Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Incubação problemática!

MangueBeat

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/11/2005
275
76
Gente, eu inoculei 8 copos uma semana atrás, mas fiz a besteira de deixá-los na gaveta de baixo, sem aquecedor, e o piso é de azuleijo... fui medir a temp hoje e tava 17,3ºC... por isso os copos não apresentam micélio (e graças a Zeus tbm estão sem contaminações, ao menos ainda) agora fiz umas mudanças aqui, to aquecendo eles com uma lâmpada, de longe, to mantendo a temp. deles a 21ºC...

Será que ainda nasce algo?, passaram 7 dias num frio danado, só posso mantêlos a 21~21.5ºC... ainda tenho chances de ver micélio nascendo? :(

Vou mecher mais aqui e tentar manter entre 22~23ºC...

E ah, outra dúvida... um dos meus copos caiu e rolou sem querer, algum problema? :p:
 
O ideal seria 28 a 30 graus? Como vc nao consegue? Eu conseguia isso cumalampada de 12w!!! Arrume uma caixa e coloque os copos com a lampada la dentro, e mantenha a caixa fechada. Porem enrrole os copos em papel aluminio, totalmente, para proteje-los da luz.

Quanto ao copo ter rolado, pode ser que contamine, pois pode ser que a camada de vermiculita em cima não esteje mais isolando direito o substrato. Mas pra ter certeza só esperando.
 
Upvote 0
É que to usando uma lâmpada infra-vermelha que esquenta... que tem fama de bactericida, então evito jogar ela diretamente nos copos pra não matar o micélio... afinal, essa lâmpada pode até cegar :eek:

O cultivo aqui é às escondidas... meter uma lâmpada dentro duma caixa que caiba 8 copos vai meio que chamar a atenção... =P

Preciso bolar um jeito...

A 22~23ºC ele não coloniza?
 
Upvote 0
Nao existe temperatura 28-30 ou 22-23.
A TEMPERATURA PARA COLONIZACAO PRECISA SER 29 GRAUS CONSTANTES.
nem 1 a mais nem 1 a menos.
um aquecedor de aquario de 4 watts e uma caixinha de isopor saem juntos menos de 30 reais.
coloca o aquecedorzinho dentro de uma PET de 600 ml de coca cola cheia dagua, veda e liga na tomada,nao precisa nem medir a temperatura, só vedar a caixa e esperar 20 dias.
 
Upvote 0
Gente, eu inoculei 8 copos uma semana atrás, mas fiz a besteira de deixá-los na gaveta de baixo, sem aquecedor, e o piso é de azuleijo... fui medir a temp hoje e tava 17,3ºC... por isso os copos não apresentam micélio (e graças a Zeus tbm estão sem contaminações, ao menos ainda) agora fiz umas mudanças aqui, to aquecendo eles com uma lâmpada, de longe, to mantendo a temp. deles a 21ºC...

Será que ainda nasce algo?, passaram 7 dias num frio danado, só posso mantêlos a 21~21.5ºC... ainda tenho chances de ver micélio nascendo? :(


Provavelmente sim. Só vai demorar mais.

Se você conseguir evitar que a luz bata neles, com um anteparo, por exemplo, será melhor. O substrato coloniza melhor no escuro.
 
Upvote 0
Consegui estabilizar a temp. em 33~34ºC... e vou manter assim por falta de um aquecedor (que pretendo comprar na próxima tentativa de cultivo), agora é rezar pra aparecer algo ali... só vou olhar os potes agora na segunda ou terça.
 
Upvote 0
Fala Manguebeat.

Faça uma maneira de a temperatura ficar em 29ºC ou próximo disso.

Os 33~34ºC que você atingiu é muito, e micélio vai germinar mas seu crescimento vai ser lento, muito lento, talvez abrindo portas para contaminações que possam surgir.

Se ainda estiver na gaveta, deixe uma pequena abertura, se estiver em caixa de papelão, faça pequenos furos com uma caneta, até encontrar o balanço ideal.

:pos:
 
Upvote 0
Ops, errei nos números, a temp. ta 23~24ºC e não 33~34ºC =P

Esse meu cultivo ja era mesmo, to vendo que ja vou ter de preparar novas seringas.

Fiz cagada inoculando eles nesse frio tosco de São Paulo, pior que o clima aqui é uma bosta, nunca é constante.
 
Upvote 0
Back
Top