Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Identificação urgente!

Kynolab

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
89
71
Hoje fui caçar cogumelos e encontrei grande quantidade de uma espécie que tenho quase certeza que é a mesma que vi em uma lista de psicoativos! O nome científico é "Panaeolus campanulatus" (ver imagens no Google)

Gostaria de saber se alguém pode IDENTIFICAR com mais certeza pra mim e passar o MODO DE PREPARO, pois fiquei entusiasmado para experimentá-los! :D

- "Panaeolus campanulatus" encontrado no Google:

aimg239.imageshack.us_img239_5427_goo5fb.th.jpg

- Cogumelos encontrados e fotografados por mim:

aimg136.imageshack.us_img136_6759_12gq2.th.jpgaimg238.imageshack.us_img238_3183_25cz1.th.jpgaimg366.imageshack.us_img366_8830_37pa.th.jpg
 
Não é a mesma espécie (Panaeolus campanulatus). Pena!

Descarte-os...

Abraços!

P.s.: Lembre-se! Saúde acima de tudo! :pos:
 
não me parecem idênticos

meu voto é não

o kurix por aqui tem bastante cubensis cara, por que se arriscar nesse ai?
da mais uma procurada, beleza:pos:
 
Preste atenção:

1. na imagem de cima, nos chapéis, tem uma espécia de sainha branca, bem mais acentuada do que nos que vc encontrou.

2. note como o caule dos Panaeolus campanulatus é mais grosso do que os que vc encontrou.

3. os Panaeolus campanulatus pela primeira foto, dão impressão de nascerem em conjuntinhos... não tão espalhados como os da sua foto.

lembre-se sempre: na dúvida, não use!

cogumelos são muito variados e existem muitos que são parecidos.
 
Não sou pessoa que arrisca sem ter certeza. Vou seca-los e tentar identificar de outras formas com calma... Mas continuo achando a semelhança muito forte, pois quando vi eles ao vivo prestei atenção nos mínimos detalhes do Panaeolus correto. :rolleyes:

Abraxas: Eu sei que Cubensis são comuns aqui na região, mas me interesso muito por variedades e possibilidades, e pra mim a descoberta de outros cogumelos psicoativos seria muito importante e interessante. :pos:
 
Kurix, faltam outros métodos para que se possa identificar esses cogumelos como Panaeolus; só esta foto assim não basta.

O que você deveria ter feito era também tirar uma foto da parte de baixo do cogumelo, onde ficam os esporos. É um dos (eu disse UM DOS) métodos mais cruciais para se fazer a identificação.

Além disso, você poderia fazer uma pesquisa pra saber sob quais condições Panaeolus ocorrem, qual o substrato que eles preferem e, depois disso, comparar com o meio ambiente que você encontrou estes aí. Facilitaria bastante não só pra você como pra todos.

Ah, medir a circunferência do esporo no microscópio também ajuda! :D

Mesmo assim depois de tudo isso ainda podem haver dúvidas.
 
Waver: Eu comparei a parte de baixo do chapéu, tamanho do caule e algumas condições ambientais que li em outros sites. Tudo pareçe fechar, mas pelo visto a certeza só pode ser tirada se eu levar pra um laboratório mesmo! Que saco, isso... se pelo menos tivesse a certeza que não iam me deixar numa pior, eu já experimentava, hehe... :(

Posso estar meio equivocado, mas de certa forma o fórum parece estar muito aprofundado, baseado e viciado apenas no Psilocybe cubensis. Se eu estiver certo, eu compreendo os motivos... Mas seria muito interessante se já tivesse um pessoal mais ligado e aprofundado em identificação e usos de outras espécies.

Eu já achei MUITOS cogumelos idênticos a Copelandia, Panaeolus, Amanitas de vários gêneros, etc. Mas infelizmente TODA a vez resta o 100% de dúvida. Nesse caso, pergunto se alguém tem alguma dica burocrática e viável pra que eu consiga identificar com certeza esses cogumelos?
 
Kurix,
o fórum está muito aprofundado no Psilocybe cubensis pq é o cogumelo psicoativo mais comum e o mais utilizado aqui no Brasil, por isso se tem mais informações sobre ele... não poderia ser diferente. Mas com certeza informações sobre outras espécies serão muito bem vindas, ao meu ver.
então cara, eu tbm já encontrei muitos cogus parecidíssimos com esse aí q tu colocou, mas eu também não acho que seja o Panaeolus campanulatus, achei um pouco diferente, mas certeza mermo vc só vai ter se levar no laboratório cara...o reino dos cogumelos é gigantesco e existem milhares de espécies parecidas, acho bem difícil q por essas fotos alguém possa te dar essa certeza q vc quer...o melhor q pode fazer é td isso q o Waver falou aí em cima ...
 
Tua explicação inicial já foi prevista no "eu compreendo os motivos". :cool:

Concordo contigo, acho que só identificando mesmo. Quanto será que cobram pra identificar todas substâncias de algo que tu leve pra examinar? :rolleyes:

Será que são muitas as espécies de cogumelos letais no Brasil? Quero dizer "comeu, morreu"... :(
 
Eu acho que tem grandes chances de ser o Panaeolus sphinctrinus. Mas ainda que fosse, não é ativo. Seria bom você fazer um spore print e checar a cor. Veja se são pretos.
 
Sim, o chapéu de um caiu e deixou o guardanapo bem preto. Só não entendi porque você disse que não é ativo, se em vários sites vi ele descrito como psicoativo, contendo Psilocybina. Obs: acredito ser um Panaeolus campanutlatus, e não o sphinctrinus, que é mais prateado do que marrom...
 
Acho os que você encontrou mais parecidos com Panaeolus sphinctrinus, eles não tem tanta forma de Sino quanto o Panaeolus campanulatus. Por isso disse que não é ativo, se for o P. sphinctrinus.
 
Shroower: Encontrei tanto o "Panaeolus sphinctrinus" quanto o "campanulatus" na lista de cogumelos psicoativos, com psilocybina. Ambos têm formatos variados, porém diferem um pouco na coloração. Aconselho procurar bastante fotos de uma espécie antes de opinar sobre as formas, pois já vi elas variarem bastante mesmo sendo da espécie idêntica. (ver nomes científicos no www.google.com.br) ;)

E115: Eu diria que você encontrou o mesmo que eu. Mas dá próxima vez foque a camera no objeto, e não no fundo da foto... :p:
 
Aconselho você a não acreditar em toda lista que vê. Digo que Panaeolus sphinctrinus não é alucinógeno baseado em vários autores que já vi dizendo o mesmo (sim, isso pode estar errado). E eu não me baseio só em fotos pra identificação. As formas de fato variam, mas no geral não variam tanto senão a identificação não seria possível.

Sim, eu sei usar o google. Se quiser uma identificação bem precisa o jeito vai ser comprar um microscópio e comparar os esporos :) Se isso não der certo talvez uma comparação de DNA? :D

Até.
 
Pois é, não adianta ficarmos dialogando encima dos nossos "achismos"...
Será que levanto num laboratório de universidade eles identificam na boa?
 
Talvez sim, mas é difícil, micologia no Brasil é um pouco atrasada. Vai ter que arranjar alguém disposto a fazer isso de graça.
 
E115 disse:
Eu diria que você encontrou o mesmo que eu. Mas dá próxima vez foque a camera no objeto, e não no fundo da foto... :p:

eu sempre tento fotografar esse mesmo cogumelo sem removê-lo do solo, mas nunca consigo focalizá-lo. Acho que por ser muito fino talvez, essas cameras de foco automático não o fazem.

sou solidário da sua falta de foco E115 :p:
 
O problema é dessas malditas maquinas digitais!

Sou designer gráfico e fiz aulas de fotografia, mas essas malditas cameras digitais de R$ 999,00 são péssimas!!! Prefiro as profissionais!!! VC tem total controle sobre o foco, abertura do diafragma, etc... hahaha!!!

Mas com uam boa camera mesmo o mais fino dos estipes podem sair muito bem definidos!
 
Back
Top