Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Idéia Para Cultivo Simplificado

  • Criador do tópico Seiken
  • Data de início
S

Seiken

Visitante
Oi,

Eu estou postando para divulgar uma idéia que eu tive para cultivar os cogumelos, levando em consideração a minha indisponibilidade de uma panela de pressão para esse fim.

Pretendia inocular potes de plásticos com filtro na tampa, utilizando centeio como substrato (deixado de molho e fervido), e então esterelizando no microondas.

Após a colonização, retirar a tampa, aplicar a camada de casing e frutificar.

Já tentei uma técnica parecida com essa utilizando milho, mas um mês após a inoculação, não houve nenhum sinal de micélio (mas também sem contaminações). Acredito que o problema tenha sido nos esporos (o carimbo que recebi veio com pouquíssima quantidade).

Gostaria muito de saber a opnião da galera sobre essa idéia, pois queria muito cultivar (não me identifiquei com o método PF).

Muito obrigado pela atenção!
 
Você precisa esterelizar antes de inocular, senao vc mata os esporos. Pegue algum tutorial aqui e siga a risca. Deixe para fazer experimentações quando tiver experiente.

Abraço.
 
Esses dias tava em promoção
umas panelas de pressão, na casas
bahia acho... tava uns 15 contos...
agora teve tar um pouco mais...
Se não tem seria bom comprar,
dá para usar desde como autoclave
até para fazer sopas, feijão, mandioca...

Se eu cozinho você lava? :p:
 
Eu comprei meio quilo de feijão se eu cozinho eu posso comer?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeira.......Tente exprimente......o maximo que pode acontecer é dar errado e vc ganhar apenas experiencia, mas tbm acho que ta na hora de comprar uma panela de pressão né?

Fica na paz!
 
Oi,
Eu estou postando para divulgar uma idéia que eu tive para cultivar os cogumelos, levando em consideração a minha indisponibilidade de uma panela de pressão para esse fim.
Pretendia inocular potes de plásticos com filtro na tampa, utilizando centeio como substrato (deixado de molho e fervido), e então esterelizando no microondas.
Após a colonização, retirar a tampa, aplicar a camada de casing e frutificar.
Já tentei uma técnica parecida com essa utilizando milho, mas um mês após a inoculação, não houve nenhum sinal de micélio (mas também sem contaminações). Acredito que o problema tenha sido nos esporos (o carimbo que recebi veio com pouquíssima quantidade).
Gostaria muito de saber a opnião da galera sobre essa idéia, pois queria muito cultivar (não me identifiquei com o método PF).
Muito obrigado pela atenção!

Existe a possibilidade de você estar esterilizando com panela simples, e não a de pressão, mas as chances de ter uma esterilização boa e segura são mais baixas.

Potes plásticos com filtro na tampa? Se o pote plástico não derreter com a temperatura da esterilização outro empecilho seria "a tampa com filtro". Quando os copos então na incubação não pode haver essa troca de gazes com o meio. Logo copos com tampa de filtro não serviriam.

Quanto a um carimbo com "pouquíssima quantidade de esporos" não influencia em nada não. Ja fiz seringas com esporos que ficaram transparentes e mesmo assim colonizaram perfeitamente. A quantidade não vai influenciar não!

Se você não se identificou com o método PF, tente denovo, também não consegui logo no primeiro cultivo.

:pos:
 
Existe a possibilidade de você estar esterilizando com panela simples, e não a de pressão, mas as chances de ter uma esterilização boa e segura são mais baixas.

Potes plásticos com filtro na tampa? Se o pote plástico não derreter com a temperatura da esterilização outro empecilho seria "a tampa com filtro". Quando os copos então na incubação não pode haver essa troca de gazes com o meio. Logo copos com tampa de filtro não serviriam.

Quanto a um carimbo com "pouquíssima quantidade de esporos" não influencia em nada não. Ja fiz seringas com esporos que ficaram transparentes e mesmo assim colonizaram perfeitamente. A quantidade não vai influenciar não!

Se você não se identificou com o método PF, tente denovo, também não consegui logo no primeiro cultivo.

:)

Amigos, obrigado pelas respostas. Mas quanto ao que você disse, tup, se não pode haver troca de gases durante a incubação, qual seria a função dos filtros de lã acrilica e tvek utilizados durante o desenvolvimento dos micélios em grãos?

Obrigado.
 
Amigos, obrigado pelas respostas. Mas quanto ao que você disse, tup, se não pode haver troca de gases durante a incubação, qual seria a função dos filtros de lã acrilica e tvek utilizados durante o desenvolvimento dos micélios em grãos?

Obrigado.

Não sei se estamos falando a mesma coisa, mas, tem esse tópico aqui:
sobre troca de gases durante a incubação:
https://teonanacatl.org/threads/esparadrapo-para-tampar-furos-da-inoculação-help.3270/

Sobre frutificação:
https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032/#post-14638

:)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top