Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Furo para saida de co2

Wonka

Hifa
Cadastrado
02/05/2014
3
11
28
Preciso saber se meu terrário esta com a saída de ar do tamanho certo, cobri o furo com 1 camada de filtro de cafe.
IMG_20140504_153659[1].jpg IMG_20140504_153631[1].jpg
 
Não tem muito bem um tamanho "certo", já que você vai usar bomba de ar. Está bem grandinho até. Eu só faria um outro furo igual do outro lado, para o ar + CO2 poder sair ainda mais fácil.

E também passaria a mangueira/fios por furo(s) na parede do terrário, para poder encaixar a tampa direito, e não precisar abrir sem necessidade

E colocaria mais argila, até pelo menos a altura do furo, com água até a metade da argila.

Já tem o bolo ou casing para colocar aí?
 
Preciso saber se meu terrário esta com a saída de ar do tamanho certo, cobri o furo com 1 camada de filtro de cafe.

Essa camada de filtro de café vai ficar úmida e se romper, ou mesmo servir de substrato pra contaminantes.

Já pensou em outro material para cobrir a abertura, como lã acrilíca?
 
enche de bolos ai dentro e faça o teste, ar estagnado não deve ter, então tem chances de dar certo.
 
Concordo com o @Ecuador.

Máscaras de procedimento, daquelas vendidas nas farmácias, funcionam muito bem também. Papel definitivamente não rola!
 
ok, em vez do filtro de café, vo usar marcaras de procedimento vendidas em farmácias, pensei na possibilidade do papel ficar molhado e rasgar vo mudar e vo colocar os bolos...
 
Esses filtros de papel são frágeis e não permitem muito bem as trocas gasosas.

Recomendo lã acrílica! ;)
 
Essa camada de filtro de café vai ficar úmida e se romper
Papel definitivamente não rola!
Esses filtros de papel são frágeis e não permitem muito bem as trocas gasosas.

Permitam-me observar que tenho usado filtros de café, sem problemas... Mesmo molhando, eles não rasgam a menos que sejam tracionados (forçados). Também não se desfazem quando molhados, como seria de se esperar de papel toalha, por exemplo.

Afinal de contas, os filtros de café são feitos para passar água quente por eles.

Outros materiais, entretanto, são realmente melhores, no quesito troca de ar. O que não é um problema, se a troca de ar é forçada (por bomba ou abanar).

Concordo com o @tupy, faça o teste!
 
Coloquei uma mascara cirúrgica no furo em vez de filtro de cafe, já coloquei o bolo e estou fazendo testes. A argila foi limpa em agua + agua sanitária, 1 tampinha por litro, a única precaução e nai deixar o bolo encostar na argila e nem abrir o terrário certo?
 
Se for abrir o terrário, faça em condições limpas. (ambiente fechado, sem correntes de ar, previamente limpo, com máscara e touca)

Eu particularmente estou abrindo o terrário para abanar, no lugar de usar a bomba. Estou achando mais prático borrifar + abanar, e até agora não tive problemas. O aparato da bomba fica para quando estou com pressa e/ou não posso abrir o terrário.
É que a minha bomba é pequena, e não pode ficar ligada direto.

E os furos com filtros estão lá para permitir um pouco de troca de ar 'natural' ao longo do dia, enquanto não estou em casa.
 
a única precaução e nai deixar o bolo encostar na argila e nem abrir o terrário certo?

Isso, não se aconselha deixar o bolo em contato direto com as pedras/água do fundo do terrário. Você pode utilizar uma folha de alumínio para isso.

Quanto a abrir o terrário, não é algo que não possa ser feito, mas deve ser evitado. Com bolos PF o risco é menor, mas em substratos bulk e casing, podem ocorrer contaminações das áreas não colonizadas pelo cubensis.
 
Eu tenho deixado os bolos em contato direto com a argila e não tenho tido problemas.
 
Back
Top