Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ideias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak

Kvasir

Primórdia
Membro Ativo
21/03/2017
334
28
Ideias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak

Ailton Krenak, um líder, pensador e ambientalista indígena da tribo Krenak, nos traz neste livro uma profunda reflexão das consequências do embate cultural e politica entre os colonizadores e os ameríndios colonizados. Ele traz análises da ideologia colonialista e extrativista que se desliga do corpo e da terra e suas consequências tanto para as culturas tribais nativas ligadas a terra quanto a própria ecologia da terra, organismo do qual somos todos parte. O livro ideias para adiar o fim do mundo foi escrito em 2019 a partir de uma palestra que Ailton ministrou num evento cultural em portugal, trazendo reflexões atuais sobre a resistência indígena dos últimos 500 anos e seu talento para adiar o fim do mundo, inspirando-se e inspirando-nos a modificar nossas práticas analíticas e olharmos para nós e nossa história, para que possamos trilhar um caminho diferente.

"A ideia de que os brancos europeus podiam sair colonizando o resto do mundo estava sustentada na premissa de que havia uma humanidade esclarecida que precisava ir ao encontro da humanidade obscurecida, trazendo-a para essa luz incrível. Esse chamado para o seio da civilização sempre foi justificado pela noção de que existe um jeito de estar aqui na
Terra, uma certa verdade, ou uma concepção de verdade, que guiou muitas das escolhas feitas em diferentes períodos da história. Agora, no começo do século XXI, algumas colaborações entre pensadores com visões distintas originadas em diferentes culturas possibilitam uma crítica dessa ideia. Somos mesmo uma humanidade?"

Convido-os a participar desta reflexão sobre a humanidade, para que possamos olhar nossos erros com atenção e aprender com eles. Já está mais do que na hora de mudar o curso da nossa história, da nossa cultura. As reflexões impressas neste livro tem o potencial de nos trazer um espelho diferente no qual enxergam-nos com outros olhos, para que possamos abraçar a sabedoria de outros povos e aprender a humildade.

IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO — Palestra proferida no Instituto de Ciências Sociais
da Universidade de Lisboa, em ciclo de seminários coordenado por Susana de Matos
Viegas, no dia 12 de março de 2019, como atividade preparatória à “Mostra ameríndia:
Percursos do cinema indígena no Brasil”.
 
Última edição:
Back
Top