Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Infectado com Trichoderma? Dúvida.

DanielCosta

Primórdia
Cadastrado
05/07/2012
13
30
36
Olá pessoal, estou no meu primeiro cultivo, tenho acompanhado o forum por um tempo e resolvi botar mão na massa.

aproveitando que estou uns meses atoa afastado do trabalho devido um acidente de moto, então... resolvi fazer algo diferente.

Bom, a situação é: Inoculei 4 copos de wisky em substratos diferentes para saber onde iria avançar melhor, porém um dos copos apresenta uma mancha mais escura, parece esverdeada/marrom podem me ajudar a identificar melhor? acredito que terei de abortá-lo.

Estranho que dos 4 copos, apenas 2 apresentaram sinal de micélio. inda está em tempo? Já fazem quase 2 semanas(12 dias) que foram inoculados, estão numa caixa de ferramenta escura, vedada, e temperatura em 27,5º

Os substratos foram feitos de:
humos + vermiculita => sem sinal de micélio
arroz integral + humos somente no fundo => sem sinal de micélio
arroz integra + humos + vermiculita (tudo misturado) => melhor sinal de micélio
grãos para pássaros (painço, alpiste, girasol) => aparentemente contaminado

A espécie utilizada é "Corumbá", os esporos ficaram hidratando por 24h numa seringa com 20ml (cada copo levou 5ml em 2 pontos distintos próximos à lateral)

Uma outra dúvida, o tamanho do carimbo era de uns 16cm de diâmetro e utilizei a metade dele, comparando com a quantidade de inoculações, foram utilizados poucos esporos? ou está na faixa?

bom, acho que é só isso, obrigado pessoal...
humos e vermiculita - arroz integral com humos.jpghumos vermiculita e arroz integral - sementes para passaros.jpgsemente para passaros.jpg
 
Vai ser muito difícil se ter sucesso com algum desses copos.
São receitas nada recomendáveis, fáceis de contaminar e difícil de se conseguir um bom micélio nelas, com excessão do grão de pássaros, mas que é bem difícil para "esterelizar".
humos + vermiculita => sem sinal de micélio
arroz integral + humos somente no fundo => sem sinal de micélio
arroz integra + humos + vermiculita (tudo misturado) => melhor sinal de micélio
grãos para pássaros (painço, alpiste, girasol) => aparentemente contaminado

Amarrou o alumínio como tampa somente com aquele barbante?

Se quer micélio fácil vá de: arroz integral + vermiculita + água.
 
Upvote 0
Tudo errado, comece a ler tudo novamente.
Não se usa humus nesta parte do processo, na verdade só se usa humus na confecção de bulk e bulk por sua vez só é indicado para cultivadores experientes. Já as sementes para passaros, além da dificuldade de esterilizar citada pelo tupy, não se usa todos akeles tipos de semente, semente de girassol nem pensar o ideal seria painço, alpiste e niger, porém mais uma vez essa receita tb só é indicada a cultivadores experientes.
Por fim vou te sugerir a mesma coisa que se diz para os novatos a uns +ou - 10 anos, siga a PFtek a risca sem mudar NADA, depois de uns 3 ou 4 cultivos bem sucedidos vc vai pegar intimidade com a coisa, vai aprender o ciclo de vida do fungo, ai sim vais ter uma MÍNIMA condição de experimentar algo novo, senão é pura perda de tempo e desperdício de material.
 
Upvote 0
Showww, farei o seguinte então:

Humos + Arroz integral(Micélio aparentemente saudável) => Continua na incubadora
Os 02 copos que não apresentam nada => continuam na incubadora +1 semana, se não aparecer nada ou contaminar, abortarei. Copo com grãos para pássaros (aparentemente infectado) => Abortarei

Eu li um bocado sobre esterilização mas não havia visto nada sobre uma esterilização mais detalhada com as sementes de pássaros, acredito que o ocorrido deve ter sido por causa deste substrato, se não os demais estariam infectados também, afinal, foram os mesmo processos.

Inclusive vi algo falando sobre sementes de girassol uns dizendo que não seria interessante por causa de oleosidade, mas também encontrei alguns dizendo que não houveram problemas com elas, então, já que foi possível avançar com elas, eu não vi o porque não tentar.

farei +4 copos, atentando para a vedação mais descente com durex, de substrato farei a indicação do Tupy (Arroz int + Verm.) em 02 copos e nos outros 02 farei com milhos de pipoca e tentarei como spaw.

Já verifiquei que a esterilização do milho também não é simples, me atentarei melhor quanto a isso.

Um outro detalhe sobre o substrato, que mesmo sendo humos(menos granulado) fiz o possível pra deixar como "pelotinhas" deixando espaços pra micélio avançar, deixando o menos compacto possível.

Mas... é duende verde isso? =x

Novidades eu postarei por aqui.

Obrigado pela rápida atenção Tupy e Broken...
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Inclusive vi algo falando sobre sementes de girassol uns dizendo que não seria interessante por causa de oleosidade, mas também encontrei alguns dizendo que não houveram problemas com elas, então, já que foi possível avançar com elas, eu não vi o porque não tentar.

Se 2 ou 3 pessoas tiveram "sucesso" com grãos ricos em gorduras, não quer dizer que outras 1.000 pessoas terão. Agora, imagine o oposto (com técnicas clássicas) e suas chances de ter sucesso aumentam.

Mas... é duende verde isso? =x

Não é duende verde e muito menos P. cubensis. Jogue isso bem longe. :eca:
 
Última edição:
Upvote 0
Para vedar os copos eu costumo utilizar fita isolante da marca Tigre, ela suporta mto bem os 80 minutos na panela de pressão.
 
Upvote 0
Back
Top