Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutos de bolos descartados

jaymemartins

Hifa
Membro Ativo
10/02/2019
170
8
Como já é de meu costume, eu geralmente jogo os bolos contaminados no quintal (eu cultivo com outro amigo, eu na verdade moro em um ap), e uma coisa surpreendeu bastante, na hora de jogar outro bolo fora, encontramos um muito antigo, que apresentava cogumelos crescendo, e pra nossa surpresa, na noite do mesmo dia choveu, e no dia seguinte um deles havia aberto o chapéu, segue as imagens.

É seguro comer este cogumelo? o micélio havia sido contaminado com um verde meio musgo (não é Duende Verde)
 

Anexos

  • outdoor.jpeg
    outdoor.jpeg
    59.4 KB · Visualizações: 71
  • cogumelo.jpeg
    cogumelo.jpeg
    73.9 KB · Visualizações: 72
bacana! já aconteceu comigo do meu ultimo material genético contaminar e eu não ter tido como continuar o ciclo de cultivo. um belo dia choveu e fez sol e no dia seguinte me brota um belo cog no quintal, do bolo contaminado que tinha jogado por la, me dando um belo carimbo de esporos. a partir dele consegui isolar um micélio saudável e continuar o ciclo.
 
A infecção mencionada seria algo similar á estes pontos em azul ?

jaera.jpg
 
Última edição por um moderador:
caso o bolo esteja contaminado, e frutifique, pode-se comer o fruto? Quais são os principais riscos de ingerir um cogumelo? Quando eles estão podres, epenas?


Há diversas opiniões.

Dê uma olhada num debate sobre o tema, de alguns anos atrás:

 
A infecção mencionada seria algo similar á estes pontos em azul ?
Negativo, era Aspergillus, mas a coloração verde sumiu quando taquei no quintal.

Me desculpe invadir aqui o post mas gostaria de tirar uma dúvida:

@Ecuador, caso o bolo esteja contaminado, e frutifique, pode-se comer o fruto? Quais são os principais riscos de ingerir um cogumelo? Quando eles estão podres, epenas?

Agradeço.
Sem querer me intrometer também mas, até onde eu sei, contaminações de bolos costumam divergir de contaminações de cogumelos, já tive vários bolos que contaminaram e aproveitei TODOS os frutos, pois estes não tinham aparência diferenciada, eram cogumelos normais, de um bolo contaminado, o cuidado mesmo deve vir com a cobweb ou verticillium
 
Back
Top