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hohoho!

Pantaneiro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/07/2006
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UMA HISTÓRIA DE NATAL

Natal sempre marca o solstício de inverno (hemisfério norte). É nesse período que os xamãs, até hoje, realizam rituais de passagem para um novo ciclo anual.

Muitos povos xamânicos também comemoravam a cerimônia da árvore, representando a "Árvore do Mundo". Será por isso que levamos uma para dentro de nossas casas e a enfeitamos?
Partimos da crença de que a lenda do Papai Noel nasceu na Sibéria. Existia uma tribo na antiga Sibéria chamada O Povo das Renas.

As renas eram para os siberianos o que o búfalo representa para os nativos americanos; eram também consideradas a manifestação do Grande Espírito Rena, invocado pelos xamãs para resolver os problemas do povo. Nas suas jornadas xamânicas, ele viajava, em transe, em um trenó de renas voadoras.

Não eram só os xamãs que usavam amanita, as renas também comiam. Eles até conseguiam atrair renas com a urina, que chegavam a brigar para tomá-la e as laçavam enquanto bebiam. Alguns caçadores davam pedaços de amanita para as renas para aumentar a sua força e resistência física, e assim suportarem melhor as longas distâncias. Se as renas fossem abatidas por alguém nesse momento, quando estavam na manifestação do enteógeno, os efeitos passariam para quem comesse a sua carne.

Caçadores, ao se alimentarem de renas que haviam ingerido amanita, tiveram uma visão coletiva de um homem vestido de vermelho e branco (cor do cogumelo), um xamã que levava presentes para a população. Eles viram o xamã voando em um trenó de renas.

Daí, conta-se que Papai Noel foi uma visão de homens que se alimentaram das renas que consumiram amanita.

A roupa do Papai Noel, por sinal, é de origem lapônica.

Tradicionalmente, os xamãs siberianos eram conduzidos em suas viagens estáticas (jornadas xamânicas) aos mundos profundos (transe) por um trenó de renas.

Isso explica a origem de Papai Noel viajando por um trenó de renas

Os habitantes sentiam que os xamãs sempre lhe traziam presentes espirituais. Além disso, a fumaça do fogo onde faziam seu trabalhos saía por uma abertura nas casas (chaminés ), e era por ali que entravam e saiam os espíritos, o que também explica a origem de Papai Noel entrando pela chaminé.

O que quero dizer, na verdade, é que nosso doce e querido Papai Noel nasceu na Sibéria e tem sua origem no xamanismo. O que acham ? Coincidência?

Fonte:http://www.xamanismo.com.br/conteudo343.html#T
 
em doses elevadas, e tomadas a curtos espaços de tempos, as amanitas produzem um estado " transcedental" de consciencia - causando alucinaçoes vividas como desenhos animadoss que se passam a sua frente. a dose necessaria para tais efeitos, porém deveria ter efeitos colaterais muito fortes, como perda da mobilidade, capacidade de caça e raciocinio bnecessarios para a sobrevivencia (que nao é facil) no local. nao acredito totalmente no artigo. OU eles estavam alucinados OU eles caçavam OU eram xamãs.
o mais logico seria que eles usassem doses médias somente para aprimorar seus dons naturais, como força, raciocínio e velocidade. tomando doeses medias a cada 4 ou 5 horas eles se mandtinhan LIGADOS o suficiente pra caçar durante dias, e depois ter força suficiente pra voltar das remotas regiões de caça com o peso da carne.
:pos:
 
Valeu pelas informações Morta! Na verdade o que postei é uma "lenda", ou seja, as informações estão sujeitas à incoerências como a que você relatou. De qualquer forma, a partir de hoje passei a acreditar em Papai Noel. Ho-ho-ho:D
 
é logico que deve ter TUDO a ver com o cogumelo, só a historia que eh uma " viajem" de algum doidao na net :)
o cara deduziu por si só e pronto. estou confirmando se existe forte influencia xamanica na cultura siberiana.
 
tem sim OPA mas nao tpa falando nada de papai noel.. ass roupas deles eram sóbrias demais (notem a expressao " sofrida" do povo . eh uma regiao MUITO inóspita muito fria e de vida dificil.(mas q eles ficavam doidoes eles vficavam pra compensar:)
segue texto e imagens retirados do site SALVES.COM.BR |:
Xamanismo Entre os Povos da Sibéria

[SIZE=-1]Grupo Koryak com um tambor, 1915.[/SIZE] awww.salves.com.br_fotos_sha29.jpg
[SIZE=+2]O[/SIZE]s xamãs tinham um papel importante nas vidas dos membros de suas tribos e eram os protetores e os intermediários entre os humanos e os espíritos. O treinamento e o desenvolvimento de futuros xamãs demorava vários anos. Tão logo o clã reconhecia um candidato a xamã e o seu direito de se tornar um xamã, era feito um ritual de consagração. Outros rituais também eram obrigatórios quando um Xamã recebia cada um de seus objetos especiais.awww.salves.com.br_fotos_xabaqueta.gif
A baqueta era um dos principais artefatos de ritual xaânico para os Evenks, Sel'kups, Nenets, e os Kets, e tinha muitas funções simbólicas. A palavra Evenk para baqueta é ghis, literalmente significando "falante" ou "objeto de dizer o futuro". Os Sel'kups também usavam a baqueta para a cura. O Xamã toca o local de dor com a baqueta e extraia a doença ( o espírito mau).
[SIZE=-1]Xamã Yakut com um tambor, early 1900s.[/SIZE] awww.salves.com.br_fotos_sha64.jpg
No período de instrução, o jovem xamã recebia seu primeiro tambor mas raramente ele recebia o tambor e a baqueta ao mesmo tempo. A base do tambor era feito de uma madeira especial e era oval ou redondo. A pele usada era de cervo ou de alce. Era o principal instrumento de um xamã para chamar os espíritos por meio do som. O tambor não só era um instrumento musical como também um símbolo do Universo. awww.salves.com.br_fotos_xadrums2.jpg O mundo, o sol, a lua e vários outros elementos cósmicos eram representados nele. Na cultura do Evenks, Kets, Sel'kups, e dos Nenets, o tambor estava associado com o gamo e sua cavalgada que estava sempre associado com a jornada xamânica. O tambor também era também um símbolo de sua força.
Um tambor novo, acreditavam os Sel'kups, não tinha nenhum poder e não podia ser usado em um ritual religioso, ou kamlaniye. Por isto um ritual de iniciação ou animação era feito para o tambor tomar vida.
De acordo com os Evenks, todos os parentes do Xamã estão presentes na cerimônia de iniciação do tambor. O ritual de iniciação do tambor é tido como uma caça mágica, o destroçar da besta mítica com sua subsequente reviver.O ritual termina com uma refeição onde as pessoas comem carne de gamo morto um dia antes. Depois, o tambor é decorado com pinturas e pingentes que são atados em sua parte interna e no punho do tambor. O último passo na iniciação do tambor é o canto da canção do Xamã e o direito de todo parente do Xamã dança a dança circular com o tambor que simboliza a adesão e o tornar-se parte das forças da natureza.Esta atividade é associada com as idéias de prosperidade do clã; a vida, sucesso e fecundidade dos seres humanos e dos animais. A parte interna do tambor é onde os espíritos ajudantes se reunem. Durante o kamlaniye o Xamã é chamado por seus espíritos ajudantes e protetores para fazer uma jornada com a ajuda deles. Os Sel'kups, Kets, e os Evenks colocam espíritos protetores feitos de metal, madeira, e couro em seus tambores.
awww.salves.com.br_fotos_sha57.jpg
[SIZE=-1]Xamã Khorolkan da Tribo Kambaghir dos Evenk, início do sec. XIX[/SIZE]
Os pendiricários nas roupas do Xamã são também feitos de metal, couro, pele, madeira e ossos. Entre os Evenks, os pingentes de metal são forjados por um ferreiro. As imagens dos espíritos ajudantes dos Xamã são zzomorfica ou antropofomorficas: bestas, pássaros. almas humanas, a mãe-besta na imagem de uma alce fêmea; imagens de ancestrais dos Xamãs entre os Evenks, Nenets e os Sel'kups. Um conjunto de pingentes em um Xamã Evenk simboliza o esqueleto do espírito do Xamã n oqual ele foi reincarnado. Exemplares de flechas, facas, espelhos e pequenos sinos também são usados para protegê-los contra espíritos maus.
Depois que o tambor e a baqueta são recebidos pelo Xamã dos Evenks, Sel'kups, e dos Kets, os parentes manufaturam um avental onde os pingentes que representam os espíritos ajudantes são gradualmente costurados de acordo com as intruções do Xamã. Estes objetos são "alimentados" com alimentos ritualísticos, tal como sangue e a eles são pedidos conselhos durante o kamlaniye.À medida em que o Xamã se torna mais poderoso, o número de pingentes no avental e também na roupa do Xamã também aumentam. Uma capa é confeccionada e decorada com pingentes para o Xamã que já é poderoso e já possui um avental, cocar, tambor e baqueta. Ao colocar sua vestimenta, o Xamã adiquire poderes e visões adicionais para poder realizar o kamlaniye, e também pode seguir em jornadas por mundos do universo.
Um objeto de ritual importante de um Xamã entre os Nenets e os Evenks é um cajado sobre o qual ele se apoia para viajar à outros mundos. A roupa de um Xamã Nenet é muito simples. Um cocar pequeno, na forma de uma coroa com um pedaço de pano caindo sobre sua face tinha um papel importante na comunicação com os espíritos.
Um ancestral do Xamã de Nganasan criou esta seqüência para se receber os componentes da vestimenta, pingentes e tambor. Um Xamã futuro, à medida em que ele adiquire conhecimento e poder receber os objetos nesta seqüência: cocar, luvas, avental,sapatos, tambor com a baqueta, e a capa. O desenvolvimento de um Xamã determina o seu destino e suas atividades xamânicas.
awww.salves.com.br_fotos_sha29.jpgawww.salves.com.br_fotos_xabaqueta.gifawww.salves.com.br_fotos_sha64.jpgawww.salves.com.br_fotos_xadrums2.jpgawww.salves.com.br_fotos_sha57.jpg
 
A Sibéria é considerada a "terra do xamanismo", há outra lenda que diz que a origem da roupa vermelha do Papai Noel remonta à uma tradição onde os xamãs usavam uma pele de urso ao avesso nos estados de transe, o vermelho seria o sangue o urso.
 
TapyKala disse:
A Sibéria é considerada a "terra do xamanismo", há outra lenda que diz que a origem da roupa vermelha do Papai Noel remonta à uma tradição onde os xamãs usavam uma pele de urso ao avesso nos estados de transe, o vermelho seria o sangue o urso.

E do vermelho marcado na neve via se renas puxando grandes sacos de presentes. Acho que eles não usariam a vestimenta repleta de sangue.
 
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