Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

G2G Após 1 Flush

iLopesASUS

Hifa
Cadastrado
02/05/2016
12
5
Eu posso pegar um bolo colonizado que já deu o primeiro flush para fazer a técnica grain to grain e produzir novos copos/bolos?

O primeiro flush deu somente um cogumelo pequeno, não tive como fazer um carimbo.

Aqui onde eu moro é extremamente quente, temperatura as 11:00 da manhã chegando a 35 graus. Alguém tem algum forma de contornar esse problema? Que técnica posso usar pra refrigerar um terrário pequeno? Tenho um termostato e um borbulhador de aquário.

Agradeço desde já a atenção e qualquer informação é bem vinda.
 
Última edição:
É bolo pftek? Normalmente gtg é feita com spawn (grão msm).

Não sei se funcionaria com um bolo que ja frutificou... mas vale a pena testar, se der certo conta pra nós!

Sobre resfriar terrário, qnd morei numa cidade extremamente quente, eu usava o recurso das garrafas com gelo no terrario.
O único porém é que abaixa mt a umidade, então recomendo colocar uma quantidade maior de agua no fundo do terrário, ou borrifar com alguma frequência pra compensar.

Foi satisfatório... os cogus ficaram pequenos por causa do calor, mas nasceram direitinho, deu pra estocar.
 
É possível sim fazer G2G com bolo pftek.

Porém nunca vi ninguém fazendo depois de aniversariar os mesmos!

Se o bolo não estive contaminado, e vc querer se aventurar em novas empreitadas, faz o teste;
Mas não esquece de voltar aqui e nos contar se deu certo. Rs

Abraços!
 
Não sei se eu faria isso.
Dependeria de algumas coisas, na realidade. Como por exemplo se eu tenho outros bolos que não farei o mesmo procedimento. Afinal arriscar meu filho único não é algo que me agrada. hehe
Considerando que é o caso, eu só faria se...
1. ao invés de tirar da ponta, fizer uma incisão no centro do bolo, em sua base, assim garantiria que a área 'exposta' fique protegida pelo resto do PFTEK;
2. conseguir garantir a assepsia total, de todo o ambiente daí pra frente.

Se ainda não tivesse sido aniversariado, ok. Na realidade tenho o hábito de fazê-lo.
Tiro pedacinhos do bolo quando ele já está 98-100%, e então volto o bolo para dar tempo de fechar o espaço. Só depois de uns 7 dias acabo aniversariando ele.
Na verdade isso mexe na superfície dele, formando pequenos declives. E na verdade parece que até pina mais!

____

Com relação À temperatura, você já tentou manter uma garrafa de água, congelada, dentro do terrário?
 
Da para criar algumas ideias com algo barato, uma caixa de isopor pequena, garrafa com gelo, alguns canos de plástico com uma ventoinha 80x80mm, ou até mesmo as 40x40mm da para jogar ar gelado dentro do terrario facilmente. Um sistema de ventilação e exaustão, fiz e tem reduzido uns 2 graus a temperatura, usando o mini umidificador usb consegui até 5 graus...




Se surgir o interesse, podemos conversar e combinar um valor para ajudar no teu cultivo.
 

Anexos

  • IMG-20190926-WA0168.jpeg
    IMG-20190926-WA0168.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 5
  • IMG-20190927-WA0065.jpeg
    IMG-20190927-WA0065.jpeg
    933.2 KB · Visualizações: 5
  • IMG-20190927-WA0063.jpeg
    IMG-20190927-WA0063.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 5
Última edição:
Back
Top