentes...
Agora eu pego pesado:
Escravizamos a natureza a nossa volta só pela gozolândia mesmo.
Não adianta nada falar em consciencia planetária, amor ao próximo, auto-sustentabilidade, e blá blá blá, enquanto estivermos matando/escravizando nossos antepassados de sangue - nossos animais sensitivos, nossas florestas, nossos oceanos e rios.
Isso é um estupro MESMO a nossa própria origem carnal/sensível - um estupro a nossa própria evolução de seres conscientes de si mesmos.
E agora para os ativistas das industrias da carne, ovo e leite - vai um aviso:
Vocês estão aliciando a morte e/ou a escravidão de formas de vida sensíveis como nós, simplesmente pelo sabor a proteína cozida e/ou crua temperada.
Isso é muito feio, vai contra nossa possibilidade de Amor/Amar - vai contra nossa capacidade de dicernimento do que é bom ou ruim para com os outros seres que sentem dor - tanto física, quanto emocional.
Estão aliciando ainda mais a destruição do planeta, a destruição do lar de seus futuros filhos, assim como ferrando com vossas genéticas, pelo simples fato desses alimentos conterem várias químicas medicamentosas e hormonais - é justamente o que está fazendo essa enorme demoníaca indústria alimentícia.
Estão aliciando a selvageria primitiva dominadora.
Isso se dá ao termo " especismo" - uma forma de nazismo em cima dos animais.
" De modo similar ao sexismo e ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, de qualquer que seja a espécie os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo
Agora pergunto:
Quem aqui, sob uma pequena gama de consciência enteógena ou estado alterado de percepção seria capaz de matar um animal para se alimentar sendo que alimentos saudáveis e suculentos estão disponíveis logo ao lado?
É tão besta a resposta que chega ser ridícula a pergunta.
Esse papinho de evolução primata graças ao consumo de carne, necessidades fisiologicas, etc.. não cola mais viu...isso para mim é só mais um clichê pagão.
Sou um pregador, não é mesmo?
Sim, é MESMO.
"...
Monkey, killing monkey, killing monkey
Over pieces of the ground.
Silly monkeys give them thumbs,
They make a club
And beat their brother... down.
How they survived so misguided is a mystery.
Repugnant is a creature who would squander the ability
to lift an eye to heaven conscious of his fleeting time here
Gotta divide it all right in two
..."
O Exu e a prostituta sou eu também.
Agora podem jogar as pedras!
---------------------------------------------------------------------
Livro recomendado para adultos e crianças:
http://www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Ami_O_Menino_das_Estrelas_Enrique_Barrios.pdf
Vamos lá:
Alguém aqui já teve "contato" com algum tipo de inteligência extra-humana?
Vou dar meu relato de alguns contatos visuais e sensitivos que tive sobre influência de enteógenos e também logo após o uso dos mesmos.
Parece que a caixa de pandora alien se "abre" quando estamos influenciados sobre essas químicas malucas enteogênicas, e/ou logo após seu uso.
SIM, existem outros seres pensantes por essa existência...eu já participei de contatos céticos com isso em minhas perfeitas condições visuais e sensitivas...
E digo pra vocês:
Foi de arrepiar os cabelinhos do escroto.
Eu estou abismado até hoje com esses contatos...não sei explicar nada do que vi e senti em termos verbais/técnicos.
Desde então, confirmei realmente o que já era uma idéia formada:
Somos muito limitamos em relação a ciência e conscientização existencial.
Meu 1º contato foi bem no final de uma trip com o fármaco benflogin (cloridrato de benzidamina), substância alienígena para mim também, porém não aconselhável o uso pelo seu auto poder de destruição ao estômago (pelo menos na forma que é sintetizada hj)
Após ter passado completamente os efeitos, cerca de 8 horas eu olhei para o céu e vi uma "estrela" que piscava em meio as outras estrelas...pensei comigo mesmo: " ...ainda estou sobre os efeitos da droga." Mas não, era longe dos efeitos provocados pela substancia na qual eu havia me familiarizado.
Meu amigo foi buscar um copo de agua na casa dele...eram 5 da manhã.
Eu não tirava o olho desse ponto de luz piscante, até o momento em que eu em uma cena louca, para não se dizer engraçada, aceno para essa "luz"...nesse momento o "ponto" começou a rasgar o céu e um "zig-zag" para baixo...eu fiquei perplexo com isso...e derrepente parou do nada e a luz aumentou como uma estrela de muito mais luminosidade, foi incrível...eu fiquei com muito medo e saí correndo para dentro do cada dele...
Quando o encontrei contei o caso e ele falou que eu ainda estava "doidão", e isso era de se esperar.
Voltando lá para fora o ponto de luz estava lá, porém com uma luminosidade menor...decidimos então ir para praia ver o mar e fumar uma erva.
Eu mostrava para ele mas ele não via nada.
Quando começamos a andar o ponto de luz começou a seguir agente até a praia, eu estava pasmo com aquilo, não parava de comentar com ele sobre essa coisa bizarra, mas ele não via nada e me ridicularizva ao extremo dando muita risada.
Chegando a praia o ponto se estabilizou no céu e o dia foi amanhecendo...eu fui pra casa com aquilo na cabeça e desde então busco seu entendimento.
Eu acredito fielmente que a tecnologia dos tais "Ovnis" é outra...
Longe de ser feita de metais pesados ou qualquer outro material bruto terreno conhecido até então...
O 2º contato se deu com a pérola do Hofmann.
Claramente um objeto aproximou-se de nossas cabeças ( eu e mais um amigo) em um terreno bem grande e com bastante mata virgem na qual eram parte de sua casa.
Um triângulo ao contrário em órbitra de si mesmo, um tipo de funil que rodopiava e que emanava infinitas tonalidades de púrpurea - verde... não tivemos como calcular seu tamanho justamente pela altura e estranheza de seu formato.
Ficamos gritando e apontando o dedo...um motoqueiro passa na rua ao lado e o objeto em questão de frações de segundos se "camufla" como uma estrela...a moto passa e o objeto volta, e começa a flutuar para o lado esquerdo...do nada abre-se meio que um túnel no céu como que aquilo estivesse se transportando por ali para chegar de encontro com nós, e no mesmo momento o clima esfria de sair vapor pela boca e nossos corpos começaram a "borbulhar" por dentro, um sentimento de que alguem ou algo estava penetrando em nosso sangue...isso foi coletivo e na mesma hora comentamos...a percepção visual desse "túnel" foi muito rápida, parece que essa "coisa" veio, deu uma olhada de 1 segundo, e voltou instantaneamente para uma certa altura no céu, mas as sensações físicas duraram alguns segundos....
Tecnologia?
Vixi, até então eu achava que sabia algo em torno dessa palavra segundo explica a nossa ciência.
Mas a real é que deixaria qualquer cientista da Nasa em estado de choque.
Eu fiquei super alarmado, besta com tudo aquilo, querendo uma explicação para isso... O que esse estranho ser/inteligência queria saber ou queria mostrar? Por que se apresentou justamente naquele momento quando estávamos influenciados pela droga, sendo queeu sempre ia na casa desse meu amigo?
Aquilo era algo fora de qualquer entendimento humano...parece que "aquilo" era/é feito de luz....ou segundo meu amigo, pode ser somente um "pequeno espião" por detrás da grande realidade que o cerca.
Esse foi o contato mais forte que tive...já vi muitos pontos de luz cruzarem o céu, em velocidades impressionantes e em outras vezes bem devagar... quase sempre sobre efeitos passageiros de enteógenos.
Lembro muito bem de uma trip que fiz de Ayahuasca + cogumelos esse ano...eu tomei uma surra esse dia...surra física mesmo de pedir pra sair...sensação de relaxamento ao extremo que me incomodou bastante, mas enfim...logo de manha eram umas 6 horas, eu totalmente careta em relação a visuais, uma Luz amarelada passa por cima de minha casa...como se fosse uma super lampada hps em uma velocidade mediana, uns 50km/h....fiquei impressionado com aquilo também...sumiu no horizonte e me deixou ainda mais maluco da cabeça.
Um desabafo:
Como os seres humanos querem ter contato com outros seres do unviverso, com outras formas de vida, se não respeitam nem mesmo sua natureza intríseca planetária?
Como querem chegar a outras estrelas se o planeta está em total desequilíbrio?
Nações inteiras morrendo de fome, enquanto que os governos se preocupam em conquistar mais riquezas.
É inaceitável como é gasto dinheiro com diversão e entretenimento, enquanto muitos de nossa raça morrem sem água e/ou comida...fico muito puto da vida com investimentos para olimpíadas, em estádios de futebol, em museus , etc.
Vocês acham mesmo que seres com inteligencia superior (que conquistaram?) no quesito viagem temporal e entendimento da engrenagem existencial, tratam seus alicerces de vida natural como nós tratamos o nosso planeta?
Estamos longe de fazer um contato mais explícito...a grande massa humanóide não suportaria tal consciência...e como o autor do livro - "Ami - O menino das estrelas", eu tbm compartilho essa idéia: Esses seres não podem afetar diretamente nossa evolução espiritual e material de uma hora pra outra...parece que tem que ir acontecendo aos poucos, conforme nossa capacidade de respeito por todos os seres de sensibilidade, a todas formas de vida...ou então, (se não pricipalmente) pelo fato de que podemos estar prejudicando a ordem funcional do Universo, podemos vir a prejudicar outras formas de vida com nossas armas atômicas, algo assim...acredito que isso pode ser o fator primordial para tais inteligencias virem meter o bedelho por aqui e deixar seus "ensinamentos".
Outra idéia do autor de Ami que comungo é que quando em um planeta os seres conscientes vão para o lado destrutivo, ganancioso, separatista, (Ego-bad?) etc...a inteligencia vai para o outro lado.
O planeta então é destruído pelos próprios habitantes, antes mesmo de conseguirem chegar a outras partes do universo bem como um entendimento profundo da vida, ou seja, quando um planeta é habitado e/ou gera formas de consciencia inferior (maioria dos seres ou minoria com alto poder territorial) os recursos naturais acabam, gerando guerras e destruição em massa provocada pela própria hostilidade da natureza - é um conjunto.
A realidade atual de nosso planeta é que vivemos em um mundo de fronteiras e escravidão para com o mundo natural....
Patriotismo = Fascismo X Nazismo
A ciência perdeu tempo demais com preocupações de segurança territorial.
Ao invés de se preocupar com assuntos pertinentes a existência e ao respeito mútuo a todos os seres vivos. Ela, a dita "ciência", se preocupou demais com guerras/segurança monetária.
Hoje a ciência está mudando graças a alguns poucos cientistas. Mas como todos sabemos, parece que o planeta não vai aguentar esperar muito mais tempo.
Temos que tomar atitudes mais rígidas, encarar os fatos como devem ser encarados.
Um chacoalhão na mente humana é necessário para ontem.
Somos ainda selvagens... macacos-semi-evoluidos providos de um pouco de inteligencia artificial.
Nossa realidade atual é embasada no modo de vida de animais irracionais - territorialistas, dominadores, carnívoros, etc...
A própria natureza dos primatas da qual surgimos é territorial...machista - o grande macho alfa dominador.
O patriarcado é uma doença herdada do mundo irracional do qual surgimos/evoluímos.
Algum dia teríamos que abandonar essa idéia de dominação...mas não foi o que ocorreu.
E por que?
Será esse planeta semi-evoluído no que diz respeito a seres que detém a consciência de si mesmo nesse vasto universo?
Será que existe uma "casta" de evolução?
Eu não sei...mas desconfio que sim.
Eu gosto muito de uma frase do Osho que diz mais ou menos assim:
"Conhecemos o verdadeiro somente através do falso; Dificilmente conhecemos o verdadeiro por ele mesmo..."
São poucos os seres humanos que já nascem dotados de uma "compaixão universal", que são "mais fortes" que a cultura/crença que os cerca; ou que não precisam passar por algum tipo de "inferno" para se chegar ao "céu". Suas personas já vem formadas...as personalidades que a sociedade os impõem nem mesmo faz cosquinha em suas mentes...
Agora eu pego pesado:
Escravizamos a natureza a nossa volta só pela gozolândia mesmo.
Não adianta nada falar em consciencia planetária, amor ao próximo, auto-sustentabilidade, e blá blá blá, enquanto estivermos matando/escravizando nossos antepassados de sangue - nossos animais sensitivos, nossas florestas, nossos oceanos e rios.
Isso é um estupro MESMO a nossa própria origem carnal/sensível - um estupro a nossa própria evolução de seres conscientes de si mesmos.
E agora para os ativistas das industrias da carne, ovo e leite - vai um aviso:
Vocês estão aliciando a morte e/ou a escravidão de formas de vida sensíveis como nós, simplesmente pelo sabor a proteína cozida e/ou crua temperada.
Isso é muito feio, vai contra nossa possibilidade de Amor/Amar - vai contra nossa capacidade de dicernimento do que é bom ou ruim para com os outros seres que sentem dor - tanto física, quanto emocional.
Estão aliciando ainda mais a destruição do planeta, a destruição do lar de seus futuros filhos, assim como ferrando com vossas genéticas, pelo simples fato desses alimentos conterem várias químicas medicamentosas e hormonais - é justamente o que está fazendo essa enorme demoníaca indústria alimentícia.
Estão aliciando a selvageria primitiva dominadora.
Isso se dá ao termo " especismo" - uma forma de nazismo em cima dos animais.
" De modo similar ao sexismo e ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, de qualquer que seja a espécie os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo
Agora pergunto:
Quem aqui, sob uma pequena gama de consciência enteógena ou estado alterado de percepção seria capaz de matar um animal para se alimentar sendo que alimentos saudáveis e suculentos estão disponíveis logo ao lado?
É tão besta a resposta que chega ser ridícula a pergunta.
Esse papinho de evolução primata graças ao consumo de carne, necessidades fisiologicas, etc.. não cola mais viu...isso para mim é só mais um clichê pagão.
Sou um pregador, não é mesmo?
Sim, é MESMO.
"...
Monkey, killing monkey, killing monkey
Over pieces of the ground.
Silly monkeys give them thumbs,
They make a club
And beat their brother... down.
How they survived so misguided is a mystery.
Repugnant is a creature who would squander the ability
to lift an eye to heaven conscious of his fleeting time here
Gotta divide it all right in two
..."
O Exu e a prostituta sou eu também.
Agora podem jogar as pedras!
---------------------------------------------------------------------
Livro recomendado para adultos e crianças:
http://www.luzdegaia.org/downloads/livros/diversos/Ami_O_Menino_das_Estrelas_Enrique_Barrios.pdf