Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Iniciante no cultivo! Muitas dúvidas!

PeixeRei

Esporo
Cadastrado
04/07/2019
4
3
26
Bom dia galera, tudo bem?

Sou iniciante no cultivo de cubensis, já cultivei diversos tipos de plantas e cannabis, porém nunca achei que fosse acabar caindo no reino fungi.

Tive minha primeira experiência com cogumelos a mais de um ano, comprei secos da internet e tomei algumas gramas com amigos, e infelizmente não bateu muito. Algumas semanas atrás tive a oportunidade de experimentar cogumelos frescos, e dessa vez a experiência foi muito diferente, tive sensações muito boas e acabei ficando curioso com a possibilidade de cultivar em casa. Li uma montanha de conteúdos sobre o cultivo na internet e fiz um planejamento de como poderia cultivar. Como ainda não realizei a compra de todos os materiais, queria algumas dicas caso esteja fazendo alguma coisa errada.

Quero montar um terrário e incubadora da mesma forma que o canal "Esporos no Ar" mostra no youtube, com aquecedor de aquario e borbulhador, a diferença é que pretendo usar duas caixas, uma menor e outra maior, de forma que criando duas "atmosferas", a da caixa menor sendo o terrário propriamente dito, e a da caixa maior cobrindo ela, formando uma camada de ar entre o terrário e o ambiente externo, porque aqui na minha região é muito frio(menos de 10°) e também pra ficar "stealth" no quarto.

kit-caixa-organizadora-35l-caixa-20l-251660452-D_NQ_NP_617161-MLB31296678375_072019-F.jpg Caixa transparente de 20L(terrário) vai dentro da caixa preta de 35L. Vou colocar uma lampada de led 5w( futuramente uma fita led) fixada na caixa preta 12/12h pra iluminar a transparente dentro.


Primeiro pretendo fazer os bolos de PF TEK com arroz integral moído e vemiculita esterilizados na pp pra conseguir meus primeiros cogus e fazer meu próprio carimbo de esporos, porque tenho um pouco de desconfiança da seringa de esporos que achei na net. Inclusive não achei nenhum subforum de doações (só citações perdidas) =/ .

Depois de usar os carimbos pra fazer as seringas, quero fazer uma inoculação grain to grain da mesma forma que esse cara ensina no youtube, só que em vez de usar centeio(rye) vou usar arroz integral inteiro:


pra depois disso passar pra fazer os bulk's, ai entre minha principal pergunta, achei na net um substrato pronto com a seguinte composição: 85% Casca e Pinus compostada/ 10% Vermiculita, 5% Cascas carbonizadas (Arroz e Pinus) aditivado com NPK. Não vi nenhum tópico falando de usar casca de pinus, muito menos aditivado com npk. Pensei em talvez adicionar mais vermiculita na mistura pra dar uma equilibrada, e depois pasteurizar com "bucket tek", que é basicamente jogar agua fervendo no substrato dentro de um balde e mexer pelo que eu entendi. Eu também tenho acesso a esterco de cavalo, mas li que tem que pasteurizar por um tempão (baita mão), se não contamina muito fácil.

Enfim, se alguém leu até aqui e puder passar algumas dicas já ajuda muito. VLW!
 
Bem vindo, sugiro que leia:
Estava bem fácil achar sobre o compartilhando e trocando.

Quero montar um terrário e incubadora da mesma forma que o canal "Esporos no Ar" mostra no youtube, com aquecedor de aquario e borbulhador, a diferença é que pretendo usar duas caixas, uma menor e outra maior, de forma que criando duas "atmosferas", a da caixa menor sendo o terrário propriamente dito, e a da caixa maior cobrindo ela, formando uma camada de ar entre o terrário e o ambiente externo, porque aqui na minha região é muito frio(menos de 10°) e também pra ficar "stealth" no quarto.

E essa camada de ar entre as caixas não vai prejudicar as trocas gasosas?

Caixa transparente de 20L(terrário) vai dentro da caixa preta de 35L. Vou colocar uma lampada de led 5w( futuramente uma fita led) fixada na caixa preta 12/12h pra iluminar a transparente dentro.

Eu utilizo uma de 29l e pretendo trocar por uma maior o mais rápido possível, com 20 litros você não vai conseguir acomodar muitos bolos e dependendo a altura vai prejudicar o desenvolvimento dos frutos.

Depois de usar os carimbos pra fazer as seringas, quero fazer uma inoculação grain to grain da mesma forma que esse cara ensina no youtube, só que em vez de usar centeio(rye) vou usar arroz integral inteiro:

Tem bastante diários ou guias de como fazer grain to grain aqui no fórum, o mais indicado seria com milho.

pra depois disso passar pra fazer os bulk's, ai entre minha principal pergunta, achei na net um substrato pronto com a seguinte composição: 85% Casca e Pinus compostada/ 10% Vermiculita, 5% Cascas carbonizadas (Arroz e Pinus) aditivado com NPK. Não vi nenhum tópico falando de usar casca de pinus, muito menos aditivado com npk. Pensei em talvez adicionar mais vermiculita na mistura pra dar uma equilibrada, e depois pasteurizar com "bucket tek", que é basicamente jogar agua fervendo no substrato dentro de um balde e mexer pelo que eu entendi. Eu também tenho acesso a esterco de cavalo, mas li que tem que pasteurizar por um tempão (baita mão), se não contamina muito fácil.

Vá com calma, nem carimbo tirou ainda e já está querendo modificar uma receita que viu perdida na internet.
A magia do cultivo e imprescindível para um novato. Ela também traz prazer - não é apenas o aprendizado e psicodelia da psilo, mas todo o contato e a relação que se cria com sua "fazenda".
Se você pretende comprar tudo pronto pela facilidade, então talvez deva repensar se realmente quer cultivar ou apenas obter cogumelos.
Praticamente todo bulk você vai precisar pasteurizar para ter sucesso, também é importante ter o termômetro.
Já tem vários guias aqui, sugiro que siga e tenha bons rendimentos para depois pensar em modificar alguns parâmetros.
Não pense apenas em ter um rendimento monstruoso, até porque as viagens só são completas se utilizar esporadicamente.

Não tenho nenhuma dica especifica sobre cultivo para dar no momento, acredito que primeiro deva seguir os tutoriais, caso apareça alguma duvida estarei pronto para auxiliar no que conseguir.
Mas tente usar o search primeiro, são poucas perguntas de iniciantes que já não foram respondidas aqui.
Minha unica dica seria pensar o motivo que deseja cultivar cogumelos (não precisa me dizer ou pra ninguém)
E se deseja gastar tempo e paciência com o micélio, pois para ter um bom projeto é necessário bastante leitura ou muitas tentativas.

------
Edit:
A, esqueci de uma coisa.
Leia a parte de relato das experiencias no fórum, pode te ajudar a entender melhor algumas coisas.
 
Bem vindo, sugiro que leia:
Estava bem fácil achar sobre o compartilhando e trocando.



E essa camada de ar entre as caixas não vai prejudicar as trocas gasosas?



Eu utilizo uma de 29l e pretendo trocar por uma maior o mais rápido possível, com 20 litros você não vai conseguir acomodar muitos bolos e dependendo a altura vai prejudicar o desenvolvimento dos frutos.



Tem bastante diários ou guias de como fazer grain to grain aqui no fórum, o mais indicado seria com milho.



Vá com calma, nem carimbo tirou ainda e já está querendo modificar uma receita que viu perdida na internet.
A magia do cultivo e imprescindível para um novato. Ela também traz prazer - não é apenas o aprendizado e psicodelia da psilo, mas todo o contato e a relação que se cria com sua "fazenda".
Se você pretende comprar tudo pronto pela facilidade, então talvez deva repensar se realmente quer cultivar ou apenas obter cogumelos.
Praticamente todo bulk você vai precisar pasteurizar para ter sucesso, também é importante ter o termômetro.
Já tem vários guias aqui, sugiro que siga e tenha bons rendimentos para depois pensar em modificar alguns parâmetros.
Não pense apenas em ter um rendimento monstruoso, até porque as viagens só são completas se utilizar esporadicamente.

Não tenho nenhuma dica especifica sobre cultivo para dar no momento, acredito que primeiro deva seguir os tutoriais, caso apareça alguma duvida estarei pronto para auxiliar no que conseguir.
Mas tente usar o search primeiro, são poucas perguntas de iniciantes que já não foram respondidas aqui.
Minha unica dica seria pensar o motivo que deseja cultivar cogumelos (não precisa me dizer ou pra ninguém)
E se deseja gastar tempo e paciência com o micélio, pois para ter um bom projeto é necessário bastante leitura ou muitas tentativas.

------
Edit:
A, esqueci de uma coisa.
Leia a parte de relato das experiencias no fórum, pode te ajudar a entender melhor algumas coisas.

Li bem as regras do compartilhando e trocando e entendi, descuido meu!

Talvez eu tenha parecido um pouco apressado, realmente são muitos passos pra pensar de uma vez só, ainda tenho muita coisa ai pela frente pra ler e testar, vou tentar ir um pouco mais devagar. A maior parte das experiencias que eu li foram do Erowid, mas vou aproveitar pra dar uma boa lida nas experiencias aqui do forum.

E essa camada de ar entre as caixas não vai prejudicar as trocas gasosas?
pretendo deixar o compressor de ar fora das duas caixas, ligado com uma mangueira até o terrário(caixa menor). Vou fazer alguns furos pequenos na caixa preta cobertos com fita microporosa pro ar ter por onde sair por pressão positiva de dentro do sistema, então vai ter uma pequena circulação de ar (em teoria).

:)Obrigado pelas dicas, vou seguir as recomendações.
 
Legal as dicas. Eu tivemeu primeiro flush a dois dias e degustei dos cubensis frescos e não fizeram efeito algum. Estou cultivando minha primeira 'safra' com a strain 'thai pink buffalo'.
Até agora eu não senti diferença nenhuma. estou secando os cubensis e vou testar de novo em algumas horas mas eu acredito que tem diferença entre 'frescos e secos' pois ingeri vários frescos e não senti praticamente nada de diferente.
 
Legal as dicas. Eu tivemeu primeiro flush a dois dias e degustei dos cubensis frescos e não fizeram efeito algum. Estou cultivando minha primeira 'safra' com a strain 'thai pink buffalo'.
Até agora eu não senti diferença nenhuma. estou secando os cubensis e vou testar de novo em algumas horas mas eu acredito que tem diferença entre 'frescos e secos' pois ingeri vários frescos e não senti praticamente nada de diferente.

Depende de como foi sua "degustação", comeu puro ou fez chá?
Quando são frescos, como o volume é maior, é preciso mastigar mais, o gosto não ajuda muito e alguns acabam engolindo o mais rápido possível.
A quantidade também precisa ser pesada.
Não esqueça do jejum.

O modo que mais gostei de consumir até agora foi batendo com suco de maracujá no liquidificador. Achei que os sabores combinam. Assim fica tudo triturado e não precisa se preocupar em mastigar.
Se deixar crackerdry, é só amassar eles que viram pó facilmente.

Não esqueça da tolerância, cada um é diferente, mas a média fica em uns 15 dias.
Estava testando por mim mesmo, tomando 5g com um dia de intervalo apenas me deu "leveza" nas pernas.
 
Back
Top