Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Iniciante no cultivo dos cubensis.

manguinah

Esporo
Cadastrado
18/02/2024
5
2
19
Ola pessoal, sou nova aqui no forum e também no cultivo dos cogus, fiquei meio que obcecada pelo cultivo e todo o mundo mágico dos cogus, então decidi tirar o projeto do papel e colocar a mão na massa.

Tenho algumas dúvidas de iniciante mesmo, mas a maioria eu consegui as respostas aqui no forum (ainda bem kkkkkk, estava muito perdida). Hoje eu queria saber sobre as bombas de aquário (ou bombas de ar, não sei o nome certinho).

1º Para que ela serve ao certo?
2º É realmente necessária?
3º Caso eu use uma, preciso abrir a caixa organizadora para ventilar manualmente?

Essas são as minhas dúvidas sobre a bombinha, espero que alguém possa retirá-las. Fora isso, irei documentar todo o meu cultivo aqui como uma forma de melhorar, absorvendo todo esse conhecimento milenar. Fora do assunto, mas... outra coisa que gostaria de saber é a respeito de onde consigo carimbos, já que nos sites grandes o frete para a minha região custa mais de 60 reais, o que acaba não compensando para mim. Sei do grupo de trocas e doações, mas ainda não atendo aos requisitos. Tentarei ser ativa para conseguir acesso.

Bom, acho que é isso. Desde já, agradeço. Beijinhos e até a próxima! 🍄❤️

Att. manguinhah
 
Bem vinda ao fórum @manguinah !
Aqui você realmente encontrará todo conteúdo necessário :)

Nunca usei bomba de aquário, logo digo que, não é realmente necessário.
Acredito que a real função dela seja fornecer oxigenação ao terrário e dependendo de como estiver, um pouco de umidade.
Se você for cultivar em caixa organizadora por exemplo e tiver disponibilidade de abanar manualmente umas 3x ~ 4x ao dia já é suficiente para troca de ar.

Outros fatores irão interferir diretamente no cultivo como umidade e temperatura, mas mais uma vez dizendo, se você tiver disponibilidade pra tá cuidando do cultivo dá pra levar sem muitos aparatos... Agora se passa boa parte das horas do dia fora de casa por trabalho por exemplo, buscar formas de automatizar o cultivo seria o mais ideal.
 
Olá @manguinah, seja bem vinda! Aqui realmente você irá encontrar muita coisa para o inicio do seu cultivo!
Tenha atenção só a uma coisa, esse forum é antigo, 15 anos ou mais, então existem algumas informações que já foram desmistificadas e você pode está tendo como base.
ex1: o micélio prefere o escuro - isso não faz nenhuma diferença, na verdade perceberam que na claridade ele vem até melhor...
ex2: usar argila expandida no fundo do terrário - isso já não se usa mais, você pode substituir por um filete de água no fundo sem nada, e coloca os bolos em cima de alguma base para não encostar na água, ou até mesmo colocar garrafinhas de água abertas para a água ir evaporando naturalmente.

O que posso te indicar fazer é ler e re-ler tudo que for sobre o assunto e você mesma tirar suas próprias conclusões, fazendo uma análise critica, da mesma forma que você fez sobre a bombinha d'água, que na real, só o brasileiro inventa e usa essas coisas, sem nenhuma base para tal, lá na gringa se você pesquisar as pessoas fazem sempre o mais simples e que dá mais resultado, sempre vá pelo lado mais simples, esse é sempre o caminho certo.

O que você tem que levar em consideração e sempre ir melhorando é sua técnica de esterilização e sempre ter uma boa assepsia de local e sua mesma quando for fazer algo, essa parte é a mais importante para quem está iniciando, porque assim você evita contaminação logo no início, depois que o bolo está bem colonizado é difícil contaminar.

Voltando para parte da bombinha e terrário, com o tempo você vai perceber que o final é onde está menos propenso a contaminação e você vai ficar menos paranoica com isso, vai perceber que deixar o terrário com a tampa destravada para entrar ar naturalmente será algo normal no seu dia a dia, isso você só irá aprendendo fazendo, já que você precisa ver como está o desenvolvimento do seu micélio, se precisa de mais oxigênio ou mais umidade, mas isso é a parte final como eu disse, você ainda tem alguns meses pela frente até chegar nessa parte.

No mais, boa sorte, continue estudando e fazendo perguntas, mesmo que sejam perguntas que você acha que vai ser julgada, aqui nós iremos tentar te ajudar em qualquer uma delas, veja pessoas que cultivam com bons resultados, não se espelhe em quem não tem bons resultados e sempre vá pelo caminho do mais simples, você irá colher bons frutos!

Ah e nunca compare os seus rendimentos com os das outras pessoas, esse hobby está ligado a muitas variáveis, desde temperatura loca, umidade utilizada, variação do próprio cogumelo que você está usando... enfim, muitas coisas influenciam, aprenda o básico, coloque em prática, tente ver onde você errou e repita o processo, sempre tentando seguir só uma técnica, pegue essa técnica e fique muito boa, com o tempo você irá entendendo os por menores.
 
Bem vinda ao fórum @manguinah !
Aqui você realmente encontrará todo conteúdo necessário :)

Nunca usei bomba de aquário, logo digo que, não é realmente necessário.
Acredito que a real função dela seja fornecer oxigenação ao terrário e dependendo de como estiver, um pouco de umidade.
Se você for cultivar em caixa organizadora por exemplo e tiver disponibilidade de abanar manualmente umas 3x ~ 4x ao dia já é suficiente para troca de ar.

Outros fatores irão interferir diretamente no cultivo como umidade e temperatura, mas mais uma vez dizendo, se você tiver disponibilidade pra tá cuidando do cultivo dá pra levar sem muitos aparatos... Agora se passa boa parte das horas do dia fora de casa por trabalho por exemplo, buscar formas de automatizar o cultivo seria o mais ideal.
Ola maal, muito obrigada sua resposta foi de grande ajuda!

Olá @manguinah, seja bem vinda! Aqui realmente você irá encontrar muita coisa para o inicio do seu cultivo!
Tenha atenção só a uma coisa, esse forum é antigo, 15 anos ou mais, então existem algumas informações que já foram desmistificadas e você pode está tendo como base.
ex1: o micélio prefere o escuro - isso não faz nenhuma diferença, na verdade perceberam que na claridade ele vem até melhor...
ex2: usar argila expandida no fundo do terrário - isso já não se usa mais, você pode substituir por um filete de água no fundo sem nada, e coloca os bolos em cima de alguma base para não encostar na água, ou até mesmo colocar garrafinhas de água abertas para a água ir evaporando naturalmente.

O que posso te indicar fazer é ler e re-ler tudo que for sobre o assunto e você mesma tirar suas próprias conclusões, fazendo uma análise critica, da mesma forma que você fez sobre a bombinha d'água, que na real, só o brasileiro inventa e usa essas coisas, sem nenhuma base para tal, lá na gringa se você pesquisar as pessoas fazem sempre o mais simples e que dá mais resultado, sempre vá pelo lado mais simples, esse é sempre o caminho certo.

O que você tem que levar em consideração e sempre ir melhorando é sua técnica de esterilização e sempre ter uma boa assepsia de local e sua mesma quando for fazer algo, essa parte é a mais importante para quem está iniciando, porque assim você evita contaminação logo no início, depois que o bolo está bem colonizado é difícil contaminar.

Voltando para parte da bombinha e terrário, com o tempo você vai perceber que o final é onde está menos propenso a contaminação e você vai ficar menos paranoica com isso, vai perceber que deixar o terrário com a tampa destravada para entrar ar naturalmente será algo normal no seu dia a dia, isso você só irá aprendendo fazendo, já que você precisa ver como está o desenvolvimento do seu micélio, se precisa de mais oxigênio ou mais umidade, mas isso é a parte final como eu disse, você ainda tem alguns meses pela frente até chegar nessa parte.

No mais, boa sorte, continue estudando e fazendo perguntas, mesmo que sejam perguntas que você acha que vai ser julgada, aqui nós iremos tentar te ajudar em qualquer uma delas, veja pessoas que cultivam com bons resultados, não se espelhe em quem não tem bons resultados e sempre vá pelo caminho do mais simples, você irá colher bons frutos!

Ah e nunca compare os seus rendimentos com os das outras pessoas, esse hobby está ligado a muitas variáveis, desde temperatura loca, umidade utilizada, variação do próprio cogumelo que você está usando... enfim, muitas coisas influenciam, aprenda o básico, coloque em prática, tente ver onde você errou e repita o processo, sempre tentando seguir só uma técnica, pegue essa técnica e fique muito boa, com o tempo você irá entendendo os por menores.
Olá @Sinistrofortal , muito obrigada por suas dicas. Ficarei atenta às datas de postagem a partir de agora.

Entendi, por enquanto decidi não usar a bombinha para deixar o meu cultivo mais simples e, consequentemente, mais barato. Acabei ficando um pouco ansiosa e trocando os pés pelas mãos, já que ainda estou na primeira fase do cultivo. Então, realmente, ainda tenho alguns meses pela frente até chegar nessa fase.

Vou tentar não comparar meus resultados. Novamente, muito obrigada por sua ajuda.

Beijinhos e até a próxima! 🍄❤️
 
As dicas já foram perfeitas ali, mas so pra não deixar confusão.

que na real, só o brasileiro inventa e usa essas coisas, sem nenhuma base para tal, lá na gringa se você pesquisar as pessoas fazem sempre o mais simples e que dá mais resultado,

A técnica não é brasileira.
Shroomery - Poor Man's Pod

É de uma época que não tinha tanta gente cultivando, nem tanta informação.
Não tinha tanto comerciante para testar o que era mais eficiente e produtivo, já que para eles importa o lucro e sempre vão querer buscar mais.

Na época da bombinha ainda eram cultivadores próprios.
Assim como você só achava golden teacher e precisava pedir os esporos da Espanha. Hoje em dia você acha no mínimo 10 sites vendendo esporos de 500 strains diferentes.

Hoje em dia o mais utilizado lá fora acredito que seja a shotgun "fruiting chamber"/terrário.
Por ser a que precisa de menor manutenção.
Aqui pra gente não é muito usado, imagino que seja pela dificuldade da perlita e do ambiente, que aqui tem mais "sujeira" no ar das casas, até pelo calor mesmo.

A maioria das técnicas antigas funcionam, a que achar mais fácil é a melhor pro iniciante.
 
Poisé @Texugo essa técnica é de 2011 mano, hoje em dia você vê os posts lá ninguém que produz muito faz isso...
 
Back
Top