Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

fim do mundo x medo da morte

Qual o motivo desse sentimento de fim do mundo tão arraigado no ser humano?

  • O próprio medo inconsciente da morte faz as pessoas acreditarem que o mundo vai acabar.

    Votos: 22 37.9%
  • Desilusão com o mundo e o homem em geral.

    Votos: 21 36.2%
  • O modo como o homem vê e marca o tempo, nos da essa impressão.

    Votos: 13 22.4%
  • Realmente um dia o mundo vai acabar

    Votos: 22 37.9%

  • Total de votos
    58

baroni

Cogumelo maduro
Cadastrado
15/01/2008
45
69
46
Desde que o mundo é mundo, existem idéias que falam que algo vai acontecer, o mundo vai acabar ou o a humanidade vai passar por um colapso etc...

Qual o motivo desse sentimento tão arraigado no ser humano?

a) O próprio medo inconsciente da morte faz as pessoas acreditarem que o mundo vai acabar.

b) Desilusão com o mundo e o homem em geral.

C) O modo como o homem vê e marca o tempo, nos da essa impressão.

d) Realmente um dia o mundo vai acabar.
 
nao acredito que o mundo vai acabar, mas que nos vamos isso tenho certeza,....
 
Daqui milhões de anos o mundo acaba acabando, já a humanidade acaba bem antes :)

No fundo no fundo todo mundo tem vontade que o mundo acabe.
 
impermanência...........
 
Descordo das opções citadas, acho que o homem acha que o mundo está ruim por não ter uma visão mais ampla do passado. Assim ele acha que as coisas ruins que acontecem são novas, mas na verdade quem é novo são os próprios homens que tem em media 50 anos de experiência apenas.

O tempo é cíclico, o passado se repete. Nada é novo, inclusive as coisas ruins.
 
Descordo das opções citadas, acho que o homem acha que o mundo está ruim por não ter uma visão mais ampla do passado. Assim ele acha que as coisas ruins que acontecem são novas, mas na verdade quem é novo são os próprios homens que tem em media 50 anos de experiência apenas.

O tempo é cíclico, o passado se repete. Nada é novo, inclusive as coisas ruins.

Concordo totalmente!
 
Na minha opinião o mundo não vai acabar. Na história deste planeta o que vemos é o fim das nações, marcando o fim de uma época ou período. É um acontecimento ciclíco. Logo acontecerá novamente, é virá as turbulências econômicas, e com isso as guerras, e com as guerras a fome, as epidemias e etc, etc e tal. E como sempre tudo se normalizará quando as potências encontrarem o equilibrio de forças entre si. Por exemplo, no último pós guerra mundial, o equilibrio se estabeleçeu pela força da ameaça de uma devastadora guerra nuclear entre entãos os dois blocos econômicos, capitalistas e comunistas.

Acho que toda essa aflição que se vê em toda parte do planeta se dá por conta das profecias escritas e premonições...e por conta principalmente do desconhecimento do contexto histórico de alguns textos sacros e ao stress gerado ao lidar com muita informação a respeito da saúde do planeta.

Acredito que nós passaremos, mas o planeta continuará ai.
 
Eu acredito que nada acaba mais sim tudo se renova e se modifica e se recicla pois tudo é energia e a energia é sutil e maleável acredito ser a tal essência do ser humano (como a de todas as coisa apenas organizada e condensada de modo diferente) e toda essa energia acaba retornando a sua fonte (Deus).
então no meu modo de vista é tudo um ciclo infinito vai...volta...vai...volta...vai...

Obrigado galera! paz!
 
Fim do mundo? hahaha..
O mundo tá bem, sempre esteve e sempre vai estar, quem tá fudido mesmo somos nós! rs
O medo da morte na minha opinião é oriundo das religiões dogmáticas que endurecem a cabeça das pessoas através de preconceitos, ocasionando uma gama terrivel de fatos e eventos negativos na vida das pessoas, fazendo com que ela nao vislumbre uma nova possibilidade pelo fato de estar com uma lente DOGMATICA em sua tela mental. Desse modo é dificil de escapar desse karma... é aquela coisa... Mude seu jeito de pensar e mudará seu mundo! Acho que foi uma das frases mais importantes em minha vida, e continua sendo!
O medo é um padrão, é uma sensação oriunda de nossa memória, muitas vezes é um condicionamento cultural incrustado em nossas conexões neurais.
Sem mais... Obrigado
 
Boas.
O Mundo não está bem nem nunca vai estar em quanto a humanidade não se extinguir, nós somos uma raça que cada vez mais danifica o ecossistema, não olhamos a meios para atingir os nossos objectivos, não interessa quem nem o quê fique prejudicado desde animais até ao ambiente, somos uma raça gananciosa e egoísta não existe nada a fazer sempre foi e sempre será assim claro que existem excepções, mas no fundo não são muitas.
Nem tudo é mau, existe amor, amizade e outras coisas boas nos seres humanos, mas qualquer dia não haverá sitio para exprimirmos os nossos sentimentos.Quando o mundo vai acabar não faço a mínima, pode nem acabar.

O que é o Mundo?

Mundo é um nome para o universo que os seres ocupantes da Terra visto de um ponto de vista humano, como um lugar habitado por seres humanos.(Wikipedia)

Fruto do nosso consciente!
Real, irreal!

O que é a realidade?
Tudo o que existe.

O que existe?
...
existe=nome

real-irreal= 0 = nada = vazio = existência=vazio


Vivemos num vazio sem explicação, podemos continuar à procura de respostas, mas a resposta é simples, não à resposta.

E se a Terra deixar de existir provavelmente já estaremos a viver em Marte, depois o próximo logo se VÊ.

PAZ
 
Que venha a evolução! Pra mim a morte não é o fim e sim o começo, morrer é conhecer a verdade evoluir ou não hehe, para aqueles que tem medo é melhor não o ter, pra quem esta preparado....bom é só apertar o cinto e esperar a nave decolar.
 
É gente...

estamos nesta experiência humana, e estamos aqui para aprender algo, para reciclar-nos, e dependendo das escolhas e rumos que tomamos, muitos passam desapercebidos das condições que possam surgir em suas vidas. O tempo é escasso, e se mal utilizado, não se aprende uma vírgula do que talvez seja necessário.

Gaia é uma consiência viva, e em momento algum é mais fraca ou será vencida pela humanidade. Só não vê quem não quer, sua revolta. Se não ocorrer uma mudança radical no modo de vida humano, onde exista uma simbiose entre as partes, estamos fadados à extinção, talvez sobre algo para novamente recomeçar. Tinha um de nós que dizia que via o planeta como um cão, e nós como pulgas. Ele se livra de nós com apenas um sacolejo.

Medo da morte?
Você teve medo de nascer? Doeu? Lembra como foi?

O medo da morte é um dogma criado externamente a nós, para nós.

Morrer, nascer e respirar não são lacunas, sabemos que é o mais natural possível estes acontecimentos no ciclo de vida. O que existe mesmo, é que o ser humano têm medo e curiosidade por coisas novas. Imagine então, quanto medo e quanta curiosidade existe por uma coisa nova, que você vai poder fazer apenas alguma vez na vida, sem repetição.

Boa Enquete:pos::pos:
 
O medo da morte é o que diferencia o homem dos animais.

Ao mesmo tempo que é um medo do desconhecido é um desejo oculto.

É o principal motor para a Consciência de si e para o aprofundamento da questão existencial.

O fim-do-mundo é uma visualização do Desejo de Morte que todos temos. Ele é onipresente na história do homem.

Acho esta música ótima:

"From the red sky of the east. To the sunset in the west
We have cheated death and he has cheated us

But that was just a dream. And this is what it means
We are sleeping and we'll dream for evermore"

Journeyman - Iron Maiden

Quem Sabe entende, hehehehe.
 
Tambem acho que o mundo ñ vai acaba, mas assim como ja passou varias civilizações nesse mundo, a nossa tambem ta passando e chegando no fim pra dar lugar para uma nova e assim em diante, o universo é um ciclo, tudo nele roda....

Agora eu ñ concordo com o medo da morte, cada dia que passa nossa vida caminha nessa direção, não importa o caminho, ela vai sempre acaba em morte, o negocio é se prepar pra quando chega a hora parti sem culpa nem magoa...

Ja dizia minha Mãe
O mundo só acaba pra quem morre.:D

;]
 
Bom, minha humilde opinião acha que como existiram épocas de seres vivos no planeta como a dos dinossauros que foi extinta de uma hora pra outra, por motivos ainda desconhecidos, a era do ser humano no planeta passe por isso tbm, pq se for pensar, o ser humano ja existe a quantos milhões de anos ?:confused: Só acho que essa época de reciclagem do planeta esta próximo, não pra daqui 300 anos, mas sim mais sabe lá quantos mil anos, só que o bicho homem tá acelerando, e muito o seu fim :(. É so ver pelas mudanças nas nossas estaçoes do ano, tá bem diferente da que era a 30 anos atras, nas quais de dezembro a fevereiro era calor e de junho a fim d agosto era bem frio era uma coisa tão sistemática, hoje em dia essa comparação já não pode ser feita com essa rigorosidade.

Já o medo da morte é um sentimento gerado pelo medo do desconhecido, da angústia de não saber oque acontece depois do ultimo pulsar do coração. Aí esse medo será diminuido ou anulado dependendo da preparação da mente do indivíduo.

São dois temas complicados de se debater, pois cada cabeça, um modo de ver e pensar, mas quanto mais opiniões, melhor será para se ter uma melhor compreensão dos temas.
 
bom, achei o tema muito interessante, por isso vou ressucitá-lo. Tal medo do fim do mundo está arraigado em nós porque temos medo de morrer. Todos somos assim, pelo menos os sãos. Não estou falando de vida após a morte, mas da vida atual. Nesta vida nós já perdemos, nosso fim já está traçado. O que nós fazemos? Somente fugimos, inventamos várias formas de esquecer a morte. Buscamos atividades, trabalhos, diversão, sexo, bebidas, mas o medo às vezes vem, pois é inevitável não pensar na morte. Na minha opinião um pouco pessimista, tudo é fuga. Mas é certo fazer isso, pois a vida se tornaria insuportável. É triste saber que em um tempo breve, do ponto de vista cósmico, este planeta estará desabitado, todas as glórias, prazeres, sofrimentos, as histórias de cada ser serão esquecidas, nada do que fizemos terá sentido. Tudo repousará no vácuo do infinito. A vida é uma viagem que nós queremos sempre refazê-la, mas não podemos.
 
Amateria se vai, mas o esperito fica,
pro cerimonial, o encontro com celestial.
 
Penso ser, no fundo, um inconsciente desejo de mudança... um descontentamento com a presente situação de suas vidas. A morte ou fim do mundo representa uma metamorfose: A libertação - e de fato não deixa de ser.
 
porque temos medo de morrer.

Na verdade estou curioso. Mas não quero ser atropelado por um caminhão carregado de esterco, e muito menos agora, tenho coisas para viver ainda.

Mas se acontecer, vou estar morto para contar a história.
 
Penso ser, no fundo, um inconsciente desejo de mudança... um descontentamento com a presente situação de suas vidas. A morte ou fim do mundo representa uma metamorfose: A libertação - e de fato não deixa de ser.
Este também é o meu maior desejo, apesar que esta opinião reflete um pensamento filosófico ou religioso, mas não científico. O problema é, que não existe nada concreto que confirme isto. Daí vem a angústia e o medo. Caso alguém não acredite em vida após a morte o comportamento geral é de indiferença ou aceitação.
 
Back
Top