Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Identificação e caçada

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
As informações aqui contidas foram compiladas a partir de vários tópicos espalhados pelo fórum. Alterem, corrijam, e completem-nas como for preciso.

Amanita muscaria

:teo_seta_direita:Identificação e Caçada:

Chapéu: Coloração que varia do vermelho alaranjado ao vermelho escarlate, medindo de 8 a 24 cm de diâmetro, em forma de ovo, quando jovem, e convexo, chato, plano ou ligeiramente côncavo, quando maduro. Usualmente salpicado com numerosas verrugas ou excrescências brancas ou amarelo pálidas que, algumas vezes, ficam dispostas em círculos concêntricos; margens pronunciadamente estriadas ou cristadas; branco carnoso ou amarelo pálido logo abaixo da cutícula ou camada superior vivamente colorida.

Lamelas: Cerca de 20 por cm linear e 8-15 mm de largura, livres ou ligeiramente decorrentes em rugas ou cristas estreitas brancas ou amarelo pálidas.

Talo: Medindo de 10 a 20 cm de comprimento e 1 a 2 cm de espessura ou diâmetro na extremidade superior; a base do talo é mais espessa para formar um bulbo, envolvido por anéis irregularmente rompidos brancos ou amarelo pálidos.

Véu: Algumas vezes bem definido, mas, freqüentemente, tornando-se inconspícuo ou não evidente com a idade, aparecendo, entretanto, apenas como anéis na parte inferior bulbosa do estipe.

Habitat e ocorrência: Aparecem tanto em grupos como solitários, dispostos de maneira a formar um anel em meio a florestas de coníferas. No Brasil sua ocorrência está intimamente ligada à florestas de pinus com matrizes oriundas da Europa.

Época: Segundo relatos de brasileiros caçadores do cogumelo de alice, a época certa é aquela em que a temperatura permaneça pelo menos por 2 semanas variando entre 14-19 graus no máximo. Deve chover somente uns dois ou três dias, e os cogumelos começarão a aparecer.

:teo_seta_direita:Bibliografia:
Amanita muscaria: atrativo, tóxico e alucinógeno
Informações sobre Amanitas

Paz, amor e muita poesia.
 
não tem como por umas fotos nesse tópico pra facilitar?

vlw..
abraço
 
Iria ajudar sim, mas se você digitar "amanita muscaria"
no google images aparecem várias fotos delas... ;)
 
pô parceiro, aproveitando o embalo da pergunta..
as toda amanita muscaria é comestível? ou eles também são venenosos?
abraço
 
Toda amanita muscaria é comestível e também venenosa.
Por isso consumimos ela seca, para retirar o máximo possível
do veneno.
 
Back
Top