Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Grãos de centeio - preparo (Versão 2)

Simples, e muito bem descrito. Obigado pela informação.
Estou seguindo para meu primeiro cultivo, vou usar os grãos de centeio e a seguir serão frutificalos em garafas pet de 5 litros com pó de fibra de côco. É o mais viável para mim, e acredito que se tudo for feito com boa esterilização e cuidado. Vou ter resultados dentro do meu esperado, e uma noção para com o tempo aprimorar a técnica.
 
Deixa eu fazer uma pergunta, preciso esperar umas 24h para esterelizar na PP depois de cozido?
 
Deixa eu fazer uma pergunta, preciso esperar umas 24h para esterelizar na PP depois de cozido?

Não precisa tindalizar, não precisa deixar de molho.. A unica coisa que precisa esperar, é os grãos secarem externamente depois de cozido, que demora muito menos de 24 horas. Depois disso é colocar nos potes, levar pra PP e inocular.
 
Vou contribuir aqui com minha experiência seguindo este tutorial, busco sempre processos de preparo práticos e rápidos e este aqui é um deles.
Hoje fui comprar trigo e estava em falta então foi o centeio
Lavei bem o centeio retirando tudo que boiava e até a agua sair limpa. 20200728_152830.jpg
Após isso foi para o cozimento em fogo baixo 20200728_153605.jpg, adicionei uma colher pequena de gesso 20200728_155904.jpge estava cozinhando proximo a 800g de centeio cru, após subirem algumas bolhas 20200728_161315.jpgdeu em torno de 20 a 25 minutos até chegar no ponto.
Entao escorri bem e botei em uma forma, onde ainda quente fiquei revolvendo o grãos até ficarem bem sequinhos por fora20200728_161834.jpg20200728_162305.jpg. No ponto ideal20200728_163211.jpg
Entao foi para os potes e vai ficar 90 minutos na pressão.20200728_164519.jpg20200728_164524.jpg

Assim que esfriar é só inocular normalmente, atualizarei os resultados aqui.
Valeu!

Após a pressao, sem excesso de umidade
20200728_190608.jpg
 
Última edição:
Muito boa essa tek.

Estou querendo usar o trigo ao invés do centeio. Será que o tempo de cozimento é o mesmo ?

👽🙏🏻
 
Vejo muito gringo fazendo teks com centeio. Será que se batesse em um processador e deixasse ele no formato de farinha de arroz e lavar bem não poderia mandar direto para a PP ?
Acho interessante esse grão pois o preço dele é bem acessivel.
 
Vejo muito gringo fazendo teks com centeio. Será que se batesse em um processador e deixasse ele no formato de farinha de arroz e lavar bem não poderia mandar direto para a PP ?
Acho interessante esse grão pois o preço dele é bem acessivel.
Tô usando o trigo mais está difícil do micélio correr. Usei um pedaço de papelão com micélio nele.

Não sei se ficou no ponto certo o grão. Fiz igual o spawn de arroz. Cozinhei por 10min e deixei escorrer. Acho que faltou umidade nele.

2A089FE5-D7C7-4E32-A93E-8E709744DDCE.jpeg

52CB21DB-CF29-4BA6-AC0E-1CEF42337A3C.jpeg
 
Back
Top