Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox esterilizante

Cesto

Escravo do micélio
Membro Ativo
01/12/2013
122
42
Ao longo da estrada.
Bem, estou montando um projeto de uma glovebox esterilizante usando uma lampada germicida (UV-C)
É uma alternativa a aqueles que querem um pouco mais de seriedade no cultivo com um pouco mais de gasto,pois o caro mesmo é a lampada germicida que esta na casa dos 30-50 reais por aqui.
O unico porem deste projeto é o cuidado necessário para o manuseio da lampada, pois esta libera UV-c que é altamente perigoso para nossos tecidos, assim , deve haver uma proteção para bloquear a luz sempre q estiver ligada.



Materiais:
-caixa de plastico com passagem para mãos.
-fios
-tomada
-interruptor
- 2 sockets
-Lampada germicida de 8w
-reator de 9w
-madeira para suporte
- parafusos diversos
-papel aluminio

2014-02-03 14.20.12.jpg .

A madeira foi então revestida com papel alumínio para ter uma leve função de refletor, então esta foi posta dentro da caixa e nela fixada com parafusos. Os sockets presos internamente na madeira e o reator por fora. Pronto! temos nossa GL esterilizante.

2014-02-03 16.47.22.jpg2014-02-03 16.49.51.jpg
 
Última edição:
Muito bom o esquema.

Isso me lembra a importância da camada de ozônio para a manutenção da vida na Terra... sem ela, o principais produtores morreriam (como o fitoplâncton) comprometendo toda a cadeia.

Passar protetor solar antes de trabalhar na glovebox? :D
 
Passar protetor solar antes de trabalhar na glovebox? :D



Acho mais seguro desligar ou bloquear a lâmpada quando estiver trabalhando na glovebox.

Um protetor solar meio gosmento na pele vai levar junto vários microrganismos. Com a lâmpada desligada dá para passar um desinfetante nas mãos e braços, tipo álcool 70%.
 
Tem uns sistemas de esterelização de água e ar que usam lâmpadas UV-C, nos manuais é recomendado não ter contato com esse tipo de radiação e respeitar o tempo de funcionamento para esterelização. Eu uso UV-B e UV-C, mas é para cromatografia, e é sem contato direto com os olhos, só a mão mesmo...
Do que eu li até hoje sobre isto, a UV-C consegue modificar a nível de DNA, e atua em bactérias, fungos, etc; Por isso é tão utilizada! A ideia do Cesto é muito legal, pois você pode colocar seu material na glovebox, fechar, ligar a lâmpada e ir tomar um cafézinho enquanto a radiação da conta do recado! Nem precisa utilizar material extra para esterelização. O único detalhe é que a esterelização só vai ser efetiva na superfície, aonde a lâmpada conseguir iluminar. Seria interessante fazer uns testes de controle com placa e ágar (Abrir uma placa dentro da glove após a lâmpada ter o tempo de esterelização e deixar alguns minutos. Ou abrir uma placa no ambiente e depois deixar a lâmpada atuar sobre ela para ver se mata os contaminantes da superfície). Tem um resumo de congresso bem bacana, aonde o pessoal montou um sistema para esterelizar material hospitalar, ali tem a tabela de radiação necessária para os patógenos que a lâmpada mata. Vou deixar anexado.

NAMASTE
 

Anexos

  • esterelizaçãoUVC.pdf
    84.3 KB · Visualizações: 43
Uma dúvida, será que esse sistema seria prejudicial o esporo ou micélio se você tiver com uma seringa ou uma petri já colonizada? Acredito que sim mas só para tirar a dúvida. Pois não seria interessante esterilizar e depois ter que abrir a glove para colocar, já que a ideia seria para fazer inoculação.
 
Uma dúvida, será que esse sistema seria prejudicial o esporo ou micélio se você tiver com uma seringa ou uma petri já colonizada? Acredito que sim mas só para tirar a dúvida. Pois não seria interessante esterilizar e depois ter que abrir a glove para colocar, já que a ideia seria para fazer inoculação.

Esporos e micélio também são células e tecidos vivos, então a luz UV vai ter o mesmo efeito sobre eles.

Parece um tanto ilógico abrir novamente a glovebox, mas ainda é o melhor método.
 
Parece um tanto ilógico abrir novamente a glovebox, mas ainda é o melhor método.

Será que usar a lâmpada, contando com esse necessidade ter que abrir novamente ainda assim é mais vantajoso do que manter tudo dentro da glove e esterilizar com aerosol, alcool, etc?
 
No caso, para proteger a seringa de esporos/CL da luz UV, bastaria embrulhar em papel alumínio.

Previamente esterilizados com álcool, a seringa e o papel.

Põe tudo dentro da glove, liga a luz, aguarda, desliga a luz para usar, e então desembrulha.

Obs: além dos cuidados em evitar o contato com pele e olhos, luz UV degrada plásticos, como o polipropileno. Pode ser que a caixa plástica fique opaca ou distorcida com o uso.
 
No caso, para proteger a seringa de esporos/CL da luz UV, bastaria embrulhar em papel alumínio.

Previamente esterilizados com álcool, a seringa e o papel.

Seria interessante se for usado uma glove box de acrilico de uns 5mm de espessura, talvez vidro se for fixo. estou pensando em fazer um estilo profissional como em laboratórios, tem alguns modelos bem legais na net e você mesmo pode fazer só mandar cortar as placas de acrilico no tamanho que quiser e você mesmo cola, mas sem todo aparato que eles possuem, medidor de pressão, etc. apenas usando o tamanho e também dando uma fixação hermética e assim você garantida matar com mais certeza pelo menos os contaminantes do ar. Uma das formas mais inteligente de fazer a vedação que eu achei seria fazer uma "boca" onde você ira colocar o material e em volta colocar uma borda de borracha pelo lado de fora e na borda colocar colocar pelo menos um 4 parafusos de dentro para fora onde você fecharia a tampa com uma porca daquelas que tem um apoio para fechar um a mão mesmo. segue o vídeo onde eu achei essa ideia

da uma olhada ai e ve o que acha
 
Aí sim, heim @HiagoRocha , com uma gb desse naipe dá sim pra fazer um trabalho profissa! Ainda vou ter algo semelhante aliada a uma autoclave e um sistema ideal de pasteurização. Valeu a indicação.

Tenho essa mesma ideia, só requer também um investimento profissa, na mesma proporção de $$... Tirando o "faça você mesmo" que for possível. A ideia seria um mini laboratório profissional especializado em P.C :bigode:

Outra coisa que pensei em fazer uma gb mais planejada e maior e que vejo que é um fator de contaminação, seria de fazer uma entrada no tamanho da panela de pressão para que você possa abri-la já dentro da gb com o ambiente já esterilizado. Nesse caso a forma em que for posicionado as luvas é crucial para que se possa fazer toda movimentação.

Estou estudando as possibilidades, caso seja viável vou fazer postar no fórum
 
Duas coisas. Protetor solar só bloqueia UVA e UVB, não UVC :deolho:, que é bloqueado pela camada de ozônio.

Também, a eficiência de desinfecção dessas lâmpadas cai numa função exponencial em relação à distância. Ou seja: só áreas muito próximas da lâmpada tem uma esterilização realmente efetiva. As melhores câmaras de biossegurança tem ou luzes móveis e circulantes ou ainda um sistema de circulação de ar que leve todo o ar às proximidades da lâmpada.

Concluindo: a lâmpada, num sistema assim, não substitui, mas apenas complementa, os procedimentos tradicionais de esterilização com cloro ativo, álcool, etc.
 
Bom vou seguir com o projeto.

Fiz esse desenho e mandei uma empresa fazer em acrilico de 5mm, ficou no total de 303 reais ao meu ver vale a pensa o investimento, e sendo que a maior parte do valor vai para o preço do material. Ela ira ficar pronta como no desenho e eu mesmo irei colocar a luva e fixar a tampa como no vídeo. Assim que pronta posto novas fotos.

waqx.png
 
Última edição por um moderador:
Achei muito dinheiro pra se investir num complemento aos demais cuidados profiláticos. Acho que valeria muito mais a pena investir em, por exemplo, uma panela de pressão grande e power. Mas tomara que eu esteja errado e que essa glove te proporcione níveis de contaminação mínimos ;)
 
Achei muito dinheiro pra se investir num complemento aos demais cuidados profiláticos. Acho que valeria muito mais a pena investir em, por exemplo, uma panela de pressão grande e power. Mas tomara que eu esteja errado e que essa glove te proporcione níveis de contaminação mínimos ;)

Eu também acho que não seria necessário, também daria para usar uma mais simples ou outros métodos de assepsia e investir de outra forma com um CxB maior. Nesse caso seria um upgrade. A ideia dessa glove, é ter um poder de controle ou uma isolação do meio externo maior. Com ela também virá panela de pressão novas e no caso medidas para poderem entrar na gb também e evitar de abri-las no meio externo. Claro na teoria parece tudo bonito e eficiente, mas só saberei na prática.
 
Back
Top