Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Glucuronidação da psilocina e 4-hidroxi-indol por UDP-Glucuronosiltransferases humanas

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,044
5
98
Última edição:
Bacana. Agora o semestre já era e não vai dar mais tempo, mas semestre que vem quero ver quais são esses picos que aparecem com adição de vitamina C.

Eu fiz um experimento bem simples que ficou ainda meio sem explicação. Com os Panaeolus que costumam azular muito e inclusive deixar o meio bem azul, fiz três tubos de ensaio com água destilada e Panaeolus inteiro fresco, um deles todo macetado e azulado antes de ir para o tubo, fervi rapidamente no fogo e alguns minutos depois os três tubos estavam com o líquido azulado, em especial o com o cogumelo macerado. Nos tubos com o cogumelo macerado e um dos outros eu adicionei uma ponta de espátula de vitamina C, imediatamente a coloração reverteu para incolor, e no tubo com o cogumelo macerado todo azul, todo ele voltou para a cor branco/creme de antes.

Várias coisas podem ter acontecido. Mas chamou atenção o fato de ter revertido a coloração ao invés de simplesmente impedir de ficar mais azul. Pelo que parece o meio ácido, o ascorbato, ou ambos, fazem algo com os subprodutos azuis/pretos que os tornam novamente incolores. Eu não acredito muito que a reação tenha voltado e produzido psilocina novamente, parece meio improvável, mas de algum modo os azuis/pretos dissolvidos geraram novamente produtos incolores.

Curioso isso, não?
 
Bacana. Agora o semestre já era e não vai dar mais tempo, mas semestre que vem quero ver quais são esses picos que aparecem com adição de vitamina C.

Eu fiz um experimento bem simples que ficou ainda meio sem explicação. Com os Panaeolus que costumam azular muito e inclusive deixar o meio bem azul, fiz três tubos de ensaio com água destilada e Panaeolus inteiro fresco, um deles todo macetado e azulado antes de ir para o tubo, fervi rapidamente no fogo e alguns minutos depois os três tubos estavam com o líquido azulado, em especial o com o cogumelo macerado. Nos tubos com o cogumelo macerado e um dos outros eu adicionei uma ponta de espátula de vitamina C, imediatamente a coloração reverteu para incolor, e no tubo com o cogumelo macerado todo azul, todo ele voltou para a cor branco/creme de antes.

Várias coisas podem ter acontecido. Mas chamou atenção o fato de ter revertido a coloração ao invés de simplesmente impedir de ficar mais azul. Pelo que parece o meio ácido, o ascorbato, ou ambos, fazem algo com os subprodutos azuis/pretos que os tornam novamente incolores. Eu não acredito muito que a reação tenha voltado e produzido psilocina novamente, parece meio improvável, mas de algum modo os azuis/pretos dissolvidos geraram novamente produtos incolores.

Curioso isso, não?
se tivesse mudado de cor seria um tanto quanto normal, mas tornar incolor realmente é curioso!o_O
 
Várias coisas podem ter acontecido. Mas chamou atenção o fato de ter revertido a coloração ao invés de simplesmente impedir de ficar mais azul. Pelo que parece o meio ácido, o ascorbato, ou ambos, fazem algo com os subprodutos azuis/pretos que os tornam novamente incolores.


Essa reversão da coloração escura já foi citada aqui no fórum para cubensis. E o chá de cubensis feito desde o início com a adição de vitamina C fica mais ou menos dessa cor. Talvez um pouco amarelado.

É difícil saber o que acontece sem alguma análise laboratorial. Mas não é um assunto que atraia muitas verbas ou interesse.
 
interessante esse tópico, talvez como uma analise croma-tografica gasosa desse pra descobrir... Alguem tem um equipamento desse em casa? hahahahah
 
Alguém sabe a absorbância da psilocina?
Posso tentar fazer essa leitura em espectrofotômetro
 
possivelmente até mesmo tenha um efeito no organismo, interferindo com a glucuronidação da psilocina pelas nossas enzimas

Não entendi. Porque seria um ponto a favor? :bigode:
 
Não entendi. Porque seria um ponto a favor?

Se a glucuronidação favorece a excreção de psilocina pelas fezes e urina, diminuir a intensidade da glucuronidação levaria a excreção menor da psilocina por essas vias.

É só uma possibilidade, é claro. Talvez outras vias metabólicas de metabolização da psilocina compensem esse possível efeito.
 
Se a glucuronidação favorece a excreção de psilocina pelas fezes e urina, diminuir a intensidade da glucuronidação levaria a excreção menor da psilocina por essas vias.

É só uma possibilidade, é claro. Talvez outras vias metabólicas de metabolização da psilocina compensem esse possível efeito.
A glucuronidação da psilocina está proporcionalmente ligada à quantidade de vitamina C ingerida? A glucuronidação efetiva da psilocina não impediria o usofruto de seus efeitos psicoativos?
 
A glucuronidação da psilocina está proporcionalmente ligada à quantidade de vitamina C ingerida?

Creio que se for realmente efetivo deve haver uma linha curva de eficiência correlacionada com a quantidade de vitamina C, Cantaro. Porém deve chegar a um limiar onde não adianta ingerir mais vitamina C. O que notei quando faço chás com vitamina C é que não precisa muito para evitar aquela cor escura do chá. Às vezes 500 mg de vitamina C conseguem deixar o chá bem amarelado.


A glucuronidação efetiva da psilocina não impediria o usofruto de seus efeitos psicoativos?

A glucuronidação é uma preparação para passos metabólicos que degradam a psilocina, ou para a excreção. Logo, deve estar relacionada ao decaimento dos efeitos psicoativos.
 
Droga...Agora a palavra "glucuronidação" ocupa espaço no meu cérebro...
:roflmao:
 
Creio que se for realmente efetivo deve haver uma linha curva de eficiência correlacionada com a quantidade de vitamina C, Cantaro. Porém deve chegar a um limiar onde não adianta ingerir mais vitamina C. O que notei quando faço chás com vitamina C é que não precisa muito para evitar aquela cor escura do chá. Às vezes 500 mg de vitamina C conseguem deixar o chá bem amarelado.

A glucuronidação é uma preparação para passos metabólicos que degradam a psilocina, ou para a excreção. Logo, deve estar relacionada ao decaimento dos efeitos psicoativos.

Estava lendo um artigo sobre combinações perigosas entre alimentos e remédios e encontrei no topo da lista a toranja. Porém, conforme foi apresentado, tanto na matéria da Johns Hopkins quanto na Wikipédia, a ação desempenhada pelos componentes dela (furanocumarina, vitamina C, etc), também presentes no limão, desencadearam, o que se aplicado ao nosso caso, poderia ser o contrário do que foi sugerido por você, @Equador. Olha só:

"The culprits are furanocoumarins, compounds found in grapefruit that block the enzymes in the intestines responsible for breaking down these drugs. This can make the drugs more potent, and raise the level of drug in your bloodstream." — Johns Hopkins Bayview News

"Grapefruit and grapefruit juice have been found to interact with numerous drugs in many cases resulting in adverse effects. This happens in two ways. One is that grapefruit can block an enzyme which metabolizes medication. If the drug is not metabolized, then the level of the drug in the blood can become too high leading to an adverse effect. The other effect is that grapefruit can block the absorption of drugs in the intestine. If the drug is not absorbed, then not enough of it is in the blood to have a therapeutic effect." — Wikipédia

Agora, relendo o artigo do post, fiquei na dúvida se no caso da glucurunidação, a inibição das enzimas UGT e similares, na presença de vitamina C, acontece de modo a diminuir ou aumentar a quantidade de psilocina na corrente sanguínea. Já que no experimento do artigo, o enfoque é outro e são utilizados diferentes substratos e reagentes.

E mais, pois agora sabemos que outros componentes (como a furanocumarina p.ex.), também podem desempenhar alguma atividade bioquímica nesse sentido, o que aumenta consideravelmente as possibilidades variáveis de resultado.

Complicado...
 
Estava lendo um artigo sobre combinações perigosas entre alimentos e remédios e encontrei no topo da lista a toranja.


A toranja, ou grapefruit, é um dos alimentos mais conhecidos por causar interações.

Mas para mim a questão são as furanocumarinas, não a vitamina C.

E são compostos disseminados pelo gênero Citrus, mas geralmente só vejo avisos sobre o grapefruit. Em outras espécies a concentração tende a ser menor. Veja por exemplo The Distribution of Coumarins and Furanocoumarins in Citrus Species Closely Matches Citrus Phylogeny and Reflects the Organization of Biosynthetic Pathways



Agora, relendo o artigo do post, fiquei na dúvida se no caso da glucurunidação, a inibição das enzimas UGT e similares, na presença de vitamina C, acontece de modo a diminuir ou aumentar a quantidade de psilocina na corrente sanguínea. Já que no experimento do artigo, o enfoque é outro e são utilizados diferentes substratos e reagentes.


O artigo apresenta somente um modelo, mas a ação esperada da glucuronidação é diminuir a quantidade de psilocina na corrente sanguínea.



Ah, e furanocumarina será mais uma palavra a ocupar espaço nos pensamentos do @Jahbaa :roflmao:
 
Fura no cu Marina? Mano... Sério isso??? Esse é o melhor cacófato da língua portuguesa.

No pré primário a gente tinha um versinho assim;

"Com F escrevo furanocumarina,
com P escrevo paixão,
com G glucuronosiltransferase
e glucoronidação..."
 
Back
Top