Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inoculação de bostas

Tomasujo

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/01/2008
19
70
Rio Grande do Sul
Oi, e ae?

To pensando em inocular esporos de cubensis nas bostas de algum dos pastos aqui dos arredores, pois quando as condições são favoráveis pode-se observar algumas espécies de cogumelos saindo dos dejetos, mas nunca encontrei cubensis.

Eu já falei disso aqui no CM (do pasto com vários cogus não-comestíveis), e cheguei à conclusão de que os mágicos não aparecem ou por causa do relevo (moro nos confins da serra gaúcha) ou por causa da dieta dos bovinos.

Se for o primeiro caso, inocular várias bostas poderia, no mínimo, aumentar bastante a chance de aparecerem cubensis.

Então, alguém sabe qual seriam as condições climáticas ideais para a inoculação, e quais seriam as bostas ideais?

Obrigado, fiquem na paz.


PS.: Eu tava em dúvida quanto a onde postar esse tópico, como se refere a cogumelos "selvagens", pus aqui mesmo.
 
Up :|


Mais uma coisa, será possivel fazer um cultivo normal mas usando dejeto puro no lugar do substrato?

Caso ninguem saiba responder, alguem poste pelo menos uma opinião pessoal, por favor...

Valeu, fiquem na paz.
 
Ae bicho!

A chance de sucesso assim é infima,
Tu deve levar em consideração que o esterco ja pode ter sido colonizado por outro fungo, ai sem chance.

É melhor pasteurizar, procure na biblioteca.
 
tomasujo, eai...

Então, você deve observar as questões de temperatura também, não conheço aí onde tu mora, mas deve ser frio pacas né.
Quanto a inocular no esterco, acho que o Shredder tem razão, pq eu cultivo no esterco sim, mas eu caço os estercos que estão nascendo os Cogus, já colonizados pelo micélio, vou guardando eles secos, daí funciona bem, mas não sei quanto a pegar estercos a partir do zero.
Realmente acho que não rola fácil não. Mas se a vontade for grande, Você tenta da seguinte forma:

Procure estercos que não estejam com nenhum tipo de micélio ou cogumelos formados. Deve haver um jeito de secá-los aí no RS né, então seque-os como quem vai guardar para usar em outra época. Tipo eu seco sem curtir o esterco, sem amontoar.
Depois você pode inocular os esporos em um substrato mais estéril, tipo estes mesmos que o pessoal relata por aqui no CM. Espera o micélio tomar conta de tudo.
Depois você escolhe um canto onde possa fazer a sua produção em larga escala. Espalha os estercos no local, não inteiros, procure quebra-los e umidece-los antes.
Pegue os substrato já colonizado e procure espalhar pedaços entre os estercos que você espalhou, por baixo. Talvez, com este micélio já formado você consiga fazer com que os Psilos tenham vantagem competitiva e colonizem o esterco.

Como eu disse, já fiz muitos cultivos na sombra de uma mangueira que tenho no quintal, em pleno verão nordestino e dá certo, mas sempre com estercos já colonizados que eu seleciono no começo da primavera, uso sistema de micro aspersão para manter a umidade e mais nada. Funciona 1000%, mas a temperatura média anual aqui é bastante amena, 28° a 30° C, no verão 34°, inverno 24°, 26°. A humidade relativa do ar, como moro próximo ao litoral é sempre alta, enfim... Tem que ver um bocado de coisa assim. As regiões do litoral nordestino são perfeitas para o cultivo de Cubs ao ar livre sem complicação. Isto aliado ao fato do micro-clima formado no local do cultivo, devido à sombra e a micro aspersão.

Não sei se entendeu o que eu tentei explicar, espero que te ajude, mas francamente acho difícil com o esterco a partir do zero.

Paz e Saúde.
cacto
 
eu trouxe cocô a mais quando fui fazer pasteurização, e fiz o mesmo: joguei no jardim, raspei um resto de carimbo (sem assepsia nem nada, tudo xuxa) e ainda joguei tecido vivo. Observo crescimento micelial normal, e sem nenhum tipo de correção de ph, regando com água da torneira, exposto a chuva e sol...

se fosse difícil um esporo colonizar um cocô no pasto, não teríamos cogumelos abundantemente como temos.

MAS como estamos também falando em cultivo, seria mais fácil mesmo jogar tecido vivo em um cocô curtido, com o ph balanceado e pasteurizado.
 
É, certamente usando spawn é chance de sucesso é muito maior.
Menos tempo para algum tipo de contaminação pegar.

Tenho 2 cultivos out que estão a 2 meses na mesma, nada de cogus!
Simplesmente cavei joguei o esterco misturei o spawn e cobri com mais esterco.

Tive sucesso só 1 vez, mas mesmo assim acabou contaminando e achei melhor não consumir, segue a foto:

indisp.png
 
E ai pessoal, tudo certo??

Cara, é capaz de dar certo sim é capaz de dar muito certo e vc acabar com todas as raças de cogumelos que existem lá e ficar só cubensis!!
Vide a experiencia de um usuario a umtempo atrás que levou uma raça pra um local e essa raça (não me lembro qual agora) dominou todo o ambiente!

Mas ai que está o problema, será que não afetará o ecossistema local, não trará algum desequilibrio pra alguma especie de inseto ou coisa que o valha....as vacas podem comer e ficarem doidonas!!!hahaha
È só uma idéia, mas pode acontecer.......cultive em casa e seja feliz!

grande abraço a todos!
Victor
 
Teve alguem aqui do fórum que que
sabendo que tinham pastos ativos na
região dele, ao encontrar um que não dava
nada, ele hidratou um print em uma pet 2L,
depois foi ao pasto e "regou" o esterco...

Um bom tempo depois ao voltar lá, colheu
aproximadamente meio quilo de PCs.
:eek:

Se na tua terra fizer calor o sulficiente no
verão rola sim!

Abraços, boa sorte!
 
Nussa, qta ajuda :D

Então, vou tentar usar esse método de "regar" os bolos, e já aproveito e levo uns 3 ou 4 para regar e deixar em casa.

Quanto a afetar o ecossistema local, acho pouco provável, pois ja andei em pastos onde se viam cubensis por todos os lados (mas não pude colher nenhum :(, mente fechada sux), e mesmo assim havia outras espécies de cogus mesmo saindo das bostas...
E mesmo afetando, não acho que vá fazer grande diferença, no máximo talvez afetar uma outra espécie de fungo. E se os esporos não chegam aqui porcausa da serra, essa mudança não deve se espalhar muito...

Só vou me informar melhor sobre os carimbos e tal, e se obter resultados eu respondo nesse mesmo tópico.


Valeu mesmo por toda a ajuda, paz!!
 
Só que se essa chuvarada toda
não párar não vai nascer nada
:/ , Logo acaba o verão aí volta
a fazer frio... não sei a que
temperatura o micélio morre, mas
mesmo que não morrer, também
não frutifica... :/

Boa sorte!
 
Back
Top