Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Grãos de Centeio - Qual a melhor forma de esterelizar?

bennito

Cogumelo maduro
Membro Ativo
14/12/2006
113
73
39
Dá pra colocar direto dentro dos potes e levar pra panela de pressão por 1h30m?
É o suficiente ou devo deixar de molho dois dias antes.. um dia com agua sanitaria o outro com calcario para regular o ph e só depois mandar pra pp?

Não achei nenhum tópico detalhado sobre a esterelização deste substrato em específico.

Grato.
 
Se você fizer farinha dele, não.

Mas se for o grão inteiro aconselho a cozinhar antes.
 
Não entendi a pergunta ...
 
Nossa, vc planta centeio? =)
Tome cuidado com carunchos se for deixar armazenado. Reserve alguns quilos em algum pote plástico fechado ou vidro para impedir os carunchos.
O tempo de duração eu realmente não sei mas deve durar bons meses se for armazenado em ambiente seco e com temperatura amena.
Mas realmente o carunchos AMAM centeio, cuidado com eles.
 
Eu acho que ela tava falando de cogumelos não de centeio, mas beleza vai dar certo!!

Eu aconselho a pasteurizar antes da pressão, cozinhe e desligue o fogo antes de ferver e deixe descansar no minimo 6 no máximo 18 horas e cozinhe de novo, desligue antes de ferver, descanse por no minimo seis no máximo 18horas e depois pp.

Depois que tive problemas com bactérias aqui comecei a fazer assim e fununciou!
 
Quando preparo centeio, deixo-o de molho por um dia inteiro. No dia seguinte os grãos são fervidos por 10 minutos. Esterilização de uma hora.
 
depois de cozinhar por 15 min. escorra o centeio e o estique-o sobre um pano ainda quente, espalhe bem o grão com uma colher e va polvilhando com gesso, assim os grãos ficam mais soltos e mantem a humidade em seu interior.
 
Back
Top