Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox de papeluminio

sheroomeroon

Primórdia
Membro Ativo
09/01/2017
188
29
30
muito distante
Eai psiconautas!:eba:

Ansiosíssima pra começar meu cultivo, e após um papo rápido aqui sobre carimbo vs seringa com o @Ankardo, decidi de fato iniciar pelo ~início com carimbo mesmo.

Como não quero ter problema de contaminação, montei uma glovebox de papelão mesmo, pra suprir o que eu preciso e gastando pouco (pelo simples fato de que ela não será a definitiva).

Tinha uma caixa muito boa em casa, bem resistente.

Material comprado: papel alumínio e filme; luvas; fita adesiva grossa; luva látex; estilete. Uns 25 reais tudo.

Cobri cada parede com papel alumínio, tomando cuidado pra não furá-lo (se furasse: fita adesiva nele). Ia colando tudo bastante bem, principalmente nas dobras da caixa. Fiz uma abertura em cima por motivo óbvio: enxergar lá dentro hehe

Fiz dois cortes redondos (um um pouco mais pra cima que o outro), e a partir de tampa plástica de creme (the perks of being a woman) fiz um buraco e encaixei as luvas deixei os buracos para entrar com um luva (vide discussão abaixo).

Fechei os lados com bastante fita, e fiz questão de passar uma coisa dura nesses lugares pra fixar bem.

Encaixei as luvas e passei bastante fita adesiva, pra colar e depois de colar (acho que até vou passar fita isolante).

A ideia era só passar papel filme na abertura de cima, mas como queria um negócio mais chiquezinho, recortei um pedaço da tampa que retirei e fiz uma moldura (que encaixa perfeitamente na abertura). Passei papel alumínio e fita adesiva. Na moldura passei o papel filme. E ainda com a outra tampa que sobrou (da moldura), ainda dá pra fechar e talvez virar uma encubadora!

Coloquei umas coisas dentro pra fazer um teste: ficou show. Couberam as seringas, pote coletor, uma garrafinha pra borrifar álcool e as mãos movem livremente. :feliz:

Ainda penso que eu podia ter passado uma camada de papel filme.. Mas como já disse que estou ansiosa hahah

Fiz explicadinho assim porque vai que tem alguém querendo uma GB mas não sabe por onde começar.. Vai na fé!:cool:

Por agora é isso, já já cenas do primeiro cultivo, uhu:coffee:
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    443.9 KB · Visualizações: 63
  • image.jpeg
    image.jpeg
    290.6 KB · Visualizações: 64
  • image.jpeg
    image.jpeg
    182.2 KB · Visualizações: 59
Última edição:
Eai psiconautas!:eba:

Ansiosíssima pra começar meu cultivo, e após um papo rápido aqui sobre carimbo vs seringa com o @Ankardo, decidi de fato iniciar pelo ~início com carimbo mesmo.

Como não quero ter problema de contaminação, montei uma glovebox de papelão mesmo, pra suprir o que eu preciso e gastando pouco (pelo simples fato de que ela não será a definitiva).

Tinha uma caixa muito boa em casa, bem resistente.

Material comprado: papel alumínio e filme; luvas; fita adesiva grossa; luva látex; estilete. Uns 25 reais tudo.

Cobri cada parede com papel alumínio, tomando cuidado pra não furá-lo (se furasse: fita adesiva nele). Ia colando tudo bastante bem, principalmente nas dobras da caixa. Fiz uma abertura em cima por motivo óbvio: enxergar lá dentro hehe

Fiz dois cortes redondos (um um pouco mais pra cima que o outro), e a partir de tampa plástica de creme (the perks of being a woman) fiz um buraco e encaixei as luvas.

Fechei os lados com bastante fita, e fiz questão de passar uma coisa dura nesses lugares pra fixar bem.

Encaixei as luvas e passei bastante fita adesiva, pra colar e depois de colar (acho que até vou passar fita isolante).

A ideia era só passar papel filme na abertura de cima, mas como queria um negócio mais chiquezinho, recortei um pedaço da tampa que retirei e fiz uma moldura (que encaixa perfeitamente na abertura). Passei papel alumínio e fita adesiva. Na moldura passei o papel filme. E ainda com a outra tampa que sobrou (da moldura), ainda dá pra fechar e talvez virar uma encubadora!

Coloquei umas coisas dentro pra fazer um teste: ficou show. Couberam as seringas, pote coletor, uma garrafinha pra borrifar álcool e as mãos movem livremente. :feliz:

Ainda penso que eu podia ter passado uma camada de papel filme.. Mas como já disse que estou ansiosa hahah

Fiz explicadinho assim porque vai que tem alguém querendo uma GB mas não sabe por onde começar.. Vai na fé!:cool:

Por agora é isso, já já cenas do primeiro cultivo, uhu:coffee:


Só lembra da dica do @coguosho de pulverizar uma água com sabão depois de limpar ela por dentro, acredito que assim como ajuda no caso da SAB para GB acredito que deve ajudar também.
 
Hoje em dia não se recomenda fazer mais GloveBox e sim Still-air box. O uso das luvas amarradas à caixa criam um vácuo que puxa ar de fora e criar turbulência no ar de dentro, fazendo com que contaminantes voem por dentro da caixa e caiam no seu substrato esterilizado. Uma SAB é ainda mais fácil de fazer e funciona muito melhor. E não se engane achando que vai conseguir deixar o ambiente dentro da GloveBox estéril, isso é praticamente impossível, por isso o ar estando parado é uma opção muito melhor.
 
uma água com sabão depois de limpar ela por dentro

Não entendi muito bem.. É pra limpar com água e sabão depois de usar?

por isso o ar estando parado é uma opção muito melhor.

Valeu Coguosho! Então seria o caso de arrancar as luvas, e entrar com uma luva simples? Não queria tornar estéril e sei bem a impossibilidade, só queria minimizar o máximo possível. :unsure:
 
Não entendi muito bem.. É pra limpar com água e sabão depois de usar?



Valeu Coguosho! Então seria o caso de arrancar as luvas, e entrar com uma luva simples? Não queria tornar estéril e sei bem a impossibilidade, só queria minimizar o máximo possível. :unsure:


Na verdade, esqueci que você está usando uma SAB. Neste caso, você pode borrifar água com uma gota de sabão nas paredes da SAB, isso faz com que as paredes da SAB fiquem grudentas para reter os contaminantes. Coloque tudo que for utilizar dentro dela. Limpe tudo (excetos as paredes da SAB) com álcool 70 e depois disso comece o procedimento. Evite passar com a mão ou braço em cima do copo utilizado para fazer a seringa.

Estou falando dessa citação do @coguosho no meu diário :D
 
Agora fez sentido! Gratidão! Daí passo o a solução de sabão e depois borrifo álcool normal?

Na verdade tu borrifa a água com sabão nas "paredes" da SAB, mas tu deve previamente limpar ela com hipoclorito ou álcool 70.
O que ele fala pra limpar com álcool na citação são as coisas que você vai por dentro da SAB, seringas, papel alumínio potes etc.
 
Não entendi muito bem.. É pra limpar com água e sabão depois de usar?



Valeu Coguosho! Então seria o caso de arrancar as luvas, e entrar com uma luva simples? Não queria tornar estéril e sei bem a impossibilidade, só queria minimizar o máximo possível. :unsure:

Sim. Deixe os buracos abertos. Assim você também pode deixar a chama para esterilizar a agulha no lado de fora da caixa e esterilizar entre a inoculação de um pote e o outro.

A água com sabão a gente borrifa nas paredes para que os contaminantes grudem lá. Durante o procedimento tente criar o mínimo de movimento de ar possível.
 
Sim. Deixe os buracos abertos. Assim você também pode deixar a chama para esterilizar a agulha no lado de fora da caixa e esterilizar entre a inoculação de um pote e o outro.

A água com sabão a gente borrifa nas paredes para que os contaminantes grudem lá. Durante o procedimento tente criar o mínimo de movimento de ar possível.

Sensacional então, farei isso e depois atualizo aqui. Gratidão pela ajuda!
Compreendi perfeitamente, borrifar A+S depois de ter limpado tudo com álcool.

Esse fórum :love:
 
Sensacional então, farei isso e depois atualizo aqui. Gratidão pela ajuda!
Compreendi perfeitamente, borrifar A+S depois de ter limpado tudo com álcool.

Esse fórum :love:

Só uma coisa que ficou na minha cabeça depois que você falou "álcool normal".

Álcool de cozinha não serve.

O álcool utilizado na esterilização tem que ser o etílico com 70% de concentração(pode ser comprado em farmácias, comprar litros apenas com CNPJ geralmente em químicas) ou o álcool isopropílico que pode ser comprado em químicas ( comprei dois litros por 12 reais).

Se não quiser usar álcool pode usar a "qboa" (hipoclorito, água sanitária) mas eu gosto da ideia de usar os dois.
 
Última edição:
Posso estar enganado, mas água sanitária não é antifúngica? Ao mesmo tempo, é uma dúvida!

A esterilização do ambiente deve ser feita com um anti fúngico também, pois existem "fungos concorrentes" se assim pode se dizer, um belo exemplo é o bolor verde.

Esses fungos concorrentes querem se alimentar do substrato assim como o cubensis, e muitas vezes irão mata-lo para isso.

Já a esterilização dos copos, substratos e afins que receberão os esporos dos nossos queridos cubensis deve ser feita com panela de pressão ou por tindalização, se livrando dos contaminantes e evitando resíduos que possam causar problemas aos esporos.
 
Back
Top