Olá, galera! Sou novo por aqui e iniciante nos cogumelos também. Preciso da ajuda de vocês pra identificar alguns que apareceram no meu jardim (com terra adubada e muito esterco).
De cara eu fiz a identificação por um app, ( mushroom identificator), tentando várias vezes e com vários cogus diferentes pra ver se ele mantinha a resposta, mas ele sempre variou mais entre dois: o panaeolus foensecii e o panaeolus subbalteatus (o que é a minha esperança...kkkkk).
Fiz uma boa comparação com os exemplos do tópico (
Guia de caçada para Panaeolus subbalteatus) e muita coisa parece bater, como a cor dos
esporos, alguns tem a linha branca na base da
estirpe, mas não tenho certeza. Alguns que estão bem úmidos ficaram bem escuros e com um tom que parece azulado dependendo da luz, mas não vi nenhum
azulamento forte na estirpe. Só que o tópico acima diz que isso é bem raro nos subbs.
Assim peço a ajuda de vocês pra confirmar se são ou não p. subbs e se não forem, se são parecidos com alguma espécie tóxica que eu deva evitar consumir.
Desde já agradeço a ajuda:
Habitat: grama com terra adubada (pode ser de boi, cavalo...)
Estipe (Talo, Stem): 5 ou 6 cm aprox., com cores variando entre um marrom claro a um marrom mais escuro, fibroso e razoavelmente resistente.
Píleo (Chapéu, Cap): entre 3 e 6 cm aprox. variando entre creme e tons de marrom, sendo os mais úmidos mais escuro.
Cor do carimbo de
esporos: aparentemente apenas preto.
Mudança de cor na fissura (
azulamento ou outra): não notei o azulamento da
estipe como tenho visto nos vários exemplos desse post, mas vi um certo azulamento no chapéu dos mais úmidos e escuros.
Local: Serra Gaúcha - RS
Esporo 1:
Esporo 2:
Todos:
Alguns em detalhes:
Linhas brancas da base da estipe mencionada no tópico citado acima?
Não houve alteração de cor na estipe quebrada:
Azulamento??