Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

fotos do terrário/setup

cubensis79

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/01/2006
22
68
Bom gente, acho que seria interessante esse tópico para podermos ver o setup de cada um e possivelmente aprender com isso. Como já havia dito recentemente adquiri o umidificador ultrasonico. Ao lado dele coloquei um borbulhador de aquario mandando ar pra dentro do terrário mas já me liguei que isso não ajuda mto pq sai apenas um ventinho fraco do negócio.
Teria outra maneira de bombar ar para dentro do aquario com o intuito de diminuir a qtdade de CO2? Imagino que a melhor opção seria um esterizador de ar, especialmente pq estou cultivando casings e nesse caso o pinning não perdoa altos níveis de CO2 no terrário.
abraço a todos
setup.JPG
 
O esquema que eu usava era parecido, mas não tinha o umidificador...
Eu não acredito que os niveis de CO2 sejam tão alto assim, esse seu sistema já da conta facilmente.
A bomba de aquário é o suficiente para ventilar, vc não precisa mais que isso!
A única precaução que eu teria seria colocar a ponta da mangueira que vai pra dentro do terrário dentro de um pote com água (ou encher o fundo do terrário com água), para que eventuais esporos contaminantes que possam ser carregados para dentro do terrário fiquem na água.

Abs.
 
Cara, vc não precisa de bomba de aquário, o umidificador resolve tudo: faz entrar ar (névoa d'água) e ainda mantém o terrário em pressão positiva, sempre mandando ar pra fora, o que significa renovação de ar quase que constante.

Com umidificador vc pode relaxar, só tenha cuidado com os ciclos para evitar umidificação excessiva.

Vc pode fazer um furo (com tampa) num dos cantos da caixa pra servir de escoamento da água que vai se acumulando no fundo.

Interessante o tópico!
 
Estava pensando sobre esse comentário do NFX e tmb concordo...
Eu nunca usei umidificador, mas acredito que tenha sentido o que o NFX disse, ele tmb bombeia ar para dentro do terrário (e ainda por cima ar quente, praticamente esterilizado), tem pressão positiva, ou seja, evita a entrada de ar externo pelas bordas do terrário.

Quanto a acumulação de água, pode ser legal fazer o furo caso vc não queira dar muita manutenção no terrário, mas meus terrário tinham água no fundo propositalmente e isso nunca foi problema, apesar da velha máxima "onde há água, há vida!".

Acredito que o problema maior seja onde esteja o seu terrário, se no ambiente externo esteja muito exposto a correntes de ar e contaminantes.

Abs.
 
Pedro, esses terrários ultrassônicos usam névoa fria, na verdade o ar que entra no terrário acaba não ficando livre de contaminantes.

O lance é usar sempre água pura e sempre pouco pra evitar que ela fique acumulada por muito tempo no umidificador. Uma limpeza nas paredes do umidificador com álcool antes de usá-lo tb é bem-vinda, mas acho que é exagero...
 
Não sabia desse lance da nevoa fria...
E se adicionar água oxigenada, será que não ajudaria?? Mesmo pq não teria problema se ela caísse no bolo...
 
Pois é gente, mas mesmo assim estou tendo problemas. Em anexo está uma foto de um casing de golden teacher no terrario. Na 1a vez rolou um overlay pq deixei o umidificador mto na pressao. Ligando a cada 3 hs por 10 min num nivel médio de névoa. Coloquei nova camada de fibra de côco e geladeira por 24hs. Ae regulei diferente o timer: ligar a cada 3 hs por 5min com névoa mínima. De 2a até hj ficou assim e não parece evoluir. Fiz uma marcação no que imaginei ser pins. Na verdade todo casing está com estas bolinhas mas só ali apareceu na foto. É incrivel como casings podem ser tão faceis para alguns e tao complicados para outros. Estou em duvida.
O que poderia ser?
abraço a todos...
S301002412.JPG
 
Tem vezes que o pinset demora mesmo, mas você disse que de segunda pra cá não teve evolução certo? Provavelmente já entrou na fase de frutificação então, caso contrário, se ainda estivesse colonizando já teria sido overlay. Mas também não precisa se preocupar tanto do micélio colonizar a superfície. No meu último casing o micélio cobriu todo o pó de coco da superfície mas continuou muito vivo, o resultado foram centenas de pins :)
Não fica colocando na geladeira também porque pode contaminar com green mold, a não ser que sua geladeira seja uma Samsung revestida com prata e tal ;)
Ele parece bem, não entendi se as bolihnas que você quis dizer são aquelas bolinhas que parecem amarelas ou se são bolinhas brancas. Se forem aquelas amarelas (na foto parecem bolihnas amarelas ali onde tá marcado) presta atenção porque pode ser contaminação, mas as vezes é só secreção do micélio.
De qualquer modo, espere sem desespero :)
Abraços.
 
shroower disse:
Tem vezes que o pinset demora mesmo, mas você disse que de segunda pra cá não teve evolução certo? Provavelmente já entrou na fase de frutificação então, caso contrário, se ainda estivesse colonizando já teria sido overlay. Mas também não precisa se preocupar tanto do micélio colonizar a superfície. No meu último casing o micélio cobriu todo o pó de coco da superfície mas continuou muito vivo, o resultado foram centenas de pins :)
Não fica colocando na geladeira também porque pode contaminar com green mold, a não ser que sua geladeira seja uma Samsung revestida com prata e tal ;)
Ele parece bem, não entendi se as bolihnas que você quis dizer são aquelas bolinhas que parecem amarelas ou se são bolinhas brancas. Se forem aquelas amarelas (na foto parecem bolihnas amarelas ali onde tá marcado) presta atenção porque pode ser contaminação, mas as vezes é só secreção do micélio.
De qualquer modo, espere sem desespero :)
Abraços.

Valeu, tava precisando de um relato assim pra deixar quieto senão o cara fica mto em cima mudando timer e não deixa a coisa fluir. Comecei a ver fotos de casings com cogus grandes sem sinal de micelio na superfície e já achei que era overlay de novo no meu. Vamos esperar, se rolar posto as fotos.
valeu e bom carnaval. E lembrem-se, cogu e folia de carnaval não combinam!!
Cubensis79
 
Back
Top