Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Guerra contra a contaminação!!

VICTOR

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/10/2006
772
76
E ai beleza pessoal?

Eu inoculei um pote com milho e segui todos os processos de assepsia e de esterilização, com 5 a 6 dias apareceu sinal de micélio, agora estou no decimo dia e eu notei que dois grãos estão com sinal de duende verde e o filho da mãe saiu de dentro do grão, eu olhei bem pra ver se tinha saido de outro ponto mas me parece que só está vindo de dentro do grão!!!!
Eu pensei em injetar h2o2 com a seringa apenas em cima desses dois grãos que estão em lados opostos um do outro e tambem do micélio como se fosse um triangulo!!!
Alguem já tentou e venceu alguma contaminação?
Ou sem chance é melhor jogar fora?
Sempre ouço e acredito nos mais experientes que dizem jogue fora e comece outro, mas eu to muito puto com o duende verde e realmente não quero jogar fora o pote..(claro se não tiver outra alternativa eu jogo), mas como a doença não se espalhou ainda quero tentar elimina-la!!!
Caso eu consiga mata-lá é o micélio a devorar, corre o risco de eu ter futuros carimbos ou cogus contaminados????

Abraço a todos!!!:pos:
 
E ai beleza pessoal?

Eu inoculei um pote com milho e segui todos os processos de assepsia e de esterilização, com 5 a 6 dias apareceu sinal de micélio, agora estou no decimo dia e eu notei que dois grãos estão com sinal de duende verde e o filho da mãe saiu de dentro do grão, eu olhei bem pra ver se tinha saido de outro ponto mas me parece que só está vindo de dentro do grão!!!!
Eu pensei em injetar h2o2 com a seringa apenas em cima desses dois grãos que estão em lados opostos um do outro e tambem do micélio como se fosse um triangulo!!!
Alguem já tentou e venceu alguma contaminação?
Ou sem chance é melhor jogar fora?
Sempre ouço e acredito nos mais experientes que dizem jogue fora e comece outro, mas eu to muito puto com o duende verde e realmente não quero jogar fora o pote..(claro se não tiver outra alternativa eu jogo), mas como a doença não se espalhou ainda quero tentar elimina-la!!!
Caso eu consiga mata-lá é o micélio a devorar, corre o risco de eu ter futuros carimbos ou cogus contaminados????

Abraço a todos!!!:pos:
vvictor infelizmente esse pote já era.
pod eaté deixar crescer mais um pouco só pra ver o desenvolvimento, comparar o crescimento da trich com o cubensiss.
mas o correto é jogar fora mesmo, o quanto antes.
O micelio da trichoderma é BRANCO, e os esporos sao verdes, entao tira uma base de quantos BILHOES de esporos por mm³ que essa porcaria solta a cada minuto??
 
Upvote 0
vvictor infelizmente esse pote já era.
pod eaté deixar crescer mais um pouco só pra ver o desenvolvimento, comparar o crescimento da trich com o cubensiss.
mas o correto é jogar fora mesmo, o quanto antes.
O micelio da trichoderma é BRANCO, e os esporos sao verdes, entao tira uma base de quantos BILHOES de esporos por mm³ que essa porcaria solta a cada minuto??

Eu tive um copo contaminado com o trich e realmente primeiro apareceu um micelio branco e depois o verde dominou tudo, mas esse eu só consigo ver o verde acho que a rede micelial ta dentro do grão!!! filho da mãe!!
Ontem a noite eu vi e estava em 2 grãos hoje de manhã o doença já derrubou seus esporos em mais dois grãos que estavam em volta!!!
Valeu boca!!! vou atualizar meu diario esse fim de semana ai de uma olhada lá e diga o que acha!!!

abraço:pos:

obs.: vou afogar o filha da p... em agua oxigenada, o ideal seria candida mas vai matar meus filhinhos!!! será que o micélio do trich sobrevive a agua oxigenada?
 
Upvote 0
será que o micélio do trich sobrevive a agua oxigenada?

Teoricamente sobrevive, h2o2 funciona contra esporos e não micélio.

Se eu fosse você antes de afoga-los, pegaria um pedaço de micélio saudável e isolaria com a técnica do papelão, é extremamente fácil e eficiênte.

Com isso você teria micélio vivo para incolar futuros substratos, o que agilizaria bastante a colonização.
 
Upvote 0
:( ai ... foda essa contaminacao ,vc espera alguns dias anciosamente e descobre que ta tudo contaminado....

aconteceu comigo tambem fiquei tao chateado que a unica coisa que pude fazer foi comecar tudo de novo reee...:D
 
Upvote 0
Teoricamente sobrevive, h2o2 funciona contra esporos e não micélio.

Se eu fosse você antes de afoga-los, pegaria um pedaço de micélio saudável e isolaria com a técnica do papelão, é extremamente fácil e eficiênte.

Com isso você teria micélio vivo para incolar futuros substratos, o que agilizaria bastante a colonização.

Eu pensei mesmo em isolar em papelão ou em liquido mas meu medo é de eu abrir aquilo é o duende sair voando por ai.......pois o micelio ta embaixo é o duende ta em cima!! vou ter que tirar o contaminação primeiro e meu medo é que voe esporos pela casa e em cima do micelio sadio!!!
Se bem que os esporos eu consigo matar com h2o2, então dou um banho no micelio depois e talve assim fique limpo!!!
É uma ideia, vou tentar!!! caso daqui pra frente todo meus cultivos fiquem verdes já sabem que não deu certo essa ideia....mais verdes pois já perdi dois potes pro duende verde e um pro homem aranha!!!
Ai pedro esse fim de semana vou atualizar meu diario ai dá uma olhada lá e ve o que acha!!!
abraço e obrigado a todos!!!:pos:
 
Upvote 0
Eu pensei mesmo em isolar em papelão ou em liquido mas meu medo é de eu abrir aquilo é o duende sair voando por ai.......pois o micelio ta embaixo é o duende ta em cima!! vou ter que tirar o contaminação primeiro e meu medo é que voe esporos pela casa e em cima do micelio sadio!!!
Se bem que os esporos eu consigo matar com h2o2, então dou um banho no micelio depois e talve assim fique limpo!!!
É uma ideia, vou tentar!!! caso daqui pra frente todo meus cultivos fiquem verdes já sabem que não deu certo essa ideia....mais verdes pois já perdi dois potes pro duende verde e um pro homem aranha!!!
Ai pedro esse fim de semana vou atualizar meu diario ai dá uma olhada lá e ve o que acha!!!
abraço e obrigado a todos!!!:pos:
pode ter certteza que se vc liberar o duende ele vai adorar.
vai colonizar TODOS os lugares possiveis da sua casa, do seu guardaroupás até sua linda escova de dentes.
nao jogue com o perigo, EXTERMINE-O antes que ele te extermine.
 
Upvote 0
Um grão que eu gostei muito de usar em cultivo foi o trigo, é bem menos que o milho e me pareceu mais fácil de ser colonizado.
 
Upvote 0
Eu inoculei um pote com milho e segui todos os processos de assepsia e de esterilização, com 5 a 6 dias apareceu sinal de micélio, agora estou no decimo dia e eu notei que dois grãos estão com sinal de duende verde e o filho da mãe saiu de dentro do grão, eu olhei bem pra ver se tinha saido de outro ponto mas me parece que só está vindo de dentro do grão!!!!

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo

Alguem já tentou e venceu alguma contaminação?

Bom um dos potes de milho contaminou só do lado direito, peguei alguns graos de milho com micelio e separei, descartei o bolo contaminado, fiz um novo bolo com milho cremogema casca de ovo torrada e moida e café , esterelizei e implantei os milhos colonizados, esles estão ganhando força e colonizando novamente ... isso tem 2 dias vamos ver qq vai acontecer, se ele vai se desenvolver ou contaminar denovo

isso ai foi só uma experiencia, não pesquisei para fazer isso, me inspirei num post do boca eu acho falando sobre os beneficios do café
 
Upvote 0
nao jogue com o perigo, EXTERMINE-O antes que ele te extermine.

Como proceder então? Devo jogar tudo fechado fora e perder meus copos de uísque? Meus lindos potes de azeitona que são incrivelmente largos e bonitos?

Bem, acho que o ideal seria prestar muita atenção nos potes e no mínimo sinal de contaminação, tudo deveria ser levado para fora de casa, junto com um balde cheio de cândida, assim o pote seria aberto, o substrato contaminado seria jogado num saco, depois dentro de outro saco e então seria colocado na rua para o lixeiro jogar fora, e os potes seriam imediatamente colocados em solução de água com cândida.

Mas isso ainda é meio ariscado, se tiver algo preto dentro de um pote, eu teria medo de abrir, então, o que fazer?

Seria nojento demais eu meter os potes dentro da panela de pressão e esterelizar o substrato contaminado e só depois jogar fora? Ou esterelizar poderia fazer com que o vapor jogasse muitos esporos no ar e isso seria extremamente perigoso?

Acho que essa sim é uma discussão importante, as técnicas para evitar a contaminação já são bem conhecidas, mas não está muito claro como devemos proceder para evitar doenças causadas pela contaminação e como não encher a casa de esporos que poderiam simplesmente acabar com futuros cultivos.
 
Upvote 0
Tá rolando um terrorismo biológico por aqui... hahaha...

Não acho que seja tão complicado assim se livrar dos substratos contaminados, eu costumo joga-los diretamente na privada, dar descarga, lavar os potes logo em seguida em água corrente e depois passar álcool nos mesmos.

Uma providência que já evitaria futuros problemas é abrir os potes contaminados em um local que você não use para inoculações ou outras partes do cultivo.

Mantenha a higiêne antes e depois de manipulá-los e não respire em cima de contaminações.
 
Upvote 0
Morte ao terrorismo biologico!!!!rsrsrs

Da primeira vez que eu tive que lidar com contaminação eu segui instruçoes do Mestre (Mauricio)....disse para virar o conteúdo num saco plastico com candida e fechar e mandar pro lixo, depois limpar o local e tambem colocar as roupas pra lavar!!! Eu segui exatamente e ainda fiz fora de casa e dessa vez quero salvar o micélio sadio que esta longe da contaminação!!!
Vou dar uma afogada em agua oxigenada no pote todo assim tentando matar os esporos do duende verde pra eles não voarem por ai!!!! e logo em seguida mando o contaminate pro saco plastico com candida e fecho jogo no lixo!!!!
Espero que seja o suficiente......e sobre o lance do milho, acredito que moer seja apropriado assim o nucleo fica amostra e conseguimos esterilizar......comprei quirela pra fazer o proximo cultivo vamos ver no que dá!!
Mas ai fiquei numa duvida se eu usar quirela, estarei com um bolo e conseguirei frutificar como um bolo, ou ainda uso o metodo de grãos pra fazer casing!!!????? help!!!!

abraço:pos:

obs.: alguem foi no show dos mutantes???
 
Upvote 0
Back
Top