Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Iniciando - Cultivo PESA

Diário de cultivo problemático.
Erros cometidos:
- Água do microondas
- Abrir carimbo e fechar
- Puxar a solução (água + esporos) para a seringa num copo desinfectado, só que usei o copo aberto, ou seja, não tapei a parte de cima no copo com aluminio ou papel pvc para puxar os esporos para a seringa.

Começando...:
Primeiro comprei a seringa e fiz o processo de esterilização, pos água mineral de uma garrafa selada dentro de um copo, pos no microondas durante 15 min. 2/3 da água desapareceram e o 1/3 que restou estava bastante quente.
Pos o copo numa mesa e puxei a água do microondas supostamente desinfectada para a seringa, mas antes desinfectei a agulha com um esqueiro e depois com alcool. Como era uma seringa comprada na farmácia ja desinfectada. Puxei a água esperei 2 minutos, pos para fora essa água e voltei a puxar outro bocado de água do microondas quente para a seringa, como era uma seringa acabada de comprar na farmácia e desinfectada, fechei a agulha com a protecção e guardei-a numa gaveta fresca, enrolada numa luva de latex (usadas nas cirugias etc...)

No dia seguinte.....
Era hora de fazer uma seringa de esporos, raspei metade do carimbo para um copo de água desinfectado
Abri a seringa, pos metade da agua que ja estava na seringa do dia anterior, puxei e voltei a fazer o processo mais 1 vez, so que sem protecção em cima do copo (grande erro :( muitas bacterias mas espero que eles resistam) depois de a mistura (esporos + agua) estarem na seringa fexei com a protecção para a agulha e guardei no mesmo sitio fresco com a luva.

3 dias depois.....

Fui para casa do meu primo, pusemos 2 xicaras de milho a cozer durante 30 minutos com um xavena de cafe, vimos que ainda estava duro e pusemos mais 10 minutos, nao fez muita diferença, mas tentamos seguir o procedimento (que era apenas 30 minutos). Depois de estar em fogo alto por 30 minutos o milho com a água, lavamos em água corrente, fechamos a panela com tampa onde tinhamos cozido e ficou debaixo da cama de meu primo (fechada claro, para nada entrar). - Observação: depois de lavar em água corrente o cafe desapareceu completamente, mas provavelmente infiltrou-se no milho durante a cozedura.

24 horas depois....

Voltei a casa de meu primo...
Lavei o milho que estava debaixo da cama do meu primo fechado na panela, em água corrente e depois deixei escorrer a água em excesso durante 10 minutos. Enquanto isso eu e meus primos limpamos as caixas de cafe que iamos usar como recipiente para os cogus crescerem. Em cada uma usamos o mesmo processo - eram 4:
- Tirar o café
- Limpar com uma esponja o cafe que ainda tava
- Encher de água quente
- Tirar toda a cola existente na boca do frasco
- Limpar os frascos com um pano
- Por o milho dentro dos frascos por volta de 1/4 do volume total do frasco era milho
- Papel de aluminio por cima do frasco, com tiras de cola à volta para colar bem.

Depois disto pusemos um pano na parte de baixo da panela de pressão, enchemos de água até ao pé do papel da alumínio (ao pe da boca do frasco), fechamos a panela de pressão e pusemos em fogo alto por 50 minutos para esterelizar.

Fizemos isto por volta das 5 da tarde...Esperamos 10 horas, agora essa parte foi feita por meu primo:
Às 2 da manhã meu primo abriu a panela de pressão, tirou os frascos com o milho e utilizou o mesmo processo para cada um:
- Furo no centro do papel de alumínio com a águlha da seringa e injectar 1/3 do conteudo da seringa no frasco (seringa de 1 ml, mas aconteceu um problema e o liquido com os esporos derramou um pouco, tivemos de passar de uma seringa para a outra a solução (esporos + água), perdendo-se um pouco da solução - espero que tenham ficado esporos, os que ficaram eram muito pequenos, ficou por volta de 0,6 ml de solução)
- Depois do furo no centro, injectou os esporos e fechou o buraco feito com fita adesiva

Como havia só 0,6 ml de solução para 4 frascos o meu primo optou por por em cada um aproximadamente 0,2 ml, logo um frasco foi excluido do processo, ficando o processo reduzido a 3 frascos.

Depois pusemos os 3 frascos num caixote de cartão com uma toalha por baixo dos frascos e uma em cima do caixote para o tapar. Está debaixo da cama de meu primo.
Será que é preciso apanhar luz ou assim com escuridão funciona?
É preciso fazer mais alguma coisa ou é só esperar que cresçam?

Um muito obrigado ao manow que me enviou os esporos do PESA e me ajudou bastante neste processo

Abraços
 
Também começei meu Cultivo PESA !! :rolleyes:
4 Bolos Inoculados 5ª (12/10) e 4 inculados ontem (14/10)
Também cometi alguns erros que só fui me dar conta depois... (agua tratada no substrato... :eek: - mas isso em apenas 4 dos 8 bolos.)
Boa Sorte no Seu Cultivo !!
Espero que tenhamos Sucesso...

- Nesse Estágio quanto menos luz melhor... (neh ?!? :?: :) )

Abraços.
 
cara posso classificar esse seu inicio de cultivo como uma sucessão de eventos catastróficos. eu sei que vc é de portugal e tal, mas o que deu na sua cabeça abrir o print? aonde vc leu isso?
outra coisa, porque usou uma seringa tao minuscula?
outra coisa, porque você nao tampou a boca do copo?
OUTRA coisa. você é portugues, portanto devoto de nossa senhora de fatima. REZE pra ela, pelo menos 800 ave marias, pra ver se te ajuda. os cubensis sao muito resistentes, sao otimos lutadores MAS RAMBO e Higlandar nao sao nao.
torço pelos esporos e te aconselho LEIA leia muito. quando achar que acabou começe novamente e depois novamente.
quando nao tiver mais duvida nenhuma sobre o processo, leia novamente e tente depois começar um novo cultivo.
 
mortandelo disse:
cara posso classificar esse seu inicio de cultivo como uma sucessão de eventos catastróficos.

:( :( Foi memo :( mas o bom é que comecei a ter mais cuidado de processo para processo (excepto na parte dos esporos sairem antes de meu primo injectar)

mortandelo disse:
eu sei que vc é de portugal e tal, mas o que deu na sua cabeça abrir o print? aonde vc leu isso?

Foi a nossa curiosidade (minha e de meus primos) só depois é que vi que não se poderia fazer, ainda não entendia o cuidado que tinhamos de ter com os cogumelos, de processo para processo como disse fui melhorando a higiene, cuidados etc... Só espero que eles nasçam, caso isso aconteça rezo 10 ave marias aweuwhaeuheawuh fica aqui ja dito

Acha que na caixa de cartão vão crescer? Pusemos toalhas por baixo e uma por cima, debaixo da cama de meu primo (precisam de estar no escuro nesta fase né?)
Estamos a tentar arranjar isopor mas não encontramos, além disso gastamos algum dinheiro 25 € para arranjar o material todo, so espero que corra td bem para dps nossas viagens compensarem esse dinheiro aweauehuheauh

Como tava dizendo está na caixa ao escuro, mas estamos a tentar arranjar isopor ou um tupperware, no caso de não arranjar isopor. Que acham?
Ah mais uma coisa, quanto tempo é que vai demorar mais ou menos até aparecer o micelio?
 
Um amigo de um amigo disse que A temperatura é bem importante nesta fase.

De resto, ele acredita que você tem chances sim, disse que esses erros são cometidos na primeira vez mesmo, não se preocupe, se a esperança dentro de vocês morrer, o cultivo também já terá morrido.

Ele mandou Boas vibrações para que tudo corra bem, disse que se não correr, vocês conseguirão um dia, com sucesso.
 
Parabéns pelo novo começo de sua vida com o cultivo. Se tiver esperança e perseverança vc se dará bem.
 
evite o maximo agitar o bolo nos primeiros 5 dias de colonizaçao, deixe-o em lugar abrigado de luz e frio . tente manter a temperatura do pote sempre em 29 graus celsius.
 
A caixa de cartão (com os frascos acomodados lá e 3 panos) foi enrolado num cobertor e posto dentro do armário para ver se gera calor suficiente para os cogus crescerem, espero que funcione :(
Esperança é a última a morrer.
Passaram 24h, estamos a deixar lá 5 dias sem mexer, faltam apenas 4 dias, espero que quando abrirmos tenhamos boas noticias :)
 
enquanto isso aproveite pra rezar 300 ave marias para Nossa senhora de Fátima.. nao esqueceu a promessa nao né?
 
Reveja seus métodos de cultivo e tente novamente...

Siga os culivos dos experientes, assim vai longe!

Paz e Luz
 
Back
Top