Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Incubadora

EsporosNoAr

Membro Ativo
23/11/2010
443
91
São Paulo, SP
DSC_2299_1024x598.jpg
Olá amigos, segue algumas dicas pessoais de como montar uma incubadora.
Você irá precisar de:

Uma caixa plástica térmica, pode ser de isopor:
DSC_2301_756x768.jpg
(de 20 a 50$)
(supermercados)

Um aquecedor de aquário com termostato:
DSC_2302_1024x692.jpg
(de 20 a 50$)
(loja de aquarismo ou de animais em geral)

Fita Isolante:
DSC_2304_802x768.jpg
(5$)
(supermercados/loja de materiais de construção)
Uma garrafa de vidro com a boca um pouco maior que o normal:
DSC_2305_514x768.jpg
(10$)
(esta é de um suco de uva, sucos orgânicos vem nessas garrafas)

MONTANDO

1. Encha a garrafa de agua e coloque o aquecedor dentro, o aquecedor TEM que ficar dentro da agua. Ele tem uma indicação do nível que ele tem que estar.
DSC_2307_468x768.jpg

2. Com a fita isolante, faça uma gambiarra, e vede bem a boca da garrafa.
DSC_2308_468x768.jpg DSC_2310_1024x685.jpg DSC_2311_514x768.jpg
(vedamos pois a umidade não pode ser alta dentro da incubadora, se você não vedar, a agua vai esquentar, evaporar, e ir toda para a incubadora, uma hora a agua da garrafa vai acabar, e sei aquecedor queimar.)

3. Faça um pequeno furo para o fio do aquecedor sair pela sua caixa.
DSC_2319_1024x685.jpg DSC_2320_846x768.jpg

Está pronto!
agora é só colocar o aquecedor, com os copos e um termômetro lá dentro!

DSC_2317_952x768.jpg DSC_2318_1024x685.jpg

O aquecedor tem um regulador de temperatura.
Se você coloca em 24º, ele aquece a agua até 24º e desliga, quando a agua esfriar para menos de 24º, ele volta a ligar, e aquecer até 24º.
Isso é um aquecedor com termostato.
Existem vários tipos e tamanhos de aquecedores, eu tenho este pois dá conta de aquecer a minha incubadora.
DSC_2306_977x768.jpg

:!:
  • Para o período de incubação o ideal a temperatura estar de 27-28º, o mais constante possível melhor.
  • Escuro total, local seguro e calmo.
  • Não existe formula secreta para o quanto regular a temperatura do seu aquecedor.
  • Lembre-se ele vai aquecer a agua, e a garrafa vai trocar calor com o terrario.
  • Então escolha uma temperatura, tipo 30º e faça um teste. Deixe a incubadora fechada por 40 horas e vá olhando no termometro.
  • O ideal é que seu termômetro seja com visor externo. Assim você não precisa abrir, perder todo o calor e deixar entrar luz....
  • Depois de automatizar seu terrário, com a temperatura constante, ligue ele e deixe ele quieto, não fique abrindo para ver o crescimento do micélio.
  • O micélio mais rápido são aqueles que deixamos 15-20 dias sem olhar...

Muito bem explicado, para ninguem botar defeito :D
Logo menos começarei os preparos do meu primeiro cultivo, tenho certeza que o tutorial será de grande ajuda

Paz !

Eu só vedaria a garrafa PET onde entra o termostato. Pois caso não vede, condensa agua por toda a incubadora, chamando bactérias.

Mais uma coisa, mesmo no inverno uma incubadora dessas da conta de manter os 28º necessários ?

Depende de quantos graus vai esse inverno. Para dar uma ideia da minha experiência, em um ambiente com 10 graus, dá para manter uma incubadora de isopor (+ aquecedor/termostato) até uns 26 graus. O que ainda é uma temperatura perfeitamente aceitável para a fase de colonização.

Aquelas de isopor, brancas, de supermercado, tem um bom isolamento térmico?

Depende da espessura do isopor. Se possível, use as caixas próprias para isolamento térmico, geralmente tem uma espessura acima de 4 cm.

Olá pessoal,
Tenho conseguido controlar a tórrida temperatura(30 a 34 gr C) aqui do Nordeste na encubadora da seguinte forma:
Enrolei uma mini-garrafa congelada de água mineral em 3 folhas de jornal e coloquei dentro de um isopor de cerveja, abri vários furos na tampa com uma broca aquecida para saída e entrada de ar, através dessa técnica consigo manter a temperatura entre 26 e 28 C durante 14 horas com uma única garrafinha congelada, é importante frisar que as garrafas congeladas no frosfree tem a permanência de congelamento maior, chegando a manter essa temperatura por até 16hs e dependendo da região e do calor vc pode aproximar a temperatura com + ou - folhas de jornal ou + ou - furos na tampa. Informo que a minha incubadora é uma caixa térmica, sendo que a caixa de isopor também se encaixa perfeitamente no mesmo perfil.
obs. A partir das 22hs a temperatura cai
para 28 C e aí dispenso a armação.

Anexos

• unnamed.jpg
    unnamed.jpg
    16.7 KB · Visualizações: 74
  • unnamed (1).jpg
    unnamed (1).jpg
    10 KB · Visualizações: 67
  • unnamed (2).jpg
    unnamed (2).jpg
    8.2 KB · Visualizações: 70
O jornal amigão é um excelente isolante térmico, vc pode fazer um comparativo entre uma garrafa congelada sem e com jornal ao ar livre e veja a grande diferença, o que passa para dentro da incubadora é apenas o ar levemente gelado que sai pelos buracos, para publicar essa tek passei 2 longas semanas testando com o termômetro nos picos de temperaturas mais altos, acho que resolveu meu problema, pois dificilmente tenho tempo no horário comercial para trocar garrafas descongeladas e por isso tive que procurar alternativas para corrigir a minha incapacidade.
Um abração amigo, aprendi e aprendo muito com você.

Última edição:
Só para completar, fiz o teste com uma caixa de papelão revestida internamente com papel alumínio com dimensões aproximadas e obtive os mesmos resultado, ou seja, 26 a 28.5 C constantes, sou um seguidor dos mestres Tupy e Arcturus, tenho fortes tendências a querer simplificar as coisas. Para informar, ultimamente estou usando apenas 1 folha de jornal, pois agora a temperatura tem sido constante em 34c.

Última edição:
Essa tampa é original do isopor, não fiz nada a não ser furar, o importante é fazer os testes com um termômetro, colocando mais ou menas folhas de jornal. Funciona até sem tampa, basta enrolar bem o jornal e ir testando a temperatura da incubadora.

Última edição:
Estou fazendo os testes para ir ao meu terceiro cultivo. E como aonde moro faz muuito calor, vou precisar de um sistema desses! : D
Valeu mesmo!!

Comprei um termostato de 100w, ele é maior que este, um pouco menos que o dobro do tamanho deste. Ele ficará praticamente até a boca da garrafa, devo encher de agua até que ultrapasse ele ?

@SiriusII acho que a dúvida do @Thurin , filho de Húrin, portador do elmo dourado da casa de Hador (Hail!) é sobre aquecedores mesmo.

Respondendo a pergunta, no meu aquecedor eu só coloquei água até onde começa o plástico do topo mesmo, sabe? Ele fica imerso numa garrafa pet e a unica parte fora dágua é aquela onde se ajusta a temperatura. Consegue gerar essa imagem? Assim:

WP_20140820_010[1].jpg

Back