Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gnosis - Escola de Autoconhecimento - Proposta de Curso

Mr D.

Cogumelo maduro
Membro Ativo
12/10/2007
444
73
Pessoal, abandonando por um tempo todos esses "ismos", todas essas ideologias e suposições, proponho uma atitude concreta em favor de um mundo melhor, ou pelo menos, de alguns seres humanos melhores.

O curso a seguir é composto por sete aulas, postarei uma a cada 10 dias, não exige nenhum dispêndio financeiro, você só precisará dedicar alguns minutos do seu dia.

Quem se comprometer a seguir o curso até o fim, poste abaixo e ao final do curso vamos analizar os resultados (que são "realmente reais").

Peço que não confundam isso com uma ideologia religiosa, isso é totalmente interior, como diz o título, autoconhecimento, portanto, gostaria que não criticassem negativamente o curso antes de completá-lo e avaliá-lo adequadamente.

Com vocês, a primeira aula! =P
 

Anexos

  • curso_gnose_licao_1.zip
    133.1 KB · Visualizações: 68
Ae Mr D!

Esse curso de gnose não é fundamentado na gnose do Samael Aun Eor, é?
 
Poderia dar uma resumida pra gente, poque eu não tenho a mínima idéia do que é a gnose, e dizer que é auto conhecimento é algo muito sucinto. POderia explicar melhor e dar exemplos?
 
Resumidíssimo, gnosis significa (literalmente) conhecimento, a primeira parte do curso dá uma noção do que é ego, personalidade, essência, como cortar o ego, exercícios para despertar a consciência (muito, muito bons!), entre várias outras coisas...

O curso segue linhas de livros como o Bardo Thodol (O Livro Tibetano dos Mortos), e basicamente, desperta sua consciência (que está dormente) para o Eterno Instante, o aqui e agora.

Leia o primeiro capítulo, é bem curtinho e dá uma idéia geral do curso =)

Grande abraço!
 
Estou dentro Mr. D!

Vou escrever um relatório completo e postar no final...
 
Tem um templo da Gnose aqui pra cima de casa, bonito pra caramba.
 
Estou tendo aulas por aqui também, mas não é em um templo, é em um colégio que está sendo disponibilizado...
 
Oh, certo! Desculpe a ignorância, mas que é bonito as pampa, isso é!
 
Não Berniel, não te corrigí não, estou tendo aula em um colégio normal mesmo, tipo o Bom Pastor, entende?

Disponibilizaram o colégio para o instrutor dar o curso.
 
Realmente, fui eu que li mal. Ja que tu se interessa,um dia de uma passada ali pra perto da aurora, é ali ao lado de onde era o colégio logosófico, é fácil de encontrar, uma construção no alto da colina cheia de temas egípcios, se a filosofia for tão boa quanto o decorador acho que tu ta bem encaminhado! :D

Se não me engano eles são abertos a visitantes (curiosos disfarçados) sempre no terceiro sábado de cada mês, até pensei em ir uma vez mas sabe como é...

LUZ
 
A GNOSE se baseia em uma série de conhecimentos teosóficos resumidos e doutrinados pelo mestre Samael Aun Weor. Propaga muitas informações fundamentais, porém, sem a profundidade necessária.
Tive contato com a instituição durante toda a minha adolescência por influência dos meus pais e cheguei a dar conferências.

Sinceramente acho que, da forma como o conhecimento é ali apresentado, dá-se margem pra uma série de fanatismos e crença cega.

Sem contar que o mestre Samael, ao que tudo indica, "caiu" há mtos anos.

Julgo mais aconselhável, pra quem se interessar pelo assunto, estudar livros de teosofia pura. Obras da Madame Blavatsky, Arthur E. Powell, Eliphas Lévi e tantos outros dão menos margem a interpretações unilaterais e trazem um conhecimento mais abrangente e detalhado (vale lembrar também que a GNOSE é uma ramificação originária da GNOSIS sendo que, muitos textos e temas abordados por essa, foram simplesmente "esquecidos" pela GNOSE atual).

De qualquer forma, nada pode ser verdadeiramente aprendido com a simples leitura desses textos. Trata-se de um conhecimento prático, que só pode ser compreendido e valorizado com vivências.

Quem tiver interesse em falar sobre esse tipo de assunto, me mande uma MP.
Gostaria de trocar informações e experiências.
 
Como existe a possibilidade de eu não mais ter acesso à internet em alguns dias, posto logo todas as aulas do gnosis, de preferência continuem fazendo apenas uma aula por semana, para assimilar bem as práticas.

Abraços!
 
Qual foi o resultado desses estudos pessoal?

Eu achei que apesar de algumas coisas fazerem sentido o Samael me parece muito fanático e em muitos momentos ele transmite muito ódio velado...qual a opinião de vocês?
 
Fala pessoal, a um tempo estudei um pouco sobre gnose e gnosticismo, foi apenas por sempre ter sido muito São Tome e só acreditar vendo que devo ter atraido esses ensinamentos.

Porem mais uma vez me decepcionei por tambem se tratar de uma escola elitista.

E na minha humilde opnião tudo que segrega o ser humano em grupos é mal, é apego e gerador de discordia, reconhecer diferenças é uma coisa a outra é segregar em grupos.

Porem como sempre digo há muito conhecimento em toda parte basta interpretar, e se em alguma parte do caminho alguem dizer que deve engolir sem criticar alguma coisa, com certeza, tem algo de errado nesse ensinamento ou em quem está ensinando.

A busca da gnose ao meu ver, nesse forum, é praticamente uma constante, uma vez que preferimos vivenciar, ter experiencias reais (ou não), ao contrario de muitos que preferem o fervor dogmatico religioso como ferramenta de auto conhecimento e salvação.

Recomendo a todos o livro "O Caibalion", foi essa teoria que desbloqueou meu entendimento meta fisico, porem ainda prefiro as tecnicas orientais para vivenciar a gnose, as considero mais claras e menos veladas (algumas são extremamente veladas tmb) assim fornecem uma escada segura (por ser bem mapeada) para ascender o corpo, a mente e o espirito ao mesmo tempo.

Alem do Caibalion recomendo a todos os interessados em estudar QiGong, Reiki e Yoga (ou todos juntos eheheh).


abração galera
 
Recomendo a todos o livro "O Caibalion", foi essa teoria que desbloqueou meu entendimento meta fisico, porem ainda prefiro as tecnicas orientais para vivenciar a gnose, as considero mais claras e menos veladas (algumas são extremamente veladas tmb) assim fornecem uma escada segura (por ser bem mapeada) para ascender o corpo, a mente e o espirito ao mesmo tempo.
abração galera

BOA PEDIDA TROLL :pos:




links para download do livro:
http://www.joselaerciodoegito.com.br/site_downloads.htm
ou
http://coletaneanet.blogspot.com/2008/06/download-o-caibalion.html
ou
http://dignow.org/p316307

A palavra Caibalion (ou Kybalion) tem a mesma origem de Cabala (Qabala), e significa revelação ou tradição superior. É um tratado escrito por três filósofos herméticos sobre os sete princípios que regem o universo e são a base da magia. Essas leis demonstram como funciona o universo e como refletem diretamente nos fatos da vida cotidiana. As origens dos ensinamentos do Caibalion, supostamente, estão associadas ao filósofo Hermes.
(texto de http://coletaneanet.blogspot.com/2008/06/download-o-caibalion.html)
 
uhsuehuehsuheushues.... agora você jogou sujo comigo, quem são os verdadeiros humanos né?
 
Back
Top