Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gelatina Incolor

Galadhrim

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/10/2006
306
73
36
Pessoal eu estava lendo a respeito de agar no qual sou leigo ainda e lembrei de experimentos que fazia no colégio e em um deles nós utilizavamos gelatina incolor em uma placa de petri e dps raspavamos parte da mucose*não lembro se é assim que se escreve da boca (raspava com uma pazinha estéril a parte interna da buchecha ou da gengiva e passavamos na placa de petri e dps de 1 semana + ou - começava a crescer um bolor ,,,, enfim eu lendo fiquei com essa duvida... sera que seria possivel usar gelatina incolor como agar talvez se fosse misturado com antibióticos para evitar contaminações ??
 
A cultura em agar é feita com a finalidade de isolar micélio saudável entre os contaminantes.

Ou como o Psilocibec, desenvolveu e utiliza, para spaw.


A gelatina, não rígida como o agar, essa é a desvantagem.
 
A cultura em agar é feita com a finalidade de isolar micélio saudável entre os contaminantes.

Isso é interessante ,,, alguém aqui no fórum sabe onde eu consigo encontrar materiais para estudo mais aprofundado nessa área ???
Algum livro indicado sei la .. eu vou dar uma pesquisada na net e caso ache alguma coisa postarei aqui para ajudar os demais usuarios no fórum que por acaso queiram se aprofundar tb nesse assunto !!!

Vlw pela resposta mauricio
 
Mais Pq vc tah querendo utilizar gelatina ao invéz de agar? pelo preço? ou pq agar é meio chato para "acertar o ponto"?
 
Mais Pq vc tah querendo utilizar gelatina ao invéz de agar? pelo preço? ou pq agar é meio chato para "acertar o ponto"?

Pq eu não sei nada de agar ai eu vendo fotos e comentarios eu lembrei de quando eu estudava e faziamos experiencias com fungos em gelatina incolor na placa de petri ,, mas eu fiquei muito interessado mesmo que não seje para uso eu vou dar uma vasculhada na net para ver o que eu acho !!!


Good Vibes
[]'s SoBoRo
:D :D :D :D
 
O uso de gelatina seria de alta valia para mim, já que não encontro agar por aqui pelo fim do mundo.
 
Bom kra, nesse caso, vc pode tentar pq o agar-agar é nada mais que uma goma! Tente uma gelatina cremogemada, é provável que funcione!

O pessoal mais experiente pode falar melhor, mas acho que seria legal tentar de qualquer jeito!

Abraço!
 
Assim que meu cultivo der certo eu vou tentar fazer alguns testes com gelatina !!!
 
Assim que meu cultivo der certo eu vou tentar fazer alguns testes com gelatina !!!


A agar não é utilizado sozinho para cultura de microorganismos.

O agar é o estrato rígido para o substrato.

O substrato do psilocibec é o cremogema.

A placa de agar com cremogema, depois de colonizada, é cortada em pedaços.

Os pedaços são sementes para colonizar milho, arroz, trigo etc.
 
E como seria feita a esterilização da gelatina cremogemada?
 
Eu estava pensando em dosar nas placas de petri uma solução de agua destilada uma quantidade de gelatina, ai um dia eu estava viajando em colocar dextrose junto com a gelatina ,,, não sei se daria certo ,, são apenas ideias,,, dps disso esterelizar em uma estufa com isso cozeria a massa da gelatina dps disso em uma glovebox ou capela manipular as placas !!!
 
Eu, particularmente, adoro trabalhar com agar. Depois que vc pegar a pratica com as placas de petri a coisa fica facil e garante micelio pra varios cultivos.
Na minha cidade compro agar-agar em lojas especializadas em produtos naturais. Essa eh a dica. "Lojas naturebas". ;)
Custa em torno de R$6,00 - 20gramas.
:pos:
 
Back
Top