Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Generosidade - simples ou complicado?

Shankara

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/06/2008
214
62
Palhoça/Florianópolis SC
http://www.samsara.blog.br/
Generosidade na prática espiritual

Todos os seres vivos anseiam apenas por felicidade,
Mesmo assim, não há felicidade mundana sem o desfrutar de posses.
Elas, por sua vez, surgem da generosidade.
Isso o Buda sabia e, então, falou primeiro sobre doação.
Madhamakavatara 1 | 10
Seres ordinários querem apenas ser felizes. Mas a felicidade, a cura para sofrimentos humanos como fome ou sede, não acontece sem uma causa -- ela requer uma base material.

Sabendo que as posses são o fruto cármico de atos de generosidade executados no passado, o Buda louvou isso em seu primeiro ensinamento, mesmo antes da disciplina ética e o restante.

E ele fez isso, além do mais, porque a generosidade é fácil de praticar.

A generosidade eh a base para toda cura do sofrimento,a COMPAIXÃO com o próximo que o sentimento de puro amor próprio direcionado ao próximo eh a base de toda a felicidade...

Mas é tao simples assim?

Não acho...fico pensando comigo,poxa doar um pouco eh bem facil,simples...mas nao se resume a isso...doar eh doar tempo,emoções,e tirar 3 horas do seu dia para escutar um familiar ou um desconhecido

Generosidade e tirar o que nao lhe é util e transformar em utilidade

Generosidade é dedicar a sua vida ao crescimendo dos outros

Generosidade é tentar fazer de tudo para mudar o sofrimento dos outros

Generosidade é dar metade de seu alimento mesmo morrendo de fome,se não doar tudo a mais de um

Generosidade é aguentar o tranco dos outros em seu ombro

Generosidade é fazer de graça sem nenhum desejo de recompensa ao outro o que for possivel ao seu alcance

Generosidade eh sacrificar um pedaço de sua vida inteira PREUCUPADO com o sofrimento alheio

Generosidade nao eh simplesmente virar um psicologo ou doar 1kg de alimento em uma festinha

Generosidade é Transceder a matéria,eh transceder todas as emoções...DESEJOS,PAIXÕES E DESVITURDES

Toda a negatividade e sentimentos inferiores provindo do seres vem da NÃO generosidade e do NÃO compaixão..simplesmente observe o egoísmo(pensar em si e nao no proximo,tudo em primeiro lugar a seu ego,seu ser)inveja(querer do proximo)raiva(repulsa ao próximo)paixão e apego afetivo(querer e desejar o próximo a tu)...e por ae vai

Não eh simples,eh o maior obstáculo de nossa vida,eh o Samadhi,Moksha,Libertação,comunhão absoluta com o divino,essência do ser humano...

Analise por um momento,sabeis que se doar tudo o que tens ao próximo sera retribuido de volta?certo...simples...AGORA TENTE EXECUTAR...isso eh algo quase inconcebivel a mim(falando do Shankara)...se tento imaginar doar 20 reais a um pobre eh tranquilo..agora compreender que se der tudo aos próximos terei toda a minha felicidade e libertação FICA SÓ NA TEORIA,na prática nao cai a ficha!

:idea:quero saber de VOCÊS,o que vocês acham,o que pensam, QUESTIONEM ,o que sua mente diz sobre isso?:idea:

Fica aberto a discussão:)

;)

aaleatorica.files.wordpress.com_2008_01_ajudar21.jpgablog.cancaonova.com_fatimahoje_files_2007_08_3648383_lg.jpg

isso gera compaixão e generosidade?

NÃO É ISSO SOMENTE QUE DEVERIA GERAR COMPAIXÃO
Compaixão é um sentimento INATO do ser humano, que eh gerado espontaneamente INCONDICIONAL (sem condições:pobre,classe baixa,pessoa com fome,pessoa com dor) NÃO A CONDIÇÕES

"Deus é um HUB" (morta)

Os Mutantes - Uma pessoa só

Eu sou
Você é também
E todos juntos somos nós
Estou aqui reunido
Numa pessoa só
E todos juntos somos nós
Uma pessoa só

Vcê também está tocando
Vcê também está cantando
Estamos numa boa pescando pessoas no mar
Aqui
Numa pessoa só
Eu sou o começo sou o fim
Sou o "a" e o "z"
Todos juntos reunidos
Numa pessoa só

A decepção provém de uma expectativa. Os prazeres e o amor humano dependem de coisas que se acabam, que traem, que apodrecem. Desde a sua esposa até o seu cogumelo.

A única felicidade verdadeira e o único amor verdadeiro é o que vem de Deus. Caridade e abdicação. Amor GRATUÍTO, sem esperar carinho, sexo ou comida. Amar e sair correndo ^^

Talvez por isso Deus seja importante. Não como a figura inteligente que gerou a existência, mas como algo além do ser humano normal, a personificação da espiritualidade. Uma ambição não egoísta.

Mas o caminho não é fácil, afinal, eu estou num computador, utilizando internet em alta velocidade, num ar condicionado, digitando essa mensagem.

Talvez não precisemos nos tornar iluminados de uma hora para outra. Só não podemos pensar que não consigamos.

Mesmo se você achar que vai faltar dinheiro para você no outro dia, compre comida para alguém. Ajude loucamente.

Que droga, cada vez mais eu me encontro com as coisas que eu pensava quando fazia a sexta série. Eu não devia ter ouvido o que as pessoas me ensinaram. Naquela época eu estava muito mais perto. Lembro que eu eu tinha vários projetos bonitos, mas eu era sempre reprimido e obrigado a adorar o retrato de Jesus na parede numa moldura folheada a ouro. Será que ninguém vê que se Jesus visse isso iria vomitar?!

Amar e sair correndo o máximo que você puder.

Última edição por um moderador:
é como voce disse shan, pensar, falar, expor questionar é faciul, agora quero ver quem vai ser macho para agir.........para isso é necessario muiiiiiiiiiiiiiito desapego, e outra, as pessoas que se dedicam a isso não tem mulher, sogra, familia, essa é uma buca solitaria e ao mesmo tempo não, por que o que você perde em questão de parentes você ganha em questã de amigos..........mas tem um detalhe muito forte nisso tudo para mim marcarv, sem sogra eu até consigo viver, sem parentes eu ficaria triste mas consiguiria viver.....agora sem mulher a não prefiro a morte..........................Põ sem mulher num dá!!!!!!!!!!!!!!! Tem coisa melhor.....rs!

Citemos Jesus, Ghandi!

Paz e luz!!!!!!!!!!!!!!!

Ótimas as propagandas que a PETA vem fazendo.

Minha generosidade comecei já pelos animais, aos poucos vou progredindo.

Última edição:
é como voce disse shan, pensar, falar, expor questionar é faciul, agora quero ver quem vai ser macho para agir.........para isso é necessario muiiiiiiiiiiiiiito desapego, e outra, as pessoas que se dedicam a isso não tem mulher, sogra, familia, essa é uma buca solitaria e ao mesmo tempo não, por que o que você perde em questão de parentes você ganha em questã de amigos..........mas tem um detalhe muito forte nisso tudo para mim marcarv, sem sogra eu até consigo viver, sem parentes eu ficaria triste mas consiguiria viver.....agora sem mulher a não prefiro a morte..........................Põ sem mulher num dá!!!!!!!!!!!!!!! Tem coisa melhor.....rs!

Citemos Jesus, Ghandi!

Paz e luz!!!!!!!!!!!!!!!

...sem mulher agente eh incompleto!!!!!!:D

Back