Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Igreja da Natureza Divina

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
A quem interessa possa... abre-se a Igreja da Natureza Divina.
E eis que os cogumelos sagrados sofrem mais um golpe.

Temos no momento uma intensificação da mercantilização do sagrado, ai entra o velho discurso: "Ah, precisamos ajudar os irmãos que não tem acesso aos cogumelos, levar essa medicina até eles". Mas claro, desde que esses "irmãos necessitados" tenham como pagar por essa dádiva, certo?
Eu tenho minhas dúvidas, será que os que sustentam esse discurso fazem uso do sagrado? Praticam a experiência de expansão da consciência e depois conseguem seguir nessa busca de prosperidade econômica sustentada pelos enteógenos.? Boa pergunta.
Está muito aparente essa teologia da "prosperidade" material, esse avanço que já resultou na proibição da salvia divinorum no Brasil, os cogumelos seguem por um caminho mais delicado, onde seria difícil a sua proibição, mas a mídia está aí, só aguardando a oportunidade. E, ainda há uma certa inocência de alguns que alegam: "-Calma ai, se alguém proibir, nós temos uma igreja aberta, podemos defender o uso sacramental, liberdade religiosa, e ai estamos assegurados".
Desculpem o meu desabafo ai, mas não me aguentei, lamentável.
 
A quem interessa possa... abre-se a Igreja da Natureza Divina.
E eis que os cogumelos sagrados sofrem mais um golpe.



Mas, essa igreja está mesmo associada aos cogumelos?

Por que eu me lembro de um grupo de ayahuasca que tinha esse nome, ou um muito parecido.
 
Eu tenho minhas dúvidas, será que os que sustentam esse discurso fazem uso do sagrado? Praticam a experiência de expansão da consciência e depois conseguem seguir nessa busca de prosperidade econômica sustentada pelos enteógenos.? Boa pergunta.

De fato é uma boa pergunta, mas às vezes acho que algumas pessoas não tem "consciência" do que fazem (ou no mínimo o ego/ganância é tão grande que as deixam míopes), logo não tem o que expandir.

Como diz o velho ditado: De boas intenções o inferno está cheio!
 
Se há oferta, é porque existe demanda. Estes "irmãos necessitados" ao meu ponto de vista não passam de simples preguiçosos que não querem ter qualquer esforço, seja caçando ou cultivando, para obter os sagrados. Além disso, esses "irmãos" que estão dispostos a arcar com altos custos para obter cogumelos, será que realmente estão buscando os ensinamentos divinos ou querem apenas uma coisa pra ficar "chapadão" no fim de semana?
 
Não estou por dentro dos grupos, mas tenho a impressão que cada um dos grupos que existem, "legalmente" ou não, deve ter causado o mesmo tipo de reação quando surgiu.

Não vejo nada de errado em alguém fundar uma "igreja" com o propósito de defender o interesse de um grupo, seja esse interesse religioso, social ou apenas ficar "chapado". Muito pelo contrário, deve ser melhor que viver "à margem da lei".

Eu veria aí um problema se houver nisso falta de transparência, ou benefício de um indivíduo ou pequeno grupo, ao custo dos demais.

Seria perfeito uma igreja, grupo etc. depender apenas do esforço, mão de obra e doações não-monetárias dos próprios membros. Mas todo e qualquer grupo estabelecido precisa de dinheiro em algum momento para se manter, de uma forma ou de outra, alguém precisa pagar, nem que seja apenas o IPTU (ou a mensalidade do fórum). Em qualquer momento, alguém está pagando alguma coisa.

É claro que se houver uma "cobrança" deliberada (ou incentivo ao pagamento monetário, no lugar de esforço próprio), a moral de benfeitoria ou beneficência cai por terra. Beneficência, para quem?

Não sei se é o caso da Natureza Divina. É?

Por fim, se tivesse um pedaço de chão sobrando, acho que eu convidaria todos vocês para construirmos lá, com nossas próprias mãos, um Templo. Que seria uma grande estufa, com teto em formato de pileo, onde faríamos esse fórum em roda, além de um grande cultivo. En masse :p

Mas iríamos precisar de CNPJ e estatuto, além de doutrina e um nome. :D
 
A questão da comercialização é tratada em outro tópico, mas sobre haver uma eventual igreja que use cogumelos como parte do ritual, eu francamente só vejo vantagens, porque ajuda a sociedade a tolerar melhor e quem sabe reconhecer a psilocibina como algo bom, ou um sacramento, que é o que ela está se tornando para mim, muito mais que ayahuasca. Infelizmente, a organização jurídico-constitucional dos países aqui do Oeste ainda não resguarda a existência da enteogenia, por ser fenômeno muito novo no mundo Ocidental. No entanto, se houver o surgimento espontâneo e legítimo de uma religião ligada ao cogumelo, as chances de isso se converter favoravelmente a todos os cogumeleiros (micoenteogenistas ou não) são altas, uma vez que a instituição "religião" possui amplo suporte legal e força de atuação.

Afinal, se alguém pode abrir uma Igreja de Ayahusca e com o tempo ter reconhecido os direitos de toda religião (como não pagar impostos), porque devemos discriminar o cogumelo? Na minha experiência, o poder dele para melhora da vida é consideravelmente maior. É, francamente, só uma questão de tempo (de décadas, provavelmente) até que surja uma religião mais organizada em torno da psilocibina. E isso só tornaria a substância mais séria e legítima aos olhos das autoridades.

Bem, isso é o que penso em teoria.

Mas, em particular, essa Igreja da Natureza Divina, não sei se ela é boa ou ruim. Aliás, busquei no Google e não achei nada.
 
Última edição:
Igreja..
Hum, a igreja sou eu e meus amigos que se sentam em um gramado, todos nós juntos, e resolvemos deixar por um tempo certas preocupações de lado para podermos nos concentramos no aqui e agora, pedindo para a mãe nos guiar e reconhecendo a maravilha (prasad) que os cogumelos são.
Nós, aqui e agora, somos uma igreja, nos tornamos um nesta força sagrada. O nosso foco é a luz.

É raro eles me ajudarem a cultivar, más ganham os cogumelos. Outros olham e dizem: Toma essa grana aqui e continue cultivando este fungo.
A igreja somos nós, e aquele sentimento de unidade. Seguindo o fluxo natural de ensinamentos que sucede a experiencia.

Quando um sujeito resolve se apropriar dos cogumelos para seu empoderamento de bens materiais, pela minha experiencia, eu olho e penso: boa sorte .
 
Igreja..
Hum, a igreja sou eu e meus amigos que se sentam em um gramado, todos nós juntos, e resolvemos deixar por um tempo certas preocupações de lado para podermos nos concentramos no aqui e agora, pedindo para a mãe nos guiar e reconhecendo a maravilha (prasad) que os cogumelos são.
Nós, aqui e agora, somos uma igreja, nos tornamos um nesta força sagrada. O nosso foco é a luz.

É raro eles me ajudarem a cultivar, más ganham os cogumelos. Outros olham e dizem: Toma essa grana aqui e continue cultivando este fungo.
A igreja somos nós, e aquele sentimento de unidade. Seguindo o fluxo natural de ensinamentos que sucede a experiencia.

Quando um sujeito resolve se apropriar dos cogumelos para seu empoderamento de bens materiais, pela minha experiencia, eu olho e penso: boa sorte .

Legal essa vivência de vocês :), mas pro interesse do tópico e não sair do tema deste, faltou um nome de Igreja :D.

Se fosse um tópico sobre o assunto (reunir-se com amigos em culto de cogumelo e eventual ajuda deles no cultivo) eu poderia falar mais. Mas não é :(.
 
Não sei se isso já existe, mas seria interessante "encontros presenciais" onde possamos (além do fórum) compartilhar nossas experiências de cultivo e também do uso dos cogus.
O problema talvez seria a exposição dos membros.
 
mas seria interessante "encontros presenciais" onde possamos (além do fórum) compartilhar nossas experiências de cultivo e também do uso dos cogus.

Não marcamos tais encontros pelo fórum, exatamente por causa da exposição dos membros e do risco.
 
compartilhar nossas experiências de cultivo e também do uso dos cogus.
O problema talvez seria a exposição dos membros.
Certamente. Troca de experiências no cultivo e uso fazemos por aqui, via fórum, muito mais segura e confortavelmente do que poderia ser feito ao vivo. Tanto para quem ensina, quanto para quem aprende.

Quanto ao uso em si, em grupos... É exponencialmente mais complicado, especialmente com a presença de quem não se conhece (e muito) bem. São muitas vibrações diferentes ;)
 
Assunto delicado de se tratar.
Toda opinião é válida, nem que seja pra ser usada como substrato bulk. E toda individualidade deve ser respeitada, esteja ela expressando o desejo de privacidade, de comunhão, ou de expressar sua fé.
Nós, amantes dos cogumelos, já somos tão reprimidos que somos compelidos ao anonimato. Não sei nem os nomes da pessoas com que dividido um segredo tão importante pra mim. Não vejo sensatez em reprimir outro grupo/vertente por ver ali um beneficiamento financeiro.
A proibição da sálvia foi o erro, naõ sua comercialização. Adoraria compra-la no mercado, junto com café, pão e ovos.
Seria o mesmo que dizer que errado foi pato por estar na direção espingarda.
Entendo que essa perspectiva imediatista visa a preservação da condição mínima que nos sobra quanto ao cultivo e uso dos mágicos, e por isso tem validade. Mas é preciso mirar mais além.
Como diria um 'filósofo':

"A ovelha não deve se vingar do lobo. Pois o justo não anda no caminho dos tolos.
Não adianta o oprimido virar o opressor. Inverter a sociedade não vai acabar com a sua dor."
 
Não vejo sensatez em reprimir outro grupo/vertente por ver ali um beneficiamento financeiro.

E esse benefício financeiro vem de onde? Do comércio, que você ataca logo a seguir, citando o caso da Sálvia.

Esses grupos são guiados pelo interesse de fazer comércio, e usam a formação de um grupo religioso como pretexto para se protegerem e continuarem comercializando.

Não se trata de se vingar deles, mas de deixar claro que essa não é a linha do CM.
 
Esses grupos são guiados pelo interesse de fazer comércio, e usam a formação de um grupo religioso como pretexto para se protegerem e continuarem comercializando.
Essa frase pode ser usada para descrever a história do catolicismo. Ou a biografia do Edir Macêdo.
Eles se protegem atrás da formação de um grupo religioso porque essa oportunidade existe. Sempre existiu para sustentar as organizações religiosas mais poderosas do mundo. As mesmas que coletam dízimo e cobram indulgências milenares. Usar a religião pra lucrar é mais antigo que a posição de cagar.
Depois de mais de 1000 anos de impostos e coletas que compraram o trono de ouro do papa, soa inocente se assustar com a Igreja Natureza Divina.
Mas, como disse antes:
Entendo que essa perspectiva imediatista visa a preservação da condição mínima que nos sobra quanto ao cultivo e uso dos mágicos, e por isso tem validade. Mas é preciso mirar mais além.
Não é a igrejinha da esquina que tem fechar. A condição favorável oferecida à elas é que deve ser revista, pois induz ao comércio.
Entendi a posição da comunidade em relação ao assunto. E respeito.
Foi mal se pareci ofensivo em algum momento.
 
Well, já li uma vez e concordo: é apenas uma questão de tempo para os cogumelos irem pra tangente da sacralidade e serem usados em grupos formais e regularizados pelo estado com foco espiritual, igual acontece agora com a Aahuasca.
Puxando este exemplo, pra quem ficou ligado nas noticias, existe agora o rasta-daime. Sim, O Aahuasca que saiu lá de cima se reconfigura agora como rasta-daime. Numa pegada coerente e sincera é inevitável a popularização destes alicerces. Esta é uma face da internet. Popularização e todas as consequências que ela instaura (corromper em forma de produto, reconfigurar culturalmente, perca das raízes, etc..).

Legal essa vivência de vocês :), mas pro interesse do tópico e não sair do tema deste, faltou um nome de Igreja :D.

Se fosse um tópico sobre o assunto (reunir-se com amigos em culto de cogumelo e eventual ajuda deles no cultivo) eu poderia falar mais. Mas não é :(.

Pessoas já se reúnem para comer cogumelos e ganharem acesso temporário a transcendência. Para muitos o foco é realmente espiritual. Isso já é uma igreja. Pela minha experiencia que me ensinou a ser coerente e consciente que é um pequeno espaço de tempo que falta para rolar o nome igreja e as burocracias, igual nas religiões huaskeiras.

nesse caminho muita cultura vai ser reinventada, perdida, ignorada, feita de tabu, comercializada... Más eu sinto que no fundo, existe um plano maior para toda essa popularização, que está rolando conforme o plano d'Ela.
 
Queria eu no sentido de querer, mesmo querendo em ir querer

dar cogumelos pra esse pessoal onde quer que fosse pra eles ver a realidade em cima de quem sabe o que esta fazendo
é muito facil falar sem passar por aquele caminho, o que mais vejo peneirando aqui é aqueles fazendo papel de legal pra conquistar o que ele já tem, mas precisa dessa aprovação. religuem a voces pra depois tentar passar por outro, e eu que ainda nem sou o que sou ainda
 
Back
Top