- 26/10/2014
- 7
- 12
- 35
Saudações comunidade Cogumelos Mágicos!
É uma honra e um prazer usufruir deste espaço para compartilhar com vocês este experimento que estou a realizar desde domingo, dia 22. Naquele dia, comecei preparando o meio de cultura BDA, seguindo a receita tradicional (caldo de batata, xarope de glicose e agar-agar) e depois esterilizei três plaquinhas de Petri na panela de pressão, embaladas em papel toalha. Quando fria, levei a autoclave improvisada para junto da minha poor man's glovebox. Ela consiste num organizador plástico furado com tubos de PVC onde se encaixam luvas, a tampa vedada com filme plástico, modelo bem conhecido. Já havia sido previamente desinfetada e mandei o embrulho estéril lá pra dentro. Este, depois da panela de pressão, se apresentou encharcado.Anteriormente não tive bons resultados vertendo meio de cultura em placas úmidas: as gotículas de água na tampa dificultam a visão, isso quando o excesso de água não fica sobrenadante ao meio de cultura, o que parece dificultar para o micélio. Sendo assim, desembrulhei-as e as deixei abertas dentro da glovebox pra água evaporar. Somente na terça, 23, as benditas cápsulas de vidro vieram a ficar bem secas. Na tarde deste dia, esterilizei o meio de cultura (que pacientemente aguardava sob refrigeração): 20 minutos na panela de pressão a partir da fervura. Esperei esfriar, levei pra perto da caixa, abri a panela, peguei o frasco com o meio e mandei rapidão pra dentro dela, rezando pra que o ar externo que entrou ali, dadas as limitações do set up, não viesse carregando nenhum contaminante.
Tudo lá dentro, inclusive o inóculo, sentei-me confortavelmente, calcei as luvas... me ocorreu que ao elaborar o meio devo ter pesado um pouco a mão no ágar

Então as placas inoculadas ficaram aguardando dentro da glovebox até a manhã do dia seguinte, quarta, 25, quando foram expostas às condições de incubação (33°C aproximadamente) e assim permanecem até o presente momento.
Chamou-me atenção o rápido desenvolvimento da rede micelial na placa que recebeu os esporos selvagens, que após um dia de inoculação e menos de um dia de incubação já apresenta algum rizomorfismo visível, conforme imagem em anexo.

Por enquanto é isso, pessoal, tentei ser sucinto mas já escrevi um montão. :roflmao: Aos que já trabalharam com South American, qual o truque? Esta é a terceira vez que tento germinar esporos dessa strain, anteriormente sem sucesso.
[EDIT 26/02/15]
Então galera, hoje, após 24h de incubação, as placas de South American continuam sem apresentar desenvolvimento micelial, porém, não mencionei isso antes, o copo béquer usado para esterilizar o BDA em cuja superfície interna ficou uma boa quantidade de meio de cultura também foi inoculado com South American, da mesma forma e na mesma ocasião que es placas. Nele, sim, já é possível distinguir micélio na lateral, avançando para colonizar as demais áreas. Segue uma imagem:

Última edição: